sábado, 5 de maio de 2018

483 - (2 Coríntios 12:1-10) - QUANDO ESTROU FRACO, ENTÃO ESTOU FORTE. PORQUE O PODER DE DEUS, SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA.


Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.
Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.
E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
(2 Coríntios 12:1-10)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na 
presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

A obra de DEUS, aqui na terra, só pode ser realizada por homens. Homens escolhidos por DEUS. Homens que DEUS confia os seus projetos nas mãos destes homens. O importante é que para ser um homem de DEUS, e DEUS confiar seus projetos nas mãos destes homens. 
Como regra, todos têm as mesmas características, são homens fracos sem nenhuma expressão na sociedade, que se tem algum atributo de formação profissional não lhe é exigido ter este atributo para ser homens de DEUS, quando passa a ser homem de DEUS, estes atributos perdem seu valor, todos que são homens de DEUS e que lhe és confiado grandes projetos de DEUS. 

São homens simples, fracos, sem poder aparente, mas eles têm a presença do ESPÍRITO SANTO em sua vida, que é o suficiente para realizarem grandes feitos que aos olhos humanos são impossíveis de compreender, como um homem com tais características fala com DEUS  e DEUS atende.

Ao passo que quando os homens se preparam intelectualmente, e a seus próprios olhos julgam-se merecedores. Passa a não acontecer mais nada em sua vida das coisas sobrenaturais. Porque se julgam merecedores, capazes, preparados, mas não acontece o poder SOBRENATURAL DA FÉ. 

No estudo de hoje, vamos conhecer mais uma história do Apóstolo Paulo que ele viveu. 
Paulo foi um homem formado na cultura judaica, teve como instrutor Gamaliel, que era na época o mais respeitado dos mestres de Israel, Paulo se considerava um homem culto, capacitado, porém, nada disso  lhe servia para fazer a obra de DEUS. Para fazer  a obra de DEUS, Paulo teve que se tornar o mais humilde dos homens.

Homem fraco, sem nenhum poder aparente, porém homem dotado de grande experiência espiritual. E não se gloriavam de si próprio, porque reconhecia que não tinha nenhum poder próprio, nada de si mesmo poderia ajudá-lo, mas tinha o poder espiritual consigo, e o poder de DEUS estava sobre ele.

Na segunda carta de Paulo aos Coríntio. No capítulo 12, do versículo 1 ao 10. Paulo relata aqui a sua humildade, as suas fraquezas, e reconhecia que ele não poderia se gloriar de si próprio, mas trazia consigo a responsabilidade de passar para nós, e para o mundo as suas experiências, experiências tão importantes que o próprio Paulo julgava-se incapaz, e que não havia nenhum mérito em si próprio para receber tão grandes revelações e tão grandes experiências espirituais. Paulo dizia que não poderia se gloriar de si próprio. Mas não poderia deixar de passar tão grandes revelações que recebeu. 

No verso 1 ele começa: "EM VERDADE QUE, NÃO CONVÉM GLORIAR-ME, MAS PASSAREI AS VISÕES E AS REVELAÇÕES DO SENHOR".

No verso 2, Paulo está dizendo que há 14 anos atrás, ele teve uma grande experiência, não sabe se ele estava em seu próprio corpo, ou se estava fora de seu corpo, mas ele sabia que foi arrebatado até ao terceiro céu. 

No verso 4, ele diz: "QUE FOI ARREBATADO AO PARAÍSO, E LÁ NO PARAÍSO, ELE OUVIU PALAVRAS GRANDIOSÍSSIMAS, PALAVRAS MARAVILHOSAS, QUE AOS HOMENS NÃO É PERMITIDO FALAR, PORQUE AOS OLHOS HUMANOS PARECE UMA UTOPIA, OU ALGO INACREDITÁVEL, O QUE PAULO VIU E OUVIU". 

No verso 5, ele diz que: "SOBRE A EXPERIÊNCIA QUE PASSOU, ELE PODERIA SE GLORIAR, MAS NÃO SE GLORIAVA POR SER O HOMEM QUE ELE ERA. PORQUE NÃO TINHA MOTIVOS PARA SE ENGRANDECER A SI PRÓPRIO, A NÃO SER QUE ELE PODERIA SE ENGRANDECER NAS SUAS PRÓPRIAS FRAQUEZAS". 

Quer dizer, como um homem tão fraco como eu, pôde ter tido tão grande experiência que aos seres humanos não é permitido nem falar sobre. 

No verso 6, ele disse: "QUE NÃO IA SE EXALTAR POR TER VIVIDO AQUELAS EXPERIÊNCIA, MAS TAMBÉM NÃO PODERIA SER IGNORANTE, AO PONTO DE NÃO AS REVELAR, PORQUE PAULO NÃO QUERIA QUE OS OUTROS PENSASSEM QUE ELE ERA UM HOMEM DIFERENCIADO POR OUVIREM FALAR DE PAULO TUDO QUE ELE VIVEU". 

"E POR TER VIVIDO ESTAS REVELAÇÕES ESPIRITUAIS TÃO RELEVANTES, PARA QUE NÃO SE EXALTASSE E NÃO SE JULGASSE MELHOR QUE NINGUÉM, FOI LHE PERMITIDO QUE O MENSAGEIRO DO SATANÁS O TOCASSE, E COLOCASSE UM ESPINHO EM SEU CARNE, COM TAL SOFRIMENTO, NÃO SE EXALTARIA, POIS ESTE ESPINHO O TORNAVA UM HOMEM MUITO FRACO"

No verso 8, ele relata que por três vezes ele orou, e pediu à DEUS que tirassem aquele spinhoj
Mas o senhor, disse para Paulo no verso 9: "A MINHA GRAÇA TE BASTA".

"PORQUE O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA". 

No verso 9, ele continua dizendo que agora ele se gloriava sim, mas se gloriava nas suas própria fraquezas. Para que nele se habitasse o poder de CRISTO. 

E agora no verso 10, ele fecha com chave de ouro: "EU SINTO PRAZER NAS MINHAS FRAQUEZAS, QUANDO SOFRO INJÚRIAS, QUANDO PASSO NECESSIDADE, QUANDO SOU PERSEGUIDO, QUANDO SOBREVÊM AS ANGÚSTIAS, MAS FAÇO TUDO POR AMOR À CRISTO. SABEM O PORQUE ? PORQUE QUANDO ESTOU FRACO, AÍ ENTÃO, EU ESTOU FORTE".

Queridos irmãos em CRISTO, enquanto os que estão no mundo buscam conhecimentos, buscam formação, para agregarem em si próprios, valores culturais, e valores profissionais, que não lhe servem para nada, espiritualmente.

 Porque tudo é muito passageiro. Enquanto isso, os homens de DEUS, buscam apenas revelações espirituais e desprezam os valores culturais deste mundo, porque se desprendem das posições deste mundo, mas triunfam nos conhecimentos espirituais, e triunfa nos galardões eternos.

Nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO compreendemos que o valor do dinheiro, e o valor das posições sociais, para nós não representam mais nada, mas sim as experiências espirituais. 

Pois Paulo foi até ao terceiro céu, conheceu a glória de DEUS, e conheceu os mistérios da ETERNIDADE, reconhecia a importância destas experiências, porém desprezava o poder deste mundo, e a exaltação própria, ao ponto de se tornar um homem fraco humanamente, se gloriava de suas fraquezas, mas tinha o orgulho das experiências espirituais, às quais participou.

Estamos te chamando para aceitar  SENHOR JESUS, receber esta transformação, tornar-se fraco, para se tornar FORTE.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário