sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

427 - (Êxodo 16:16-36)

Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um ômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.
E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos.
Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer.
E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.
Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.
E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.
E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
Assim repousou o povo no sétimo dia.
E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel.
E disse Moisés: Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito.
Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do Senhor, para guardá-lo para as vossas gerações.
Como o Senhor tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do Testemunho, para ser guardado.
E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.
E um ômer é a décima parte do efa.
(Êxodo 16:16-36)


Temos estudado sobre o amor de DEUS, a BONDADE, a MISERICÓRDIA DE DEUS, e também estudado que o SENHOR CUIDA DOS SEUS FILHOS NA HORA CERTA, NO TEMPO CERTO, DEUS TEM COMPROMISSO COM SEUS FILHOS, NÃO SÓ COM OS FILHOS, MAS TAMBÉM COM TODA A CRIAÇÃO, NÃO FALTA NADA PARA AS AVES, NÃO FALTA NADA PARA OS ANIMAIS. DEUS SE PREOCUPA ATÉ COM AS AVES DE RAPINA (URUBUS), ATÉ PARA ESTES QUE COMEM RESTOS MORTAIS, DEUS TAMBÉM PROVIDENCIA ALIMENTO.

O objetivo de DEUS é passar uma mensagem de confiança, e uma mensagem em que os filhos de DEUS saibam que são protegidos, e que o que eles necessitam, DEUS PROVIDENCIA TODOS OS DIAS, TODAS AS HORAS, TODOS MINUTOS, E TODOS OS SEGUNDOS, DEUS NÃO DESAMPARA OS SEUS FILHOS NEM POR UM MINUTO.

Nós temos tido experiências constantes sobre as bençãos de DEUS, e sabemos que quando a benção é grande nós também temos que nos esforçar o suficiente para não desperdiçar as bençãos. Às vezes por relaxo, ou por inconstância, ou por desânimio, perdemos a benção totalmente, ou dependendo do nosso esforço, podemos perdê-la parcialmente. Mas se formos dedicados e prudentes, não deixamos que se perca nada da benção.

Porque DEUS não dá nada pela metade, DEUS SEMPRE DÁ NA MEDIDA CERTA, CERTA, CHEIA E RECALCADA.

No estudo de hoje, vamos ver quando o povo de Israel saiu da escravidão do Egito, e que entraram no deserto como não tinha como produzir alimentos no deserto, DEUS providenciava o alimento necessário todos os dias. E na palavra de DEUS, no Livro do Êxodo, no capítulo 16, no versículo 16 ao 36.

Neste relato, foi relatado bem detalhadamente sobre o alimento que o povo de Israel iria se alimentar, DEUS como responsável pelo seu povo, disse ao Moisés que não deveria se preocupar referente ao alimentação, que DEUS já havia providenciado um alimento diário para o seu povo.

DEUS planejou com exatidão os dias da semana que o maná seria concedido à eles, e também um horário para que ele fosse apanhado. E também uma medida sobre a quantidade que deveriam apanhar para que não sobrasse. DEUS enviava o maná em abundância, porém, era para apanhar somente o necessário para o dia, também teriam que apanhá-lo, antes que sol o aquecesse, pois o maná ao calor do sol se derretia.

E a medida que teriam que apanhar, era o suficiente para cada pessoa, deveriam apanhar para cada família o proporcional para o número de pessoas para cada família, a medida para cada pessoa seria no máximo 2.200 ml.

Não poderia sobrar para o dia seguinte, porque tornava-se perecível, porém, na sexta feira DEUS enviava o maná em dobro para que fosse armazenado para o dia seguinte, que era o sábado. E da sexta para o sábado, o maná não perecia.

Vejam, queridos irmãos em CRISTO, que as bençãos de DEUS elas vem com abundância, e na medida certa, porém, tem tempo de validade. Tem dia e hora para colher as bençãos, as bençãos do dia de hoje, tem que ser apanhadas hoje, porque se não apanharmos as bençãos de hoje, amanhã elas não terão validade, amanhã temos que apanhar as bençãos de amanhã. Muitas pessoas são abençoadas, mas não buscam suas bençãos no tempo hábil, por isso vão deixando de receber as bençãos, apenas por não apanhá-las.

Significa o que ?

Significa que não podemos ter preguiça em adquirir as bençãos, pois as bençãos são para hoje, senão utilizarmos as bençãos de hoje, ficaremos sem elas, amanhã DEUS tem bençãos de novo, se não tomarmos a posse, amanhã ficaremos sem benção de novo, é necessário termos responsabilidade, acompanharmos as bençãos conformo o projeto que DEUS elabora seguindo o cronograma exato para não perdermos a benção parcial ou até total, pois a sequências de bençãos funciona desta maneira, uma benção fortalece a outra. Se perdermos a sequência não temos um bom desempenho em nossas bençãos, muitas pessoas reclamam que não são abençoados, mas estão apenas sendo negligentes e não estão tendo disposição para colher a sua benção no momento certo, como é o caso de maná, a maná tinha hora certa para colher, se não colhesse cedo, o sol derretia o maná.

Então, queridos irmãos, todos temos bençãos apenas, não podemos ser negligentes disperdiçando as nossas bençãos.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário