terça-feira, 21 de junho de 2016

189 - (1 Timóteo 5:17-25)- OS DEVERES DOS PASTORES DE HOJE


17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
19 Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.
20 Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.
21 Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
24 Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois.
25 Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se.

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO À TIMÓTEO - (Capítulo 5, Versículo 17 a 25)
Queridos irmãos, continuamos estudando a primeira carta de Paulo a Timóteo, ainda no capítulo 5, à partir do versículo 17. 

Paulo está falando aqui, a respeito dos presbíteros da igreja, para Paulo, os presbítero é uma função de muita responsabilidade, e uma função digna de dupla honra. Porque os presbíteros, eles tem a responsabilidade de conduzir a igreja ensinando as boas práticas orientando com relação à FÉ, fazendo com que as pessoas vivam o Evangelho do senhor Jesus Cristo, em AMOR, não por obrigação, mas com prazer na vida cristã, fazendo parte do Corpo de Cristo, e produzindo no Evangelho, dando frutos para DEUS. 

Os ministro governem bem, e que sejam estimados por todos. Paulo fala que eles também tem alguns direitos, que eles tem direitos à salário, para que possam ter um sustento necessário para sua família.
Então, Paulo fala que o obreiro é digno de seu salário.

Agora no verso 19, ele diz que não devemos os presbíteros, a não ser que seja uma acusação pública, através de duas ou três testemunhas. Esta acusação tem que ser na presença de todos, para que todos saibam, e sirva como exemplo.

"AGORA PEÇO À VOCÊS DIANTE DE DEUS, E DO SENHOR JESUS CRISTO, E DOS ANJOS ELEITOS, PARA QUE FAÇAM TUDO COM ORDEM, E COM RESPONSABILIDADE E IMPARCIALIDADE"

No verso 22, Paulo fala que ninguém acuse à ninguém precipitadamente, nem participe dos pecados alheios, mas devemos nos considerar puros e nos conservar puros diante de DEUS.

No verso 23, ele fala uma coisa curiosa. Pedindo para os presbíteros para não beber água pura, mas para misturar um pouco de vinho, para proteger o estômago das frequentes distúrbios estomacais que possam ocorrer.

Com relação aos pecados, algumas pessoas apresentam o seu pecado antes do juízo. Em outros casos os pecados ficam ocultos e se apresentam depois do juízo. Assim também as boas obras, em alguns se apresentam antes do juízos, e outros apresentam depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário