sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

567 - (2 Timóteo 4:1-10) - PAULO TRANSFERE A RESPONSABILIDADE DO SEU MINISTÉRIO PARA TIMÓTEO.

🙏🙏🙏🙏--(TEXTO BÍBLICO)--🙏🙏🙏🙏

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
Procura vir ter comigo depressa,
Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. (2 Timóteo 4:1-10)

🙏🙏🙏🙏🙏------====(REVELAÇÃO DO TEXTO)===--------🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

Temos estudado no EVANGELHO que DEUS chama pessoas para serem líderes, pessoas que tem a missão de ensinar o EVANGELHO. Ensinar o EVANGELHO significa pregar o Evangelho. Usamos muito este termo, mas na verdade, podemos traduzi-lo em ensinar o Evangelho.

Porque a palavra de DEUS diz que a FÉ vem do ouvir, então temos que ensinar as pessoas, falando com elas. Levando os ensinamentos do EVANGELHO, para que a vida espiritual destas pessoas seja construída, que haja um crescimento espiritual, através do conhecimento das coisas espirituais.

Para ser espiritual, precisa aprender sobre as coisas do espírito. Já falamos em outros estudos que DEUS fala com todas as pessoas, porém, elas não compreendem as palavras de DEUS, porque são bebês espirituais. Mas as nossas palavras, eles a compreendem.

E quando eles nos ouvem, a sua FÉ é despertada, passam a crer no PLANO DA SALVAÇÃO, e quanto mais estudam, mais aprendem, e quanto mais aprendem, crescem espiritualmente.

No estudo de hoje, Paulo falando com Timóteo, através de cartas. Na segunda carta de Paulo à Timóteo, no capítulo 4, verso 1 ao 10. Paulo se dirige ao Timóteo falando de um tema muito importante, que seria o compromisso que Timóteo assumiria em substituir o Ministério do Apóstolo Paulo. 

Porque o Apóstolo Paulo estava preso, e sabia que o seu final estava próximo. Então Paulo orientando Timóteo, como ele deveria proceder. Ele começa dizendo que estava diante de DEUS, e diante do SENHOR JESUS, e diante do ESPÍRITO SANTO, o DEUS VIVO. Que vai julgar os vivos e os mortos. E por estar diante de DEUS. O que ele iria falar para Timóteo, era algo muito verdadeiro e muito sério, porque Paulo estava passando o seu compromisso, as suas responsabilidades frente ao Evangelho para Timóteo.

No verso 2, ele fala para Timóteo assim: "ENSINE A PALAVRA, ORIENTE AS PESSOAS, O TEMPO TODO. ADVERTE ELAS DO PERIGO QUE ELAS CORREM FICANDO FORA DO EVANGELHO. QUANDO ELAS ERRAREM, REPREENDAS. CONTINUE ENSINANDO NA DOUTRINA".

No verso 3, Paulo fala para Timóteo que vai chegar um tempo, em que a verdadeira doutrina do Evangelho, não vai estar à disposição das pessoas. Mas elas vão ter comichão nos ouvidos para aprender. E Timóteo não poderia abandonar as pessoas. Porque iria chegar outras pessoas, ensinando outra doutrina, que não o EVANGELHO DO SENHOR JESUS CRISTO.
Doutrinas essas, que levariam as pessoas às mentiras, à contos de fadas, as verdadeias fábulas.

No verso 8, Paulo fala à Timóteo: "VOCÊ PRECISA MANTER O EQUILÍBRIO EM TUDO. VOCÊ VAI SOFRE COM AS AFLIÇÕES, MAS NÃO DESANIME, FAÇA A OBRA EXATAMENTE DE UM EVANGELISTA. CUMPRA O SEU MINISTÉRIO. COM TODA RESPONSABILIDADE"

No verso 6, Paulo fala ao Timóteo, que estava transferindo o seu Ministério para ele, e que todas as responsabilidade do Ministério de Paulo, estava sendo passados para Timóteo, e todas as responsabilidades do Ministério.

Quer dizer que Timóteo teria que ser dedicado, atencioso, prestativo, obediente, e pregar o EVANGELHO, com energia, e com muito esforço.

Paulo disse que ele já estava terminando sua missão, que já estava convencido que suas chances já haviam se acabado. 

E no verso 7, ele fala: "EU COMBATI UM BOM COMBATE. ACABEI A CARREIRA, E GUARDEI A FÉ".

No verso 8, ele diz assim: "EU TENHO CERTEZA QUE A COROA DA JUSTIÇA JÁ É MINHA, E QUE DEUS. O JUSTO JUIZ ME DARÁ NO ÚLTIMO DIA. E NÃO SOMENTE À MIM, MAS A TODOS QUE AMAREM A SUA VINDA".

No verso 9, Paulo pede para Timóteo : "EU PRECISO QUE VOCÊ VENHA ATÉ A MIM, DEPRESSA. PORQUE DEMAS QUE DEVIA ESTAR COMIGO, ME DESAMPAROU. AMANDO O MUNDO E ABANDONOU O EVANGELHO. SÓ LUCAS ESTÁ COMIGO. MAS EU TE PEÇO QUE TRAGA MARCOS CONTIGO. PORQUE ELE É MUITO ÚTIL PARA O MINISTÉRIO".

Queridos irmãos em CRISTO, quando DEUS levanta alguém para fazer frente ao Ministério. Este Ministério é levantado para sempre. Para toda a ETERNIDADE. 

Então quando seu líder morre. Sempre alguém fica em seu lugar, e quando este morre. Sempre vai ter outro para assumir o seu lugar; Paulo deixou bem claro para Timóteo, que Timóteo não deveria deixar o Ministério fracassar.

E ainda hoje, nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO. Temos em nossa consciência que este Ministério não terá fim, e que quando nós partimos, sempre terá outros que continuarão com a mesma responsabilidade que nós, e sucessivamente.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário