segunda-feira, 21 de maio de 2018

490 - (Mateus 15:8-20) - UM CEGO NÃO PODE CONDUZIR UM OUTRO CEGO.


Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.
Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.
E, clamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina.
Então os discípulos, aproximando-se dele, perguntaram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.
Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco.
E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.
Respondeu Jesus: Estai vós também ainda sem entender?
Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce pelo ventre, e é lançado fora?
Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina.
(Mateus 15:8-20)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na 
presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

A sociedade humana consiste em aglomerações, os seres humanos necessitam viver em comunidades para que se ajudem mutuamente, um completa o outro, e assim a sociedade torna-se necessário. Porém, torna-se uma falsa ilusão, porque mesmo estando entre muitas pessoas, somos sós. E por viverem em comunidade, não nos assegura muita proteção, pois a todo momento, alguém que faz parte da sociedade, é levado à situações terríveis, abomináveis, onde ela fica só, em meio à muita gente, este tema já até virou música: "Vivendo só, no meio de muita gente". 

No tema de hoje, JESUS CRISTO fazia parte de uma comunidade, e ELE era um grande líder, e por ser um grande líder, ELE não recebia nada de seus liderados, aquele povo que o seguia, era um povo falso. E aqui no Evangelho de MATEUS, no capítulo 15, no versículo 8 a 20. JESUS descreve o que é viver em meio à uma sociedade viu, corrupta, maldosa, e impiedosa.

No verso 8, está escrito: "ESTE POVO, ME HONRA COM SEUS LÁBIOS, MAS O SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM". O MESTRE JESUS CRISTO, tinha consciência de quem estava em sua volta. Ele sabia que todos esperavam que ELE provesse as aspirações deles, porém, não traziam nada em suas mãos. Queriam apenas usufruir-se.

No verso 9: "MAS EM VÃO ME ADORAM, ENSINANDO DOUTRINAS QUE SÃO PRECEITOS DE HOMENS". JESUS estava se referendo aos sacerdotes, aos homens da lei, aos dirigentes do povo. Tudo que aqueles líderes ensinavam era apenas ensinamentos humanos falíveis. E não lhes causavam solução alguma para os seus problemas.

No verso 10, JESUS chama multidão para orientá-los. Onde ELE disse: "ME OUÇAM, E VOCÊS VÃO ME ENTENDER".

No verso 11, ELE explica: "O QUE DESTRÓI O HOMEM, NÃO É O QUE ELE COME, MAS SÃO AS PALAVRAS QUE SAEM DA SUA BOCA, ISSO SIM, DESTRÓI O HOMEM".

No verso 12, os discípulos de JESUS chegaram mais perto DELE. E disseram: "MESTRE, OS FARISEUS (QUE ERAM LÍDERES RELIGIOSOS DA ÉPOCA) SE ESCANDALIZARAM (SE ABORRECERAM) DE TI. PORQUE O SENHOR ESTÁ DIZENDO QUE ELES ENSINAM APENAS ENSINAMENTOS HUMANOS".

No verso 13, JESUS responde para os discípulos; "TODA PLANTA QUE DEUS NÃO PLANTOU, SERÁ ARRANCADA (JESUS SE REFERIA AOS FARISEUS).

No verso 14, JESUS explica o porque: "SÃO CONDUTORES CEGOS. ORA, SE UM CEGO GUIAR OUTRO CEGO, AMBOS CAIRÃO NO BURACO". JESUS estava se referindo que os fariseus, não entendiam de nada, e queriam conduzir o povo que também não entendiam de nada. 

O apóstolo Pedro, tomou a palavra e fez um pedido para JESUS, mestre, explica-nos esta parábola. E JESUS fez uma pergunta, até vocês não estão entendendo nada. Vocês não entendem que tudo que vocês comem, vocês vão ter que se desfazer, lançar fora ? (Quer dizer, tudo que comemos não vira esterco ?).

No verso 18, ELE orienta: "MAS O QUE SAI DA BOCA VEM DO CORAÇÃO, VEM DO ÍNTIMO, E ISSO CERTAMENTE CONTAMINA AS PESSOAS. PORQUE DO NOSSO ÍNTIMO, SAEM OS MAUS PENSAMENTOS, AS MORTES, O ADULTÉRIO, A PROSTITUIÇÃO, OS FURTOS, OS FALSOS TESTEMUNHOS, E AS BLASFÊMIAS CONTRA DEUS".

No verso 20, ELE tenta abrir a mente dos discípulos: "SÃO ESTAS COISAS QUE CONTAMINA O HOMEM, MAS POR EXEMPLO, COMER SEM LAVAR AS MÃOS, OU QUALQUER TIPO DE ALIMENTO QUE COMA, ISTO NÃO CONTAMINA NINGUÉM".

Queridos irmãos em CRISTO, vejam como JESUS CRISTO inteligentemente esclarece que a sociedade humana não tem nada para oferecer, porque só oferece as coisas perecíveis. Coisas que não permanecem como alimento, que a gente come e vira dejeto. 

Que as orientações humanas não tem nenhuma visão, é como um cego guiando o outro cego, tudo que o homem ensina de si próprio, não produz conhecimentos duradouros, mas sim conhecimentos que não produzem nada, como a comida que comem.

JESUS explica para ele tomar cuidado com o que sai da boca, porque vem dos pensamentos. Pois todos os males vem da imaginação e dos pensamentos humanos. JESUS está chamando a atenção para que o homem, tenha em seus pensamentos as coisas espirituais que permanecem para sempre. 

Por isso que nós, do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, não queremos ser mais um cego conduzindo outro cego, mas estamos trazendo informações que duram para sempre, que trazem a VIDA ETERNA, E QUE TRAZEM A LIBERDADE ETERNA, E ESTA LIBERDADE VEM DO AMOR DE JESUS CRISTO, ATRAVÉS DA SUA BONDADE, E ATRAVÉS SUA MISERICÓRDIA.

Por isso, o nome de nosso MINISTÉRIO É LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, porque somente os ensinamentos de CRISTO nos traz VIDA ETERNA, E A LIBERDADE, E FELICIDADE ETERNA.

AMÉM. GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário