E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
(Gênesis 22:1-18)
DEUS fez um projeto de construir uma nação que tivesse um relacionamento com DEUS perfeito, um relacionamento de amor, adoração, honra e glória.
Através desta nação, DEUS queria levar a SALVAÇÃO à todos os habitantes da terra.
Esta nação chamada de Israel, iniciou-se através de um homem chamado de Abraão. DEUS chamou Abraão porque, Abraão tinha um relacionamento perfeito com DEUS, Abraão amava DEUS. E Abraão obedecia à DEUS, quando DEUS chamou Abraão para sair do meio de seus parentes, e ir à uma terra distante, Abraão obedeceu prontamente.
PORQUE ABRAÃO AMAVA DEUS ?
Porque Abraão conhecia à DEUS, Abraão cria em DEUS, e tinha FÉ em DEUS. A FÉ traz a confiança, e a confiança traz a obediência, não há como obedecer alguém, se não confiamos nele. Obedecemos os nossos pais, quando nossos pais têm credibilidade, quando os nossos pais são justas, idôneas e dedicados.
Mas se nossos pais não tiverem credibilidade, não forem honestos, não forem sinceros, não há como obedecê-los.
DEUS havia prometido um filho à Abraão, passaram-se 25 anos, mas a promessa foi cumprida. E quando o filho já era moço. DEUS resolve pedir à Abraão que sacrifique o seu filho em holocausto. E DEUS pediu para que Abraão sacrificasse o filho na terra de Moriá. E era um caminho de três dia.
Abraão levou seus criados e seu filho, e ao terceiro dia, quando avistou o local determinado, onde Isaque deveria ser sacrificado, Abraão pediu para seus moços ficassem ali, enquanto Abraão e seu filho fossem adorar à DEUS.
Isaque tomou sobre si a lenha, e o fogo, Abraão tomou a faca, facão (cutelo).
E chegado ao lugar determinado para o sacrifício, Isaque perguntou ao pai: "PAI, AQUI ESTÁ A LENHA, AQUI ESTÁ O FOGO, MAS ONDE ESTÁ O CORDEIRO ?"
Abraão respondeu ao filho: "DEUS PROVERÁ PARA SI, O CORDEIRO PARA O HOLOCAUSTO, MEU FILHO".
E edificou ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou Isaque, o seu filho, deitou-o sobre o altar, em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho.
Mas o anjo do senhor lhe bradou (gritou) desde os céus, e disse: "ABRAÃO, ABRAÃO". E Abraão respondeu: "EIS ME AQUI". Então o anjo disse: "NÃO ESTENDAS A TUA MÃO SOBRE O MOÇO, E NÃO LHES FAÇA NADA, PORQUE AGORA EU SEI, QUE TEMES À DEUS, PORQUE VOCÊ NÃO NEGOU O SEU PRÓPRIO FILHO À DEUS, O TEU ÚNICO FILHO".
E levantou Abraão seus olhos, e viu um carneiro de trás dele. E Abraão tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: "O SENHOR PROVERÁ".
DEUS quando viu esta atitude de Abraão, fez grandes promessas para Abraão: "POR TER OFERECIDO O TEU ÚNICO FILHO, E NÃO ME NEGASTE O TEU FILHO, EU TE ABENÇOAREI, E GRANDISSIMAMENTE TE MULTIPLICAREI, E A TUA SEMENTE SERÁ COMO AS ESTRELAS DO CÉU, E COMO A AREIA QUE ESTÁ NA PRAIA DO MAR, A TUA SEMENTE POSSUIRÁ A TERRA DOS SEUS INIMIGOS. E EM TUA SEMENTE SERÃO BENDITAS TODAS AS NAÇÕES DA TERRA, PORQUE OBEDECESTE A MINHA VOZ".
Queridos irmãos em CRISTO, nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, temos doado também os nossos "Isaques" para DEUS. Cada um doa aquilo que têm, e cada um faz pela OBRA DE DEUS, o seu máximo. Cada um que faz parte do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO. Se doa por AMOR AO DEUS VIVO, E POR AMOR ÀS ALMAS.
Por isso é que, temos um objetivo de conquistar UM MILHÃO DE ALMAS PARA DEUS, tirar do reino do maligno UM MILHÃO DE PESSOAS, e entregar nos braços do SENHOR JESUS. Por isso, é que estamos convocando pessoas para nos ajudar nesta grande OBRA, e levar esta mensagem de SALVAÇÃO para milhares e milhares de pessoas. Para que o REINO DE DEUS seja glorificado.
AMÉM, GLÓRIA À DEUS.