terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

574 - (Números 14:1-9) - PARA ALCANÇARMOS A VITÓRIA, TEMOS QUE ENFRENTAR A GUERRA.

🙏🙏🙏🙏--(TEXTO BÍBLICO)--🙏🙏🙏🙏

Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.
E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito.
Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel.
E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. (Números 14:1-9)

🙏🙏🙏🙏🙏------====(REVELAÇÃO DO TEXTO)===--------🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

ATITUDES - DECISÕES - PROJETOS tudo isto fazem parte de sonhos, de desejos, e de realizações. Quando resolvemos tomar uma atitude, frente à uma situação que vivemos, é porque não estamos nos sentindo confortável o suficiente, para permanecer neste estado atual.

Então, a necessidade imediata é a mudança, novas alternativas, e quando as tomamos, não sabemos o que nos espera. Sabemos o que desejamos, que é mudança para melhor. Porém, o que nos espera frente à essas mudanças, podem nos trazer angústias, incertezas, sofrimentos, porque apesar de termos optados por uma mudança, ainda não alcançamos o objetivo imaginado.

Muitas vezes, desejamos voltarmos para trás. Muitas vezes, nos vêm recordações do passado, que nos sentíamos desconfortáveis, porém, parece que ainda era uma boa opção, frente ao que estamos vivenciando. 

O que muitas vezes não sabemos, é que atitude de mudança exige esforço compatível com a mudança, nós precisamos mudar a nós mesmos. Porque se permanecermos os mesmos, fatalmente nossos objetivos ficarão a mercê do nosso esforço, e do nosso desejo de vencer. E a vitória vem, porém, temos que enfrentar as lutas.

Já conhecemos frases "Sem luta, não há vitória". É porque a vitória exige um esforço compatível com a vitória. "Quanto maior a batalha, maior a luta".

No estudo de hoje, vamos ver que o povo de DEUS, era escravo do povo egípcio, viviam em uma condição humilhante, não poderiam ter sonhos, nem aspirações. Tudo que podiam esperar era: "Sou escravo, meus filhos serão escravos, meus netos serão escravos, e a minha descendência será escravo".

Então, o povo de DEUS, clamou à DEUS por liberdade. Seus desejos, e seus projetos era de ser um povo livre. 

DEUS atendeu este anseio do seu povo. Enviou Moisés, um líder valoroso. Que teve a coragem de enfrentar o desafio de fazer com que seu povo fosse uma nação livre.

Tudo deu certo, porque o SENHOR DEUS, os tirou do Egito, com mão forte. Todos nós conhecemos a história do Êxodo  do povo de Israel do Egito.

Porém, quando estavam já avistando a TERRA PROMETIDA, a terra que mana leite e mel, tinha donos. E esses moradores tinham exércitos, estavam de posse da terra. Então, resolveram enviar doze homens, um de cada tribo de Israel, e constataram que a terra era maravilhosa. Porém, os moradores daquela terra, eram homens fortes, também tinham exércitos fortes, e o povo de DEUS começaram a se lastimar.

Estamos estudando hoje, no Livro de Números, no capítulo 14, do versículo 1 ao 9. O povo já havia estado no deserto por quarenta anos. Agora que era a hora de tomar posse da terra, teriam que enfrentar guerras.

No verso primeiro: "TODA CONGREGAÇÃO SE LEVANTOU, E LEVANTARAM A SUA VOZ, E O POVO CHOROU NAQUELA NOITE, E TODOS OS FILHOS DE ISRAEL MURMURARAM CONTRA MOISÉS E ARÃO. E TODA CONGREGAÇÃO DISSERAM: AH ! SE MORRÊRAMOS NO EGITO". 

Queridos irmãos, eis aqui uma atitude de um povo que desejava sair da condição que vivia, almejava uma terra que mana leite e mel, porém, ao ver a perspectiva de ter que enfrentar momentos difíceis. Ter que lutar pelo seu objetivo, ficaram com medo, ao ponto, de desejarem a morte, não ali, mas no Egito.

Achavam que a dificuldade atual era em muito superior ao sofrimento do Egito. E diante de tal situação, desejavam estar no Egito, mesmo que fosse para morrer. E continuaram murmurando dizendo, porque o senhor nos trouxe para esta terra, para possuirmos, temos que guerrear, temos que nos submeter à espada, nossas mulheres e nossas crianças servirão de presa para os habitantes desta terra. Então perguntavam entre si: "NÃO SERIA MELHOR VOLTARMOS AO EGITO ?"

Queridos irmãos, quantas vezes resolvemos tomar atitude de mudanças, porque a situação que vivemos não é favorável, porém, quando tomamos uma atitude de mudança, nos deparamos com situações tão adversas, que passamos a desejar o estado anterior que vivíamos, mesmo que fosse para morrer ali.

Quando nos deparamos com situações tão dificultosas, e com aparente perigo tão grande. Não temos coragem de seguir em frente, e reunir forças para a batalha, porém, a força necessária para vencer esta batalha, tem que ser superior à batalha, para podermos vencê-la.
Chegaram até a cogitar entre eles, levantar um capitão para os conduzir de volta para o Egito.

No verso 5, então Moisés e Arão caíram sobre seus rostos perante todo o povo de Israel, rasgaram os seus vestidos, e disseram para a congregação: "A TERRA PELO MEIO DA QUAL PASSAMOS A ESPIAR, É TERRA MUITO BOA, ELES QUERIAM DIZER QUE VALERIA A PENA LUTAR POR AQUELA TERRA".

No verso 8, eles disseram: "SE O SENHOR SE AGRADAR DE NÓS, ENTÃO NOS PORÁ NESTA TERRA, E NÔ-LA DARÁ TERRA QUE MANA LEITE E MEL".

No verso 9, Moisés e Arão disseram: "NÃO SEJAIS REBELDES CONTRA O SENHOR, E NÃO TEMAIS O POVO DESTA TERRA". 

Queridos irmãos em CRISTO, esta mensagem que estamos estudando hoje, nós nos enquadramos na mesma situação que eles passaram. Pois, todas as vezes que tomamos uma atitude de mudança, temos que ter FÉ, que vamos vencer esta nova etapa, porém, temos que reunir forças superiores aos novos desafios, para podermos vencê-los.

O que nós temos favorável à nós, é o mesmo que o povo de DEUS tinha, que é a MÃO PODEROSA DO SENHOR, QUE ESTÁ SEMPRE DISPOSTA A DAR A FORÇA NECESSÁRIA PARA A VITÓRIA.

Quantas vezes o SENHOR nos ajudou a vencer, quantas vitórias já obtivemos, porque confiamos no poder de nosso DEUS. A história relata que o povo de Israel teve que enfrentar 33 guerras para poder tomar posse da terra. Nós às vezes não queremos enfrentar nenhuma guerra, quanto mais 33 guerras.

Com esta mensagem de hoje, chegamos à conclusão que, mesmo tendo a mão poderosa de DEUS à nosso favor, temos que enfrentar as guerras que surgirem, e vencê-las.

AMEM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário