terça-feira, 9 de outubro de 2018

537 - (Hebreus 10:35-39) - SERÁ QUE CONSEGUIREMOS NÃO QUEBRAR A NOVA ALIANÇA COM DEUS ?

🙏🙏🙏🙏--(TEXTO BÍBLICO)--🙏🙏🙏🙏
Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. (Hebreus 10:35-39)

🙏🙏🙏🙏🙏--(REVELAÇÃO DO TEXTO)--🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO 

A confiança é o fator principal entre pessoas de diversos graus, parentescos, de amizade, de negócios, parcerias, e projetos juntos. Não há como continuar em um projeto de vida com alguém se não houver confiança. 

Uma vez a confiança quebrada, quebra a estrutura de projetos, de parcerias, de amizades, e até cônjuges, e podemos ir mais além, filho com pai, e pai com filho.

CONFIANÇA, eis a palavra, enquanto ela existe. Reina a paz, a tranquilidade, a segurança. Uma vez quebrada a confiança, não há parceria que sobreviva, muito menos amizades, e muito menos cônjuges. Será que uma vez a confiança quebrada, é possível restabelecê-la ?

Esta resposta, eu deixo a cargo da palavra de DEUS, para que possamos compreender se é possível restabelecer a confiança com alguém, ou se não é possível. De uma coisa eu tenho certeza, quando se quebra a confiança, há prejuízos graves. Mesmo sendo de uma confiança de pai para filho, quando se rompe a confiança. Há prejuízos graves.

Para o homem é quase impossível a confiança na sua totalidade, ou seja, 100% como antes. O ser humano dado aos fatos, tem medo de voltar a investir em uma nova confiança, com alguém à qual já foi quebrada.

Estudando a palavra de DEUS, descobrimos que o homem quebrou a confiança com DEUS. E este fato causou um prejuízo muito grande para o ser humano. O ser humano passou a experimentar algo que não conhecia, que é a morte. 

Vejam, queridos irmãos, o tamanho do prejuízo que o homem teve por quebrar a confiança entre os seres humanos e DEUS. Porém, DEUS na sua bondade, pela sua misericórdia, fez um plano para restaurar a confiança, entre DEUS  e o homem.

Para isso, houve prejuízo também da parte de DEUS, para restaurar esta confiança, foi necessário DEUS entregar seu filho único para morrer, derramar seu sangue, e através de um pacto de sangue, a confiança foi restaurada. 

No estudo de hoje, na epístola aos hebreus, capítulo 10, refere-se à este tema, a CONFIANÇA. No verso 35: "NÃO REJEITEIS POIS A VOSSA CONFIANÇA, E AVULTADO GALARDÃO".
Veja bem, o autor que na minha visão é o apóstolo Paulo, muitos porém, não tem esta certeza. Paulo adverte para não rejeitarmos esta confiança que voltou a existir entre DEUS e o homem. E é uma confiança que traz para o homem, um grande galardão, uma grande recompensa, uma grande vitória.

Esta confiança, Paulo fala no verso 36, que necessita de paciência para alcançar, porque é necessário que aconteça algo muito importante, para que esta confiança tenha êxito, e realmente alcance a vitória.

No verso 36, Paulo relata: "PORQUE NECESSITAIS DE PACIÊNCIA PARA QUE DEPOIS DE HAVERDES FEITO A VONTADE DE DEUS, POSSAIS ALCANÇAR A PROMESSA". 
Esta confiança, ela foi reatada por parte de DEUS. Foi DEUS QUEM propôs esta renovação de pacto de aliança. Para que esta nova aliança que produza a confiança, se complete. É necessário que o homem faça a vontade de DEUS.

Paulo, tenta animar aqueles que têm confiança, aqueles que alcançaram a confiança novamente, no verso 37, Paulo fala que somente um pouquinho de mais tempo, e o que haverá de acontecer, acontecerá. E ele disse que não tardará, que podemos continuar confiando nas promessas do SENHOR, porque elas vão se cumprir todas. E temos que investir cada vez mais nesta confiança mútua, porque tudo irá acontecer exatamente como foi previsto por DEUS. 

Agora no verso 38, ele fala que tem mais um item que é muito importante para que esta confiança que foi restabelecida, possa triunfar. 

Paulo diz assim: "MAS O JUSTO VIVERÁ DA FÉ". Vejam queridos irmãos, como é importante manter a confiança em DEUS. Como é importante investir na confiança deste relacionamento, entre DEUS e homem.

Ele está dizendo que, o que DEUS disse que irá acontecer, irá acontecer, e com certeza acontecerá, e não tardará.

MAS PORQUE ELE DIZ QUE O JUSTO VIVERÁ DA FÉ ?

Ele diz isso porque sabe as tribulações deste mundo, e é necessário ter muita FÉ, para permanecer nesta confiança de que este relacionamento, DEUS  e homem, lhe trará com certeza a VIDA ETERNA.

Mas em meio aos vendavais da vida, para nos mantermos firmes, temos que ter muita FÉ em DEUS. 
No verso 38 ainda, Paulo diz que, se o homem perder a FÉ, e recuar, DEUS não terá prazer nele.

O QUE ISTO QUER DIZER ?

Isto que dizer, que se o homem desistir, a confiança será quebrada novamente, e o homem mais uma vez, enfrentará a morte, e desta vez, morte eterna, e morte espiritual.

No verso 39, o Apóstolo Paulo nos dá ânimo para enfrentarmos, os vendavais da vida. Ele fala assim: "NÓS, PORÉM, NÃO SOMOS DAQUELES QUE SE RETIRAM PARA A PERDIÇÃO". 

Queridos irmãos, Paulo está dizendo que nós não somos daqueles que desistem, daqueles que não valorizam a nova confiança estabelecida entre DEUS e o homem. Mas Paulo continua dizendo: "MAS NÓS SOMOS, DAQUELES QUE CREEM, QUE CONTINUAM CRENDO NESTA NOVA ALIANÇA, NESTA NOVA CONFIANÇA. NÓS CREMOS E CONFIAMOS PARA CONSERVAÇÃO DA NOSSA ALMA".

Paulo quer dizer que nós não vamos desistir, mas nós vamos permanecer nesta nova aliança com DEUS, que nos traz a confiança, e com FÉ, alcançaremos a VIDA ETERNA, porque não somos daqueles que desistem, mas somos daqueles que permanecem cada vez mais firmes e conscientes de que temos uma nova aliança com DEUS, e que DEUS é fiel, jamais quebrará esta nova aliança, e nós através da FÉ, não desistiremos, e não quebraremos mais esta nova aliança, e nem quebraremos mais esta nova confiança, entre nós e o nosso DEUS, e viveremos felizes com DEUS, PARA TODA ETERNIDADE.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

2 comentários: