sexta-feira, 20 de abril de 2018

480 - (1 João 2:1-15) - QUEM AMA O MUNDO, NÃO TEM O AMOR DE DEUS DENTRO DE SI.


Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai.
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
(1 João 2:1-15)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na 
presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

Deste o começo, o homem tem praticado pecados. É o pecado que causa separação entre homem e DEUS. DEUS enviou o seu filho para pagar pelos nossos pecados, nos reconciliando com DEUS, o sacrifício de CRISTO, apaga os nossos pecados, e recebemos a justiça de DEUS, para estarmos justificados diante de DEUS, O PAI. 

Porém, uma vez perdoados os nossos pecados, podemos ou não podemos fazer mais pecados ?

Esta pergunta ela está presente na mente de todo CRISTÃO. Será que meus pecados foram perdoados ? E agora quando volto a pecar, será que terei perdão ? Será que CRISTO perdoa somente uma vez só ? 

Queridos irmãos, esse é o nosso estudo de hoje, devemos levar em consideração, sempre o que diz a palavra de DEUS. A palavra de DEUS, relata aqui na primeira carta do Apóstolo João, no capítulo 2, versículo 1 ao 17.

O Apóstolo João começa dizendo assim: "MEUS FILHINHOS". É um tratamento carinhoso, João não quer que as pessoas fiquem inseguras, sobre a salvação. João quer que todos tenham paz no coração, e que saibam viver o EVANGELHO DE CRISTO. Para isso João está passando conhecimentos importantes. 

Ele explica porque ele está passando estes conhecimentos. Quando ele diz assim: "ESTAS COISAS VOS ESCREVO PARA QUE NÃO PEQUEIS". Porque João diz NÃO PEQUEIS ?

PORQUE O PECADO SEPARA O HOMEM DE DEUS. Então não devemos pecar. Mas João deu uma alternativa, quando ele diz assim: "SE ALGUÉM PECAR, NÓS TEMOS UM ADVOGADO PERANTE O PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO".

Porque somente JESUS pode apagar os nosso pecados. E João ainda fala: "NÃO SOMENTE OS NOSSOS PECADOS, MAS O PECADO DO MUNDO TODO". Mas para sabermos se conhecemos à DEUS, nós temos que guardar os seus mandamentos. 

João disse: "AQUELE QUE DIZ QUE AMA À DEUS, E QUE NÃO GUARDA OS MANDAMENTOS, É MENTIROSO, E NELE NÃO ESTÁ  A VERDADE. MAS AQUELES QUE GUARDAM O MANDAMENTO E GUARDA AS PALAVRAS DE DEUS DENTRO DE SI, E ESTÁ APERFEIÇOADO. E SE GUARDAMOS OS MANDAMENTOS, TEMOS CERTEZA QUE CONHECEMOS À ELE". 

João ainda continua orientando: "AQUELE QUE DIZ QUE ESTÁ NELE, TAMBÉM DEVE ANDAR COMO ELE ANDOU". Vejam que o que João diz é semelhante ao que Paulo diz também. Paulo disse que temos que ser imitadores de CRISTO. Como ele mesmo o é.

No verso 7, João diz: "EU NÃO ESTOU ESCREVENDO UM MANDAMENTO NOVO, ESTOU FALANDO DO MANDAMENTO ANTIGO QUE VOCÊS JÁ CONHECEM".

No verso 8, ele fala algo que parece contraditório com o que ele disse, está escrito assim: "OUTRA VEZ VOS ESCREVO UM MANDAMENTO NOVO, QUE É VERDADEIRO, E ELE DEVE TAMBÉM ESTAR EM VÓS, PORQUE AS TREVAS VÃO PASSANDO, E A VERDADEIRA LUZ JÁ ESTÁ ALUMIANDO". 

João está se referindo ao mandamento de CRISTO, que é o mandamento do AMOR. No verso 9, ele fala que aquele que diz que está na luz, e aborrece o seu irmão, ainda continua nas trevas, porque não ama o seu irmão. 

No verso 10: "AQUELE QUE AMA O SEU IRMÃO, ELE ESTÁ NA LUZ, E NELE NÃO HÁ ESCÂNDALO. AQUELE QUE NÃO AMA O SEU IRMÃO, ESTÁ NAS TREVAS, E AS TREVAS LHES CEGARAM OS OLHOS".

No verso 13, João fala que: "DEVEMOS CONHECER À CRISTO, PORQUE CRISTO É DESDE O PRINCÍPIO". João está escrevendo para nós, porque já vencemos o maligno, e não podemos deixar que o maligno nos vença novamente. 

Para que o inimigo não nos vença novamente, no verso 15, João fala assim: "NÃO AMEIS O MUNDO, NEM O QUE HÁ NO MUNDO. PORQUE SE ALGUÉM AMA O MUNDO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE". 

Vejam queridos irmãos, como isto é importante, conhecer os mandamentos velhos, conhecer o mandamento novo, vencer as trevas, andar na luz, amar seu irmão, conhecer bem a JESUS CRISTO, e não amar o mundo, e nem o que há no mundo. Tudo isso são ensinamentos do Apóstolo João.

Nos versos, 16 e 17, João esclarece tudo isto. João diz que tudo que tem no mundo, tem a corrupção da carne. A corrupção dos olhos, a soberba da vida. Nada disso é do PAI, mas somente do mundo. 

No verso 17, ele conclui: "O MUNDO PASSA, JUNTAMENTE COM A SUA CORRUPÇÃO, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE DEUS, ESTE PERMANECE PARA SEMPRE". 

Queridos irmãos, nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, compreendemos esta mensagem do Apóstolo João, e sabemos que não devemos amar o mundo, nem o que há no mundo. Mas devemos fazer a vontade de DEUS, porque aquele que faz a vontade de DEUS, viverá para sempre. 

Por isso, é que estamos chamando para conhecer à JESUS, e conhecer ELE, e fazer a vontade do PAI, e vencer o mundo. Aquele que vencer o mundo, tome cuidado para que o mundo NÃO volte a vence-lo novamente, mas João disse no começo: "SE ALGUÉM PECAR, RECORRA AO NOSSO ADVOGADO, JESUS CRISTO, O JUSTO".

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário