quarta-feira, 20 de abril de 2016

152 - (Efésios 5:1-21) - SEDE IMITADORES DE DEUS, COMO FILHOS AMADOS



Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto, não sejais seus companheiros.
Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
Aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
Efésios 5:1-21

EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS - (Capítulo 5, Versículo 1 a 21)

Queridos irmãos, estamos estudando a Epístola de Paulo aos Efésios, aonde Paulo está dizendo aos efésios sobre a necessidade de ser imitador de DEUS

Como filhos de DEUS, herdeiros de DEUS, através de Cristo, e sendo filho e herdeiro. Temos que ter características, os mesmos objetivos, para que quem nos observa, reconheça a semelhança entre nós, sendo filhos e Nosso Pai

É isto que Paulo quer dizer: "SEDES IMITADORES DE DEUS. COMO FILHOS AMADOS".

Para ser filho de DEUS, é necessário que andemos em amor, como Cristo nos amou. E se entregou a si mesmo por nós. Em oferta e sacrifício para DEUS. Como se fosse um cheiro suave (isso é ser Imitadores de DEUS).

No verso 3, ele diz que os imitadores de DEUS, não devem se prostituir, e nem andar na impureza ou na avareza, mas devemos dar o exemplo, como o exemplo dos santos.

Porque deveis saber isto, que: "NENHUM FORNICÁRIO OU IMPURO, OU AVARENTO, OU IDÓLATRA FARÁ PARTE DO REINO DE CRISTO E DE DEUS".

No verso 8, ele diz que em outro tempo. Andávamos nas trevas, mas agora somos luz. E devemos brilhar como a luz do Nosso Pai (DEUS)

Porque no verso 9, ele diz: "QUE O FRUTO DO ESPÍRITO É BONDADE, JUSTIÇA, E VERDADE, VIVENDO ASSIM, SOMOS APROVADOS DIANTE DO NOSSO SENHOR".


No verso 11 que não devemos nos misturar com as obras que não dão frutos, ou seja, as obras das trevas, a qual, nós devemos repudiar. Portanto no verso 15, ele fala que devemos fazer uma avaliação como estamos procedendo, não como ignorantes, mas como sábios.

No verso 17, ele diz que devemos ser sábios para entender qual seja a vontade do Senhor. 
No verso  18, ele diz que não devemos nos embriagar com vinho que era a bebida da época. Hoje são outras bebidas, talvez mais quentes. Quem podem trazer problemas mais graves, tanto de saúde como de relacionamento.

Encerrando, Paulo diz que devemos dar Graças à Deus, o Nosso Pai (DEUS), e a Jesus Cristo, o Nosso Senhor, por todas as revelações que tem nos dado. 

E devemos suportarmos uns aos outros, com o amor do Pai, e do Filho. Sabendo que todos são nossos irmãos.

AMÉM 

GLÓRIA A DEUS




Nenhum comentário:

Postar um comentário