quarta-feira, 8 de maio de 2019

601 - (2 Coríntios 3:2-18) - O É MINISTÉRIO DA MORTE ? E O MINISTÉRIO DA VIDA ?

🙏🙏🙏🙏--(TEXTO BÍBLICO)--🙏🙏🙏🙏
Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.
Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.
Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (2 Coríntios 3:2-18)

🙏🙏🙏🙏🙏------====(REVELAÇÃO DO TEXTO)===--------🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

Ser homem e mulher de DEUS, é muito mais simples do que nós imaginamos, quando pensamos que alguém têm em si o título, homem de DEUS, imaginamos que esta pessoa tem um grau de perfeição elevado. Dá-se até uma impressão que quando alguém leva este título, já não é um simples mortal. Porém, existe uma grande necessidade de compreensão. O que que é mortal em nós, e o que é eterno em nós. 

Pelo aspecto físico, todos somos mortais. Porém, pelo aspecto espiritual, os homens e as mulheres de DEUS, não são mortais, mas tem dentro de si, a vida para toda eternidade. 

Os olhos humanos, quando são apenas humanos, não consegue enxergar esta diferença, porém, os espirituais, estão aptos e qualificados para compreenderem tanto o mistério da morte física, como o mistério da vida espiritual eterna.

Nossa mensagem hoje, na Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios, no capítulo 3. O apóstolo Paulo começa dizendo que não podemos nos exaltar. Porque somos eternos espiritualmente. Porque somos mortais fisicamente, como os outros homens. 

No verso 2, ele diz que somos a carta do Evangelho, uma carta escrita em nossos corações, e que se torna pública, conhecida, e lida por todos os homens. Nós somos uma carta não escrita por uma gráfica, ou com uma caneta. Mas nós somos uma carta que é escrita pelo ESPÍRITO SANTO, O ESPÍRITO DO DEUS VIVO. Uma carta escrita em nosso consciência, no nosso EU, em nossa personalidade. Só somos assim, porque JESUS CRISTO nos deu esta oportunidade, e nos comprou para DEUS. 

No verso 5, ele diz que nós não somos fisicamente superiores, ou mais capazes de realizar as coisas espirituais por nós mesmos. Mas a nossa capacidade espiritual vem de DEUS. 

No verso 6, ele relata que DEUS nos fez capazes para ser ministros de um NOVO PLANO. Não o da letra, mas o plano do espírito. Porque a letra somente condena, e leva à morte. Mas o ESPÍRITO NOS VIVIFICA E NOS LEVA PARA A VIDA ETERNA.

No verso 7, ele diz que Moisés quando recebeu as tábuas da lei, que era o primeiro ministério chamado de ministério da morte. Recebeu das mãos de DEUS, e recebeu em glória, com a glória de DEUS. 

No verso 10, ele diz que este ministério da morte foi glorificado, porque foi necessário primeiro vir a lei que condena. Para que o homem carnal soubesse que a lei o leva à morte, então, todos pecaram, logo a lei condena à todos. Mas o ministério do espírito, veio anular o ministério da morte, então, somos glorificados.

No verso 14, ele diz que o ministério da morte, cada vez mais endurecia os corações. Sendo este ministério o antigo testamento, o qual foi por CRISTO abolido.

No verso 17, ele diz que o SENHOR É ESPÍRITO, E ONDE HÁ O ESPÍRITO DO SENHOR, NÃO HÁ MAIS O MINISTÉRIO DA MORTE, MAS SIM O ESPÍRITO DE DEUS, ONDE ELE ESTÁ, AÍ, HÁ LIBERDADE. Então já não somos mais presos pelo ministério da morte, isto é, a lei dos mandamentos, mas estamos sob a direção do ESPÍRITO SANTO, que nos traz a vida, e a liberdade. 

No verso 18, ele diz que todos nós temos em nosso rosto um brilho que reflete como um espelho a glória do SENHOR, depois de termos o espírito do SENHOR, somos transformados de glória em glória, tendo em nós a imagem do ESPÍRITO DO SENHOR.

Queridos irmãos em CRISTO, nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, compreendemos que o ministério da morte veio para mostrar que o homem estava morto, mas o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO vem mostrar que o velho homem mortal, agora se transformou em um HOMEM ESPIRITUAL, e já não é mais mortal, nem está preso à morte, mas está livre pelo ESPÍRITO DE DEUS, e com esta liberdade, ganhou também a VIDA ETERNA.  E consequentemente tem o brilho em si próprio do ESPÍRITO DE DEUS.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário