17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Quando conhecemos alguém, pelo esteriótipo nós fazemos uma avaliação de quem é esta pessoa. Muitos dizem que não erram em sua avaliação. Outros erram muito em sua forma de avaliar, muitos se fazem passar por um personagem que não é, para enganar.
A palavra de DEUS diz que: “DEUS NÃO AVALIA O HOMEM PELA APARÊNCIA, MAS DEUS ESQUADRINHA OS CORAÇÕES” (DEUS TEM A SUA FÓRMULA PARA AVALIAR OS DESEJOS E AS INTENÇÕES DO CORAÇÃO.
Portanto DEUS NÃO ERRA EM SUA AVALIAÇÃO. Por isso, DEUS disse certa vez que o rei Davi era um homem segundo o coração de DEUS. Ainda hoje, existem homens que DEUS aprova pelas suas intenções, pelas suas atitudes, pelos seus sentimentos, e pelas suas decisões.
Estamos falando de duas formas, estamos falando da forma material, mas também estamos falando da forma espiritual. No lado espiritual, o fator que comanda é a FÉ. No lado material, o fator que comando são as atitudes.
A FÉ materializa o que não existe, a atitude produz seu próprio efeito, uma atitude boa, produz coisas boas, uma atitude ruim e má, produz o mal e a destruição.
No estudo de hoje, nós estamos estudando na Epístola de Tiago, no capítulo 2, desde o versículo 17 até 26.
Tiago estava preocupado com duas situações que aos olhos humanos identifica uma pessoa. Tiago esclarece dois fatores, a FÉ e as OBRAS (ATITUDES). Muitos dizem ter FÉ, porém, suas atitudes não são coerentes à alguém que tem FÉ. Tiago esclarece que para se ter FÉ, é necessário ter boas atitudes (BOAS OBRAS).
Nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, estamos tendo uma terceira revelação, com relação à este estudo. Quando Tiago fala que a FÉ SEM AS OBRAS É MORTA, ele quer dizer que se a pessoa tem atitudes ruins e más, não há como esta pessoa ter FÉ. Porque a FÉ vem de DEUS, se vem de DEUS só pode produzir atos bons. Tiago esclarece: “MOSTRA A TUA FÉ SEM AS OBRAS (BOAS ATITUDES) E EU MOSTRAREI A MINHA FÉ COM AS OBRAS (BOAS ATITUDES)".
Tiago esclarece que FÉ sem boas obras não é compatível com FÉ de boas obras. Tiago tinha uma visão de que para se ter FÉ, tem que ter AMOR. E a FÉ só pode produzir boas realizações quando ela for bem intencionado. E que vier do AMOR. Se alguém não tem AMOR, não tem boas atitudes para com o próximo, não há como ter FÉ.
São duas situações avaliadas pelo apóstolo Tiago, e que compreendemos muito bem. Porém o ESPÍRITO SANTO está nos revelando uma terceira situação que tem que ser incorporada a FÉ, e as obras.
QUAL SERIA ESTA SITUAÇÃO ?
Quando acionamos a FÉ, e a FÉ produz efeito. Exemplo: Quando oramos por uma pessoa que tem um problema de saúde grave, e esta pessoa é curada, então dizemos que é um efeito da nossa FÉ. Será que para orarmos por alguém, e este alguém ser curado, também depende que nós tenhamos FÉ e BOAS OBRAS, para que nossa FÉ possa surtir efeito ?
Nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO conhecemos a materialização pelo poder da FÉ. O QUE ISTO QUER DIZER ?
Quer dizer que quando oramos através da nossa FÉ vemos o poder de DEUS realizando o nosso pedido. Então dizemos que para orarmos e sermos atendidos, temos que ter uma verdadeira sintonia com o ALTÍSSIMO, e o nosso DEUS não há como ELE ter um envolvimento com alguém que não tem boas obras. Ou seja, que não tenha boas atitudes.
Por isso, está escrito: “NENHUMA COMUNHÃO HÁ, LUZ COM AS TREVAS”. Isto significa que FÉ TAMBÉM TEM QUE PRODUZIR EFEITOS SOBRENATURAIS QUE NÃO ESTÃO AO ALCANCE APENAS DOS HOMENS, MAS APENAS OS HOMENS DE DEUS, PODEM USUFRUIR DOS EFEITOS POSITIVOS DA FÉ, E A FÉ EM DEUS. E OBTER RESULTADOS QUE SOMENTE A FÉ PROPORCIONA, COMO CURAS, COMO SITUAÇÕES TRANSFORMADAS, ONDE SOMENTE O PODER DE DEUS PODE RESOLVER, ATRAVÉS DA FÉ OBTEMOS OS EFEITOS DA CURA, E OS EFEITOS DA TRANSFORMAÇÃO DE SITUAÇÕES TOTALMENTE DESFAVORÁVEIS, EM SITUAÇÕES FAVORÁVEIS. USANDO A FÉ E O PODER DE DEUS.
Então, para podermos usufruir do PODER DE DEUS, temos que ter uma vida de luz, porque DEUS NÃO PACTUA COM TREVAS.
Então, entendemos que a verdadeira FÉ tem que ter boas obras, e também tem que produzir o efeito desejado da FÉ. Porque se dizemos que temos FÉ e temos OBRAS, os sinais da FÉ tem que aparecerem, como curas, milagres que só podem ser realizados através do PODER DE DEUS, então temos que ter FÉ, BOAS OBRAS, RELACIONAMENTO BOM COM DEUS, INTIMIDADE COM O ALTÍSSIMO, TER ESPÍRITO SANTO EM NOSSA VIDA, E FAZEMOS PARTE DE CORPO DE CRISTO. ENTÃO ENTENDEMOS QUE É UM CONJUNTO DE OBRAS.
JESUS CRISTO disse: "E ESTES SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM, EM MEU NOME EXPULSARÃO OS DEMÔNIOS, FALARÃO NOVAS LÍNGUAS, SE COMEREM ALGUMA COISA MORTÍFERA NÃO LHE FARÁ DANO ALGUM, E IMPORÃO AS MÃOS SOBRE OS ENFERMOS E OS CURARÃO"(Marco 26).
Este são os sinais que acompanham a FÉ. FÉ SEM EFEITOS, NÃO É FÉ. POR ISSO QUE NÓS DO LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO ESTAMOS VIVENCIANDO OS SINAIS DO EVANGELHO QUE MATERIALIZAM O PODER DA FÉ.
Temos visto muitas curas, muitos problemas sendo resolvidos tudo, atravé do PODER DO SENHOR JESUS, consequentemente através da FÉ.
AMÉM, GLÓRIA À DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário