11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?
18 Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela.
19 E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles.
Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.
Na personalidade humana, existe algumas formas de procedimento que determinam atitudes, decisões. Os homens inteligentes procuram tomar atitudes que sejam definitivas, às quais eles não necessitem voltar atrás, em sua palavra, ou em sua atitude.
Nas monarquias, há uma frase conhecida que diz: "PALAVRA DE REI NÃO VOLTA ATRÁS". Os homens que voltam atrás em suas palavras, são criticados, e inferiorizados. Deixando que denigram sua imagem, até de masculinidade devido a não ter palavra. Voltam atrás facilmente em suas decisões. Estas pessoas perdem a credibilidade, mas não podemos deixar fora também as mulheres, que também não tem prioridade em manter a sua palavras, são pessoas que dizem algo, e voltam atrás por motivos fúteis.
Entre a sociedade humana, há necessidade de que os líderes sejam pessoas que mantenham a sua palavras, e que não as revoguem facilmente, por isso, que se estabelece contratos de tratos sobre negócios, e sobre outras inúmeras coisas, que se utilizam de um contrato para que as pessoas não voltem para atrás, tratos pactuados uns com outros.
No âmbito celestial, DEUS também mantém a sua palavra, pois a palavra de DEUS é confiável, e não necessita de fazer contrato com DEUS, porque DEUS cumpre a sua palavra, porém, mesmo em sua grandeza, e em sua dignidade, quando a palavra é de responsabilibdae DELE, ELE não muda, porém quando se trata de benevolência de favorecer alguém, DEUS em alguns momentos voltou atrás. A biblia relata que DEUS voltou atrás em algumas situações, por exemplo, quando povo de DEUS merecia ser castigados, DEUS relevava e, reconsiderava atitude que teria que tomar com relação à seu povo.
No casa do rei Ezequias, DEUS pediu para que o profeta levasse para Ezequias, uma palavra que determinava a sua morte, porém, Ezequias, chorou muito, e argumentou com DEUS, muitas coisas que havia feito, e vivido, e atitudes que teria tomado com relação à DEU,E DEUS reconheceu que Ezequias realmente tinha adorado à DEUS. E teria conduzido o povo de Israel à adorar a DEUS. Então este caso de Ezequias, DEUS pede para o profeta voltar, e dizer para Ezequias, que DEUS estava anulando aquele decreto de morte. E estava lhe dando mais 15 anos de vida
Neste caso de Ezequias, o ALTÍSSIMO voltou atrás, mas não quer dizer, que ELE volte atrás com a palavra ou que sua palavra não seja confiável. Pelo contrário, ele voltou atrás no caso de Ezequias, por ser DEUS bondoso, misericordioso, e não tem prazer no sofrimento, e nem na morte de ninguém.
No estudo de hoje, n0 livro do profeta Ezequiel, capítulo 33, no versículo 11, o profeta relata COMO DEUS AGE, até com pessoas que não meresse, no caso os ímpios. Ímpio quer dizer que são pessoas que não tem piedade.
As iniciais IN, em qualquer palavra que quer dizer, não. Ímpio é a pessoas que não tem piedade. Piedade é compaixão, agir com amor, quer dizer que os ímpios não agem com
AMOR
No versículo 11, o profeta relata assim: "VIVO EU, DIZ O SENHOR JEOVÁ, QUE NÃO TENHO PRAZER NA MORTE DO ÍMPIO, MAS TENHO PRAZER EM QUE O ÍMPIO SE CONVERTA DO SEU MAL CAMINHO, E VIVA".
Convertei vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos, pois, porque razão morrereis ?
Esta pergunta deixa claro, que aqueles que são ímpios e que não se convertem dos seus maus caminhos, com certeza recebem a morte eterna.
Mas pela BONDADE, E MISERICÓRDIDA DO SENHOR, quando o ímpio se arrepende, DEUS VOLTA ATRÁS, E TIRA a condenação de morte, e lhe dá como resultado do arrependimento, A VIDA ETERNA.
No verso 18, ele esclarece uma coisa muito importante, ele diz assim: "SE O JUSTO, ABANDONAR A SUA JUSTIÇA, E PRATICAR A INIQUIDADE, MORRERÁ NELA".
Isto que dizer, que se uma pessoa for justa a vida toda, e abandonar a sua justiça, e praticar a iniquidade, o tempo que ela foi justa, não tem valor algum, porque o seu último estado é de praticar a iniquidade, e a iniquidade traz a morte.
No verso 19, ele faz uma segunda colocação: "E CONVERTENDO-SE O ÍMPIO DA SUA IMPIEDADE, E FAZER JUÍZO E JUSTIÇA, ELE VIVERÁ POR ISTO MESMO". Quer dizer, que se alguém for ímpio a vida toda, mas no final da sua vida se converteu, ganhará a VIDA ETERNA, pois o seu último estado, é um estado de justiça, se tornou justo, e a justiça produz a vida eterna.
Então, queridos irmãos em CRISTO, quando estamos dizendo que DEUS tras de volta a sua palavras, queremos dizer que DEUS só volta atrás em sua palavra, quando é para beneficiar alguém. E quando ele age com AMOR, e alguma situação, pois, ELE é DEUS DE BONDADE, DE MISERICÓRDIA, E DE AMOR, E só voltar atrás quando é para BENEFICIAR ALGÚEM. e QUANDO É PARA DAR A SALVAÇÃO À ALGUÉM QUE ESTAVA PERDIDO.
AMÉM, GLÓRIA À DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário