sexta-feira, 1 de julho de 2016

198 - (2 Timóteo 4:8-22) - COMBATI UM BOM COMBATE. ENCERREI A CARREIRA, E GUARDEI A FÉ.



Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
9 Procura vir ter comigo depressa,
10 Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.
11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
12 Também enviei Tíquico a Éfeso.
13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
14 Alexandre, o latoeiro, causoume muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.
15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.
16 Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.
17 Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
18 E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.
19 Saúda a Prisca e a Áqüila, e à casa de Onesíforo.
20 Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto.
21 Procura vir antes do inverno. Ežubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia, e todos os irmãos te saúdam.
22 O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém.

SEGUNDA EPÍSTOLA DE PAULO À TIMÓTEO - (Capítulo 4, Versículo 8 a 22)
Queridos irmãos, estamos encerrando o estudo da Segunda Carta de Paulo ao Ministro Timóteo, onde Paulo fala sobre as considerações finais ao Timóteo, e faz uma reflexão de todos os acontecimentos na vida de Paulo, e também sobre o Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Paulo está prevendo a sua morte, como se estivesse sendo oferecido como um sacrifício, com a sua morte. Onde ele fala assim:


"COMBATI UM BOM COMBATE. ACABEI A CARREIRA E GUARDEI A FÉ. DESDE AGORA A COROA DA JUSTIÇA ESTÁ GUARDADA, A QUAL O SENHOR, JUSTO JUIZ ME DARÁ NAQUELE DIA, E NÃO SOMENTE A MIM, MAS TAMBÉM À TODOS QUE AMAREM A SUA VINDA"

Paulo sabendo da sua trajetória final, pede para Timóteo que o visite com urgência, porque todos que estavam com ele o abandonaram, na sua primeira defesa, ninguém o ajudou. Ele diz que somente Lucas ficou com ele.

E ele pede ao Timóteo trazer Marcos também, porque considerava que Marcos era muito útil para ele no Ministério, mas ele diz que Alexandre, o ratoeiro, causou muitos males para Paulo, e Paulo pedia para que o retribuísse aquilo que ele tinha feito.

No verso 16, Paulo fala que ninguém assistiu à Paulo em sua prisão. Antes todos abandonaram a Paulo. Mas Paulo disse que o Senhor Jesus deu toda força para ele na sua defesa, e que o Evangelho também foi pregado à todos os gentios, e todos ouviram a pregação, e Paulo relata aqui: "FIQUEI LIVRE DA BOCA DO LEÃO ! E O SENHOR JESUS CRISTO ME LIVRARÁ DE TODA MÁ OBRA, E ME GUARDARÁ PARA O SEU REINO CELESTIAL, E A GLÓRIA, E A HONRA SEJA DADA SOMENTE O SENHOR JESUS".

AMÉM

GLÓRIA À DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário