sexta-feira, 17 de junho de 2016

185 - (1 Timóteo 3:1-16) - O COMPORTAMENTO DOS DIRIGENTES DA IGREJA

"Queridos irmãos, devemos informar, que devido aos problemas de saúde, acumulado com uma viagem, não podemos postar nossas mensagens como o fazemos habitualmente. 
Para tanto pedimos desculpas."



Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa;
Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
(1 Timóteo 3:1-16)

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO À TIMÓTEO - (Capítulo 3, Versículo 1 a 16)
Queridos irmãos, estamos estudando a Epístola de Paulo à Timóteo, e Paulo preparando Timóteo para prosseguir com o Evangelho, pois Paulo não via condições próprias para continuar ele mesmo, tão grande obra, então ele está elegendo Timóteo como um dos líderes principais da igreja. E como falamos no último post.

Paulo orienta sobre os deveres das mulheres cristãs. Porém, ao compararmos a época que Paulo vivia, e a época que vivemos hoje, não há como equipararmos os direitos e deveres das mulheres. Devido às mudanças na sociedade não só de um país, mas praticamente de todos os países do mundo. 
Mas procuramos atender o máximo as recomendações de Paulo, com relação aos direitos e deveres das mulheres. 

Agora no capítulo 3, Paulo está falando dos deveres dos bispos e dos diáconos, primeiramente, ele aborda sobre os bispos, que o bispo não deve ser uma pessoa que se exalte a si próprio, e que não venha a ser uma pessoa que mereça ser repreendido, e que seja marido de uma só mulher. 

Porque marido de uma só mulher ?
Porque na época era permitido ter várias mulheres, mas como muitas mulheres, representa muitas famílias, não fica bem para um bispo, porque há muitos problemas, para conciliar com várias famílias, porém, para pessoas normais, era normal, como hoje ainda é, no oriente médio, o homem ser esposo de várias mulheres. Inclusive, a cultura islâmica também permite a união de um homem com várias esposas. 

Porém, Jesus Cristo disse que no céu, não há casamento: "TODOS SERÃO COMO OS ANJOS, NÃO SE CASAM, E NÃO SE DÃO EM CASAMENTO".
Porque a união entre um homem e uma mulher é uma união de amor, porém tanto no caso monogâmico como, no caso bígamo, o objetivo é a geração de filhos para DEUS.
Porém no ocidente, os costumes é o casamento monogâmico.

Porém o bispo não pode ser pessoa beberão, não pode ser uma pessoa que causa confusão, que briga com alguém, não pode ser cobiçoso, não pode ter ganância, mas moderado. 
Não participando de nenhuma contenda, e também não pode ser avarento, e que governe bem a sua própria casa. Mantendo seus filhos bem educados, e sempre em sujeição aos pais com modéstia. PORQUE QUEM NÃO SABE GOVERNAR A SUA PRÓPRIA CASA, NÃO PODE GOVERNAR A SUA IGREJA. Não se exalte e não seja soberbo. 
Para que não caia nos laços do diabo. 

Da mesma forma os diáconos também sejam pessoas honestas, que não seja falador. Falando da vida dos outros. Que não seja beberrão, que não cobiça o que é dos outros, que não tenha ganância.
Recomenda-se que sejam primeiro testados, para depois exercer definitivamente o cargo.

Da mesma forma, deve ser marido de uma só esposa. Que cuide bem da sua família. Que governe bem a sua casa. Paulo disse que estava escrevendo que esperava vê-los, mas como ele tinha dúvidas, poderia talvez demorar muito. Mas se ele demorasse, estava pedindo para que eles soubessem com agir na casa de DEUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário