terça-feira, 16 de janeiro de 2018

442 - (Apocalipse 2:1-29) - AO QUE VENCER, RECEBERÁ A COROA DA VIDA

Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
(Apocalipse 2:1-29)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

O ser humano na sua ignorância, na sua falta de compreensão em si tratando de fidelidade, ELE tem capacidade para fazer uma avaliação e consequentemente um julgamento sobre a fidelidade de outros para consigo mesmo.

O desejo do ser humano é de ser correspondido, em todos os seus sentimentos, em todas as suas atitudes, e em todos os seus cuidados que eles prestam aos outros.  Sem dúvida o ser humano quer ter um relacionamento íntimo, onde ele espera receber na mesma medida em que está dando. Seja em atitudes, seja em AMOR, seja em CARINHO, seja em RESPEITO e seja em segurança financeira.

Pois quando entregamos à outro o nosso melhor, esperamos também receber o melhor. Quando assistimos um filme, onde o mocinho coloca em risco a sua própria vida ,e enfrenta todas as dificuldades e imprevistos para salvar a mocinha, nada mais justo que no final os dois acabem juntos. Não é mesmo ?

Se até nos filmes há uma necessidade do personagem ser fiel à outro, independentemente de recompensa, salário, só é um grande filme quando o personagem abandona tudo em sua vida em seus projetos para recuperar a vida de outro.

Desta forma, sempre temos a nossa maneira de fazer uma auto análise da situação dos outros, e da nossa própria situação, quando se trata de ser fiel à alguém, e também receber a fidelidade.

No estudo de hoje, também não é diferente. DEUS valorizou tanto o homem, que entregou o seu filho, para entregar sua própria vida, para recuperar a VIDA dos seres humanos.

No estudo de hoje, no livro do Apocalipse, no capítulo 2, versículo 1 ao 29. O ESPÍRITO SANTO está falando de duas partes. Primeira parte do compromisso que DEUS tem com seus filhos. Ele diz que o que ELE PROMETE, ELE CUMPRIRÁ. E a segunda parte, é compromisso do ser humano em saber a sua responsabilidade, ante o projeto de DEUS para salvação da humanidade, porque o ser humano, também tem que desempenhar a sua parte, do início até o fim.

DEUS começa dizendo que, conhece os corações, e também os rins, isso quer dizer, que não há como enganar a DEUS, pois ELE está em constante avaliação do desempenho de seus filhos, ELE esclarece nesse capítulo, como será o desempenho de seus filhos, frente à grade batalha do bem contra o mal. 

Tem aqueles que fraquejam e perdem o seu primeiro amor, para estes ele pede que volte para o primeiro amor. Pois há sempre uma oportunidade de voltar à batalha. Mesmo tendo a abandonado, poderá voltar, de novo, às frentes da batalha.

Neste mesmo texto, ELE fala que o diabo vai colocar tribulação nas vidas dos filhos de DEUS, por um tempo determinado de dez dias. Muitos podem perguntar, será que DEUS não pode evitar que o diabo coloque tribulação em nossa vida ?

DEUS em seu ofício de DEUS, tem que respeitar a regra do jogo. Em uma batalha, ambas as partes tem o direito de provocar baixar do outro lado. No caso dos filhos de DEUS, que sofrem tribulações, prisões, doenças, e até morte. São chamados de mártires, mas serão vencedores, por isso que depois da guerra, os soldados desconhecidos, depois de morto são homenageado como heróis.

No REINO DE DEUS, aqueles que sofrem tribulações, são chamados de Mártires do Evangelho. Porém, DEUS depois de relatar que seus filhos terão muitas tribulações, ele declara que ao que vencer, herdará todas as coisas. Herdará nações, e reinará com DEUS para sempre, receberá uma coroa, receberá uma pedra preciosa, onde terá o seu próprio nome, que somente o dono desta pedra sabe os segredos que contém nela.

Além disso, DEUS declara que o vencedor herdará a VIDA ETERNA. Viverá ETERNAMENTE. O mais importante, é que o vencedor vivo tem o mesmo valor, do que aquele que morreu em combate. Pois, os que morreram que são chamados de mártires, serão venerados e condecorados, com honras e glórias.

Pois ELE diz: "AO QUE VENCER, HERDARÁ TODAS AS COISAS". Mas ELE fala também que os covardes, os tímidos serão lançados no lago de fogo que é a segunda morte. 

Queridos irmãos em CRISTO, nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, estamos conscientes da grande luta à qual fomos chamados para fazer parte, sabemos que teremos tribulações, sofrimentos, angústias, mas, sabemos que venceremos. Por isso, estamos chamando UM MILHÃO DE PESSOAS, para entrar nas fileiras da batalha, e lutar até vencer.

E quando vencermos, estaremos juntos com nosso DEUS, SEMPRE E ETERNAMENTE, E REINAREMOS COM CRISTO, E SEREMOS REIS E SACERDOTES DO SENHOR.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário