sexta-feira, 20 de julho de 2018

513 - (Romanos 3:9-20) - TODOS ESTÃO DEBAIXO DO PECADO.

🙏🙏🙏🙏--(TEXTO BÍBLICO)--🙏🙏🙏🙏

Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Em seus caminhos há destruição e miséria;
E não conheceram o caminho da paz.
Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. (Romanos 3:9-20)


🙏🙏🙏🙏🙏--(REVELAÇÃO DO TEXTO)--🙏🙏🙏🙏🙏🙏


Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

Queremos falar um pouco sobre conceitos, sobre normas e regras. Um conceito é o que consideramos mais certo, ou melhor, ou que chegará mais rápido, ou que tem mais eficiência, na minha opinião, conceito é isso. É escolher uma opção que a considero a melhor.

Regras; Regras são posições mais definidas, onde não há opções variáveis. 
Normas; Normas também são preestabelecidas por líderes que entendem que seus liderados tem que agir conforme as suas normas. 

O ser humano é conduzido por leis, por regras, por normas, e até por conceitos. O que é certo para um, já não é certo para o outro. O que se aplica em uma situação, não dá para se aplicar à todas. 

Porque a sociedade humana é composta por mentes, que tem desejos diferentes, aspirações diferentes, valores diferentes. Então, não dá para generalizar o que realmente é certo para um, e o que é certo para o outro.

Por isso que DEUS FEZ UM PLANO DE SALVAÇÃO, onde o que salva não são os conceitos, as normas, as regras, e as leis. O que salva é CRISTO, que ENTREGOU A SUA PRÓPRIA VIDA, PARA SALVAR A MINHA VIDA, INDEPENDENTEMENTE DOS MEUS CONCEITOS. DAS MINHAS NORMAS, DAS MINHAS LEIS.

No estudo de hoje, o apóstolo Paulo falando aos romanos, ele qualifica os seres humanos como todos iguais. E que nenhum ser humano pode se elevar em posições acima dos outros, mostrando ser mais justo, ou que tem uma concepção melhor sobre o que é certo, e o que é errado.

Na Epístola de Paulo aos romanos, no capítulo 3, no versículo 9 a 20. Paulo generaliza os seres humanos e os qualifica. Estando todos na mesma situação, quer dizer, todos estavam mortos, não tinham mais a sua vida, pois haviam perdido através dos seus pecados. 

E pela bondade e pela misericórdia de DEUS, mesmo o homem estando morto, voltou a viver. Com a vida que CRISTO LHE DEU. E A DEU DE GRAÇA. PAGANDO A NOSSA DÍVIDA, E NÃO COBRANDO NADA DE NÓS.

Vamos ver aqui como Paulo relata, quando ele generaliza dizendo que todos estão em pecados. Ele começa com uma pergunta: "VEJAM ? SOMOS NÓS MAIS EXCELENTE OU MELHORES ?"

"DE MANEIRA NENHUMA. PORQUE DESDE O COMEÇO, FICOU CARACTERIZADO QUE TANTO GREGOS, JUDEUS, E TODO O MUNDO, TODOS ESTÃO DEBAIXO DO PECADO"

No verso 10, ele diz: "NÃO HÁ UM JUSTO SE QUER". Paulo não foi injusto com ninguém, o homem é que se coloca em uma posição melhor do que os outros, pensando ser melhor, mas não é.

No verso 12, ele diz que todos se extraviaram, e juntamente se tornaram inúteis, não há quem faça o bem, não há nenhum. 

No verso 14, ele diz que a sua boca está cheia de maldição, e amargura.

No verso 15, ele diz que os pés são ligeiros para derramar sangue. E na sua vida, só há destruição e miséria. Não conhecem o caminho da paz. Não há o temor de DEUS. .

No verso 19, ele diz que a lei é para os que estão debaixo da lei, para que toda boca seja fechada, e todo mundo seja condenável diante de DEUS.

No verso 20, ele diz que nenhuma carne será justificado diante de DEUS, pelas obras da lei. Porque é pela lei que vem o conhecimento do pecado. 

Queridos irmãos em CRISTO, o que Paulo quis dizer é que, a lei veio para mostrar o pecado, e funciona como instrumento de condenação. Porém, há um antídoto que combate a lei, que é o sangue do SENHOR JESUS CRISTO, porque pelo que Paulo relata, pela lei não um há um justo sequer. Não há como se justificar através da LEI. 

Mas há como ser justificado através da justiça de CRISTO, porque a JUSTIÇA DE CRISTO anula a condenação da lei. Mas lei é boa ?

SIM ! ELA É BOA, porque sem a lei, seria muito pior. Mas lei é para os que estão no mundo, a lei não é para os que estão no espírito de CRISTO, PORQUE NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS.

Mas aqueles que não estão em CRISTO, a lei, os condena. Porque não tem o antídoto contra a lei. Somente quem tem JESUS CRISTO, é que fica fora da condenação da lei. Porque CRISTO NOS SALVA COM O SEU SANGUE, DE GRAÇA (POR GRAÇA SOIS SALVOS, NÃO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS).

Queridos irmãos, queremos que compreendam que a lei continua em vigência, para os que estão debaixo da lei. E estando em baixo da lei, estão sem CRISTO. 

Mas aqueles que estão com CRISTO não estão mais embaixo da lei, mas estão embaixo da graça do nosso SENHOR JESUS CRISTO, que nos salvou de graça.

AMÉM, GLÓRIA A DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário