quinta-feira, 21 de abril de 2016

153 - (Efésios 5:22-33) - OS DEVERES DO MARIDO PARA COM A ESPOSA. E DA ESPOSA COM O MARIDO.


Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
Efésios 5:22-33

EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS - (Capítulo 5, Versículo 22 a 33)

Queridos irmãos, estamos estudando  a Epístola de Paulo aos Efésios, capítulo 5, no versículo 22.
Paulo estava orientando e determinando as formas como devem proceder o esposo para com a esposa, e a esposa para com o esposo.


E Paulo usou esta ilustração para também determinar o relacionamento espiritual de Cristo e sua igreja.

No verso 22, ele começa orientando as esposas, vós mulheres sujeitai-vos à vossos maridos, como se estivessem se sujeitando ao senhor. Esta sujeição, não quer dizer escravidão, ou condição humilhante da pessoa humana, frente à outra. Principalmente frente aos cônjuges. Esta submissão que Paulo fala,é dedicação total com AMOR, FIDELIDADE, HONESTIDADE.

Desejando sempre o melhor para o parceiro, pois quando unem duas pessoas do sexo oposto, tornam-se os dois uma só carne, no Senhor. Como Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o Salvador do corpo. 

Então, Cristo é a cabeça, a igreja é o corpo, com vários membros. Cada membro com sua função específica para o bom andamento do corpo.

No verso 25, ele fala vós maridos, amai vossas mulheres como Cristo amou a igreja. E a si mesmo, se entregou por ela. Purificando a igreja com a lavagem da água pela palavra, para apresentar a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Assim também os maridos devem amar as suas esposas. Como à seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher ama a si mesmo. Porque ninguém nunca prejudica seu próprio corpo. Ninguém provoca a sua própria carne. Antes alimenta bem, sustenta, como também o Senhor Jesus a igreja. 

Por isso, deixará o homem o seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. E cada um ame a sua mulher como se tivesse amando a si próprio. E a mulher reverencie o seu marido, exaltando-o.


Queridos irmãos, é uma comparação muito apropriada, e uma ilustração gratificante, quando podemos apresentar nossa família, como um corpo único em AMOR, em COMPREENSÃO, em DEDICAÇÃO, em RESPEITO, em HARMONIA, em PAZ, em CONVIVÊNCIA PRAZEROSA.

Este é objetivo de DEUS também, com relação à Cristo e à igreja. Porque Paulo estava preocupado que a igreja de Efésios, se tornasse uma igreja exemplar como uma esposa exemplar também. Porque Cristo se entregou, se dedicou, na construção desta igreja.

Por isso, é necessário que a igreja se apresente SANTA, e IRREPREENSÍVEL, DEDICADA, EM AMOR, EM BONDADE, EM MISERICÓRDIA, PARA QUE TODOS OS MEMBROS DO CORPO DA IGREJA, SEJAM PROTEGIDOS, ACARICIADOS .

Que se sintam seguros, e confortáveis, tendo certeza da Salvação, através da cabeça da igreja, que é SENHOR JESUS.

AMÉM 

GLÓRIA À DEUS



Nenhum comentário:

Postar um comentário