23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23)
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:8)
1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. (Efésios 2:1)
Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS, juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.
O que é o pecado ?
A palavra pecado ela é uma palavra nova, ela não existia. Ela passou a existir depois que o homem caiu em pecado. Até então, ninguém havia pecado, todos viviam em harmonia. E a palavra pecado não existia.
Porque dizemos que é uma palavra nova ? Sendo que ela faz parte do início da civilização humana. Em relação à que ? Ela é então nova ?
Se nós formos fazer uma análise em uma eternidade que não houve começo, não tem como mensurar o tempo antes da civilização humana. Sabemos só que é uma eternidade, levando-se em consideração onde nossa mente pode chegar em relação ao tempo, podemos entender que antes do pecado são bilhões e bilhões anos luz.
E que o pecado iniciou com a civilização humana e tem pouco mais de seis mil anos. Então, seis mil anos frente à milhões de anos luz, torna-se novo, entendemos então que o pecado é algo novo, e que causou um grande acidente na história do universo. O pecado mudou a rota, tudo estava direcionado para harmonia, vida, VIDA ETERNA. O PECADO mudou a direção, veio a morte, a morte eterna.
QUAL O EFEITO DO PECADO ?
O PECADO CAUSA SEPARAÇÃO ENTRE O HOMEM E DEUS. Entre pessoas que convivem juntas, com grau de parentesco próximo. O normal é se amarem, e ter um sentimento de prazer, um com a presença do outro. Tanto nos membro familiares, quanto entre os cônjuges. Há um prazer do PAI estar na presença do filho, e há um prazer no filho, na presença do PAI. Há o prazer do esposo na presença da esposa, e há prazer da esposa na presença do esposo.
Porém, é comum haver separações. O que causa separação entre os seres humanos ?
Normalmente o que causa separações entre pessoas são atitudes incoerentes, e atitudes que agridem o outro, e atitudes que causam sofrimentos e prejuízos ao outro. Isso nós dizemos que tais atitudes ofendem uma das partes onde chega-se à conclusão que não dá mais para conviver juntos, porque a ofensa foi muito grande.
A ofensa chega a ser tão grande que mata o AMOR. E quando o amor morre, nasce outro sentimento, que chamamos de ódio. Nós estamos fazendo uma análise das formas de relacionamentos interpessoais, para esclarecer o que o pecado causou entre o homem e DEUS. A palavra de DEUS disse que: "ESTÁVAMOS MORTOS, EM NOSSAS OFENSAS".
1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, (Efésios 2:1)
QUAL FOI A OFENSA QUE O HOMEM FEZ PARA COM DEUS ?
O homem ofendeu à DEUS quando deixou de ouvir as orientações de DEUS, e passou a ouvir as orientações de Lúcifer. O homem com esta atitude trouxe uma ofensa sem precedentes. Podemos dizer que o homem traiu o seu CRIADOR. Trocando-O por Lúcifer.
Nós, quando alguém nos substitui por outra pessoa, seja na amizade ou no matrimônio, também caracteriza ofensa grave. E torna-se tão grave que não permite mais a convivência mútua, o amor morre, e nasce o ódio. E o ódio cresce.
Queridos irmãos, nosso estudo de hoje é uma reflexão, estamos no final do ano. Precisamos ponderar. O que tem valor, e o que não tem valor, o que constrói, e o que destrói. O ESPÍRITO SANTO está nos revelando que, com a entrada do pecado no planeta terra. O homem permitiu que o Lúcifer fosse o governante desse planeta. E com a permissão do homem, Lúcifer criou o seu reino aqui.
Para compreendermos isso, vamos ler em Romanos 3:23:"3 ". Aqui neste texto, esclarece porque o homem se separou de DEUS. Com este pecado que ao nosso ver foi uma grande ofensa à DEUS, pois substituímos o CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, pelo cruel Lúcifer, por isso diz: "Porque todos pecaram e destituídos (separar / anular) estão da glória de Deus".
Em romanos 6:23 continua esclarecendo esta separação do homem e DEUS: "23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23)".
O efeito do pecado gerou a morte, mas DEUS na sua BONDADE, NA SUA MISERICÓRDIA ENVIOU O SEU FILHO, PARA FAZER UMA RECONCILIAÇÃO ENTRE NÓS E DEUS. Para que haja esta reconciliação é necessário que o homem destitua o Lúcifer de sua vida e eleja DEUS novamente como o seu orientador. E fazemos novamente a escolha de pertencer ao REINO DE DEUS.
Continuando esclarecendo este assunto em Efésios, capítulo 2, versículo 8: "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:8)".
Só há uma forma de haver reconciliação do homem com DEUS. Através da FÉ, CREMOS QUE O FILHO DE DEUS, VEIO À ESTE MUNDO, ENTREGOU A SUA VIDA PARA QUE NÓS PUDÊSSEMOS FAZER UMA NOVA OPÇÃO, OPTARMOS POR JESUS CRISTO, E CONSEQUENTEMENTE PELO REINO DE DEUS. COM ESTA ATITUDE, NÓS SAÍMOS DO REINO DO MALIGNO, E PASSAMOS A VIVER NO REINO DE DEUS.
E esta reconciliação só pode ser feita através do próprio DEUS, pois ELE que foi ofendido. Nós fizemos a ofensa, para haver esta reconciliação, ELE PRECISA NOS PERDOAR, E NOS ACEITAR DE VOLTA NA PRESENÇA DELE, E CONVIVERMOS JUNTOS NOVAMENTE.
ESTA RECONCILIAÇÃO FOI POSSÍVEL SOMENTE ATRAVÉS DO SACRIFÍCIO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Agora vamos para Efésio, capítulo 2, no versículo 1: "1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. (Efésios 2:1)". Paulo esclarece aqui que nós estávamos mortos pelas nossas ofensas que praticamos contra DEUS. Porém, DEUS nos deu a vida de volta, e passamos a viver de novo, através de nosso SENHOR JESUS CRISTO. Pela vida DELE, nós fomos vivificados (passamos a viver de novo).
DAMOS GRAÇAS À DEUS, POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE ATRAVÉS DA SUA MORTE, NÓS CONSEGUIMOS RECUPERAR A NOSSA VIDA, E ATRAVÉS DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NÓS NOS RECONCILIAMOS COM DEUS, E AGORA VOLTAMOS A AMAR À DEUS, SER AMADOS POR DEUS. E VIVEREMOS ETERNAMENTE JUNTOS,
POR ISSO, QUE NÓS DO LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, ESTAMOS TRABALHANDO NESTE PROJETO DE GANHAR UM MILHÃO DE ALMAS PARA DEUS. TIRAR UM MILHÃO DE ALMAS DO REINO DO MALIGNO, E TRAZÊ-LAS NOVAMENTE PARA O REINO DO CÉU, E VIVER ETERNAMENTE COM DEUS.
AMÉM GLÓRIA À DEUS.