quinta-feira, 10 de maio de 2018

485 - (Colossenses 3:18-25) - OS DEVERES DOMÉTICOS.


Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.
(Colossenses 3:18-25)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na 
presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

O ser humano vive em sociedade e a sociedade humana é constituída de direitos e de deveres. Temos direito de receber, mas também temos o dever de pagar, temos o direito de ir e vir, mas temos que concordar que os outros também tem o mesmo direito.

Temos o direito de receber do estado os benefícios, das obrigações do estado, mas temos que pagar nossos impostos. Enfim, tudo que recebemos temos que devolver na mesma medida, por isso, JESUS CRISTO disse: "COM A MESMA MEDIDA QUE VÓS MEDIREM OS OUTROS, ELES MEDIRÃO TAMBÉM A VÓS".

Esta lei da reciprocidade, ela é uma lei natural. PORQUE NATURAL ?

Porque ela vem da natureza,e a natureza tem as suas próprias leis, quando se infringe qualquer lei da natureza, pode sobrevir até catástrofes . Por exemplo, quando homens que se tornam predadores de uma determinada espécie, exterminam determinada espécie, ao ponto desta espécie chegar à extinção. Quando uma espécie entra em extinção, ocorre um desequilíbrio ecológico. 

Portanto, entre a sociedade humana, tem que ser obedecido as leis e as normas que protegem e também executam a justiça. 

No estudo de hoje, vamos estudar na epístola de Paulo aos Colossenses, no capítulo 3, verso 18 ao 25. Paulo ensina sobre os direito e deveres domésticos. No verso 18, Paulo reconhece o dever das mulheres. Ele diz assim: "VÓS, MULHERES ESTAIS SUJEITAS À VOSSOS PRÓPRIOS MARIDOS, COMO CONVÉM NO SENHOR".

Vejam que há limitações sobre os direitos da mulher, sendo ela submissa ao próprio marido, e ainda Paulo fala que a mulher tem que ser submissa ao marido por ordem do senhor. 

Mas no verso 19, ele também fala sobre os deveres do marido: "VÓS, MARIDOS, AMAIS AS VOSSAS MULHERES, E NÃO VOS IRRITEIS COM ELAS". Paulo determina que o marido tem que ser o líder da mulher, mas com amor, com carinho, a tratando muito bem.

Verso 20, Paulo fala aos filhos: "VÓS, FILHOS, OBEDECEIS EM TUDO À VOSSOS PAIS, PORQUE ISTO É AGRADÁVEL AO SENHOR". 

No verso 21, ele fala também para os pais: "VÓS, PAIS, NÃO IRRITEIS À VOSSOS FILHOS, PARA QUE NÃO PERCAM O ÂNIMO". 

No verso 22, ele fala aos empregados: "SERVOS, OBEDECEI EM TUDO À VOSSOS SENHORES, SEGUNDO À CARNE. NÃO SERVINDO SÓ NA APARÊNCIA, COMO PARA AGRADAR AOS HOMENS, MAS EM SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO, TEMENDO À DEUS.

As pessoas que têm emprego, e que trabalham, precisam ter responsabilidade em seu trabalho. Fazendo as suas tarefas com amor, como se estivessem fazendo para DEUS. 

No verso 23, Paulo fala à todos, ele fala que: "TUDO QUANTO FIZERDES, FAZEI-O DE TODO CORAÇÃO, COMO SE ESTIVESSE FAZENDO AO SENHOR, E NÃO FAZENDO COMO SE ESTIVESSE FAZENDO PARA OS OUTROS, MAS FAZER TUDO COM DEDICAÇÃO, COMO SE NÓS ESTIVÉSSEMOS FAZENDO PARA DEUS".

No verso 24, ele fala que nós devemos ter na consciência que vamos receber do SENHOR prêmio de herança. Porque quando fazemos o melhor para os outros, estamos fazendo para CRISTO. 

No verso 25, ele fala que: "NÃO PODEMOS FAZER RELAXADAMENTE, PORQUE TEMOS RESPONSABILIDADE COM OS OUTROS, PORQUE DA MESMA FORMA QUE NÓS FAZEMOS PARA OS OUTROS, NÓS VAMOS TAMBÉM RECEBER DOS OUTROS.

ELE FALA AQUI QUE NÃO PODEMOS FAZER COM AGRAVO (MÁ VONTADE ou MAL FEITO), PORQUE TAMBÉM VAMOS RECEBER DOS OUTROS, DA MESMA FORMA. QUANDO TRATAMOS AS PESSOAS COM GENTILEZA, ELAS TAMBÉM SÃO GENTIS PARA CONOSCO. QUANDO CUMPRIMOS OS NOSSOS TRATOS COM OS OUTROS, ACARRETAMOS A RESPONSABILIDADE SOBRE O OUTRO, DE TAMBÉM CUMPRIR O QUE ELE TRATOU, ENFIM, O OBJETIVO DE PAULO COMEÇA NA FAMÍLIA, QUERENDO QUE A FAMÍLIA VIVA EM HARMONIA, EM AMOR, MAS ESTENDE-SE TAMBÉM AOS QUE TRABALHAM UNS COM OS OUTROS, E ENVOLVE TODA A SOCIEDADE HUMANA, ENFIM, O QUE NÓS DERMOS PARA OS OUTROS, É COM CERTEZA O QUE RECEBEREMOS, SE DERMOS AMOR, RECEBEMOS AMOR, SE DERMOS O ÓDIO, RECEBEMOS O ÓDIO. E O AMOR E O ÓDIO, SÃO AS DUAS COLUNAS PRINCIPAIS QUE CONDUZEM A VIDA HUMANA".

Nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, estamos com um projeto de AMOR, e por AMOR, vamos trazer UM MILHÃO DE ALMAS PARA DEUS, tirando-as da morte, e trazendo-as para a VIDA ETERNA, por isso, estamos nos doando para conquistar este número de almas para DEUS. 

Estamos te chamando para aceitar o SENHOR JESUS, e dar AMOR para os outros, e nos ajudar a ganhar UM MILHÃO DE ALMAS PARA DEUS.

AMEM, E GLÓRIA À DEUS.

Um comentário:

  1. É a Lei da Reciprocidade. Jesus disse: "... com a mesma medida que tiverdes medido, vos há de medir a vós."(Mateus 7.2b. O ser humano vive em sociedade constituída de direitos e deveres. Tem direito de receber e o dever de pagar. Preciso entender que Tenho o direito de ir e vir, mas o outro também tem.

    ResponderExcluir