quinta-feira, 14 de julho de 2016

207 - (Hebreus 2:1-18) - JESUS CRISTO ATRAVÉS DO CORPO FÍSICO, CARNE E SANGUE. SE TORNA HOMEM, MAS É SUPERIOR À TODOS OS ANJOS.



1 Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.

2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
5 Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
6 Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo:Que é o homem, para que dele te lembres?Ou o filho do homem, para que o visites?
7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos,De glória e de honra o coroaste,E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
8 Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
9 Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12 Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

EPÍSTOLA DE PAULO AOS HEBREUS - (Capítulo 2, Versículo 1 a 18)
Queridos irmãos, estamos estudando a Epístola de Paulo aos hebreus, no capítulo 2.
Paulo falando aos hebreus, ele sentiu a necessidade de confirmar, e afirmar a autoridade e a competência, e a função do Nosso Senhor Jesus, diante de DEUS. Diante dos anjos, diante das osteas espirituais da maldade (o diabo), e seus anjos.

E também diante dos seres humanos. a importância do filho de DEUS na nossa vida, e no projeto da nossa SALVAÇÃO, que vem através do Senhor Jesus.
Por estar falando aos hebreus, Paulo via necessidade de esclarecer o máximo possível o PLANO DA SALVAÇÃO através de Jesus Cristo. 

Porque eles precisavam de um esclarecimento sobre esta questão do FILHO DE DEUS, e do SALVADOR DA HUMANIDADE ?

Porque os judeus que eram vindo dos hebreus, não criam em Jesus Cristo, mas esperavam outro Messias, e não valorizavam o sacrifício de Cristo como o deveriam valorizar, e deveriam compreender o PLANO DA SALVAÇÃO através de Jesus Cristo.

Então, entendemos que o povo judeu, é chamado judeu por filosofia religiosa. 
Que por nacionalidade foi constituído do povo hebreu, que hoje é chamado de israelita. Todos que são nascidos em Israel. Mas nem todo israelita, é judeu. Porque judeu, é uma religião.

Os nascidos em Israel podem serem cristãos, ou muçulmano, ou budista, sendo que a religião principal de Israel é a judaica. Mas nada impede de um israelita pertencer à outras entidades religiosas.

Paulo fala que devemos aprender com muita dedicação tudo que ouvimos, para que nunca nos desviemos do que aprendemos. Porque a palavra falada pelos anjos foi fiel, e firme, no início de tudo, e quem não obedeceu, teve a sua justa retribuição como a mereceu.

No verso 3, Paulo fala de uma nova fase, que é SALVAÇÃO PELA GRAÇA, com esta expressão: "COMO ESCAPAREMOS, SE REJEITARMOS TÃO GRANDE SALVAÇÃO, QUE FOI ANUNCIADA PELO SENHOR JESUS, E DEPOIS PELOS APÓSTOLOS".

"E DEUS DEU PARA ELES PODER, SINAIS POR MILAGRES, E POR MARAVILHAS, E POR DONS DO ESPÍRITO SANTO, O QUAL ELES RECEBERAM EM ABUNDÂNCIA".

No verso 6, Paulo fala que quem é o homem para que possa por si só se salvar ? pois o homem não tem poder algum, nem para salvar o seu corpo físico, nem para salvar o seu corpo espiritual. 

Mas no verso 7, ele fala sobre a estatura do Senhor Jesus, que é um pouco menor do que os anjos, porém foi coroado de honra, e glória, e DEUS o colocou sobre o domínio de todas as coisas.

"TODAS AS COISAS ESTÃO SOBRE O SEU DOMÍNIO, NADA FICOU QUE NÃO ESTEJA SOBRE O DOMÍNIO DO SENHOR JESUS CRISTO".

Por Jesus ser santificado, e ter todo poder, toda honra e toda a glória, ele também concedeu àqueles que crerem Nele, que também sejam santificados. E que façam parte do REINO DE DEUS, e do corpo de Cristo, que é a Igreja.

Porque foi necessário que Ele participasse da condição humana através da carne, e do sangue, para que nós também participássemos da carne Dele, e do sangue Dele para nos justificarmos perante DEUS, e fazermos parte deste corpo onde Cristo é a cabeça.

Foi necessário que em tudo Jesus fosse semelhante à nós para que tornássemos filhos de DEUS, e fizéssemos parte do seu Reino, e da sua Glória.

Tendo Ele em tudo sofrido e passado por todas as aflições é que Ele também nos socorre quando somos tentados, e quando passamos por tribulações, e aflições, é ELE QUEM NOS LIVRA DE TODO MAL.

AMÉM 

GLÓRIA À DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário