sábado, 16 de março de 2019

583 - (1 Timóteo 1:9-17) - O PODER TRANSFORMADOR.



🙏🙏🙏🙏--(TEXTO BÍBLICO)--🙏🙏🙏🙏
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.
E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;
A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. (1 Timóteo 1:9-17)


🙏🙏🙏🙏🙏------====(REVELAÇÃO DO TEXTO)===--------🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

A palavra transformação tem um significado único, porém, totalmente diversificado. Em todas as esferas da vida humana, em tudo que o homem faz, em todos os projetos do homem, é necessário uma transformação diária, mudanças diárias. Para se chegar ao aperfeiçoamento, e para que o que resulta através de uma ação, possa ser transformado, e este resultado será igual à transformação sofrida.

Para exemplificar isso melhor, qualquer máquina, no seu primeiro estágio de produção. Ela pode ser programada para produzir algo, porém, no seu primeiro estágio, ela ainda não consegue oferecer tudo que ela poderá oferecer. Somente através das mudanças ocorridas na máquina, é que pode transformá-la em uma máquina de alta produtividade, com uma qualidade cada vez mais superior, mas para chegarmos ao aperfeiçoamento desta máquina, é necessário transformá-la, de uma máquina simples, em uma máquina mais sofisticada, e com muito mais recursos operacionais, onde a máquina nova não há como se comparar ao primeiro projeto inicial.

Como em todas as coisas, o homem natural também necessita de transformações. E estas transformações fazem com que o homem natural seja transformado em homem espiritual. E uma vez espiritual, também passa por aperfeiçoamentos, os quais nós chamamos de crescimento espiritual. A palavra de DEUS diz que nós vamos ser transformados de glória em glória.Também diz, que vamos crescer para chegarmos à um aperfeiçoamento que chamamos "Chegarmos à Estatura Cristo". No estudo de hoje, vamos usar a experiência de um grande homem. Chamado Apóstolo Paulo. 

Queridos irmãos, para que possamos entender o estudo de hoje, que fala da "Transformação Humana", usamos as experiências naturais para mostrar as transformações espirituais. Da mesma forma que um projeto, ou uma máquina, o primeiro protótipo está apenas no início, mas as transformações ocorridas no projeto, torna o projeto em algo sofisticado e eficiente.

A vida do Apóstolo Paulo inicialmente era um homem de uma cultura elevada, entendia das leis, tinha um cargo elevado no sinédrio (fórum da época), porém, espiritualmente não era nada. Podemos dizer que está na estaca zero espiritual.

Aqui na Epístola de Paulo ao Timóteo, no verso 9, Paulo começa dizendo que o homem natural, que ainda é injusto, necessita da lei para guiá-lo. Porém, os que já alcançaram justiça, já não precisam mais da lei. Ele exemplifica no verso 10, que os que precisam da lei, são os fornicários, os sodomitas, os roubadores, os mentirosos, os que juram falsamente. Esses são os que precisam da lei e de orientação espiritual para serem transformados. 

No verso 13, Paulo relata o seu primeiro estágio, de como ele era. Ele diz: "FUI BLASFEMO, FUI PERSEGUIDOR, FUI OPRESSOR. MAS FUI TRANSFORMADO. ALCANCEI A MISERICÓRDIA, PORQUE QUANDO AGIA DESTA FORMA, EU ERA IGNORANTE, NÃO TINHA CONHECIMENTO ESPIRITUAL". Podemos dizer que Paulo ainda era apenas um projetos, que necessitaria de grandes transformações

No verso 14, ele diz que: "PELA BONDADE E PELA GRAÇA DO NOSSO SENHOR JESUS, QUE FOI MUITO GRANDE COM ELE. QUE TRANSFORMOU ELE DE UM HOMEM SEM FÉ, EM UM HOMEM COM MUITA FÉ. DE UM  HOMEM QUE NÃO TINHA AMOR, PARA UM HOMEM CHEIO DE AMOR EM JESUS CRISTO".

No verso 15, ele explica esta transformação, como ela pode ocorrer, ele diz assim: "ESTA É UMA PALAVRA FIEL, E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO, QUE JESUS CRISTO VEIO AO MUNDO, PARA SALVAR OS PECADORES, DOS QUAIS EU SOU O PRINCIPAL". 

Veja bem, queridos irmãos, como dissemos no início. Paulo era apenas um pecador que precisava de uma total transformação, só foi possível através da graça e da bondade do nosso SENHOR JESUS CRISTO, que o transformou em um grande pecador, um grande perseguidor, passou a ser um grande homem santo, e passou a ser perseguido.

No verso 16, ele diz que esta transformação que O SENHOR JESUS efetuou em Paulo, tornou um exemplo para todos aqueles que desejam a mudança. Aqueles que desejam deixar a morte, e fazerem opção pela vida. E essa transformação só pode ser feita pelo DEUS IMORTAL, invisível, cheio de glória, cheio de honra, para todo sempre.

No verso 18, Paulo dá conselhos à Timóteo, para que aceite as transformações que serão necessários, para que ele continue o trabalho do Evangelho, fazendo cada vez melhor. 

No verso 19, ele aconselha também à Timóteo que depois da transformação, ele deveria conservar a FÉ, a boa consciência, não permitindo que a sua FÉ fracassasse, mas que triunfasse para eternidade. 

No verso 20, ele dá exemplo de algumas pessoas que foram transformadas, mas não permaneceram na transformação e Satanás os tomou de volta, estes foram Himeneu e Alexandre.

Timóteo deveria permanecer transformado, mas estes dois foram transformados, mas não permaneceram transformados, o diabo os escravizou novamente.

Queridos irmão em CRISTO, nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, fomos transformados, e permanecemos transformados, 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
2 Coríntios 3:18



Nenhum comentário:

Postar um comentário