quarta-feira, 6 de julho de 2016

201 - (Tito 3:1-15) - DEVEMOS OBEDECER OS PRINCIPADOS E POTESTADES, É A ORIENTAÇÃO DE PAULO À TITO.


Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;
2 Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
3 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
8 Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
9 Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
10 Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
11 Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
12 Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.
13 Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte.
14 E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.
15 Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda tu os que nos amam na fé. A graça seja com vós todos. Amém.


EPÍSTOLA DE PAULO À TITO - (Capítulo 3, Versículo 1 a 15)
Queridos irmãos, estamos estudando o capítulo 3 da epístola de Paulo à Tito, no primeiro versículo, Paulo orienta à Tito, para que ele oriente as pessoas que ele vai levantar como ministros do Evangelho (que é bispos, presbítreos, diáconos). 

Estas pessoas devem obedecer os principados e potestades celestiais. Quem são estes personagens ?
São anjos de DEUS a serviço do Evangelho. Devemos incluir o principal personagem que orienta os pregadores do Evangelho e da Revelações, e orientações e dirige todos aqueles que fazem o trabalho da pregação do Evangelho. E este personagem é "O ESPÍRITO SANTO".

Então, devemos entender que, no âmbito espiritual há uma hierarquia a ser observado. E uma obediência a esta hierarquia.
Mas quando que podemos dizer que estamos sendo guiados, dirigidos, orientados pelo ESPÍRITO SANTO E PELAS HOSTES CELESTIAIS ?
Quando nós crescemos espiritualmente, e vamos se aproximando da estatura espiritual de Cristo, do ESPÍRITO SANTO e dos Anjos, que são as hostes espirituais.

Então nós devemos estar preparados para atender as ordens das Hostes Espirituais Celestiais, que estão a serviço do DEUS criador do céu e da terra, do Senhor Jesus, e O ESPÍRITO SANTO que habita dentro de nós, porque o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO.

Os ministros e obreiros devem ser pessoas modestas, não contenciosos, que sejam mansos, educados, com todas as pessoas. Porque antes de conhecermos o Evangelho, em outro tempo. Nós eramos desobedientes, destraviados, servindo à outras hostes espirituais, tínhamos prazer nos prazeres do mundo. Eramos cheios de malícia, de inveja, de ódio, nos odiávamos uns aos outros.

Mas quando chegou a salvação através do Senhor Jesus Cristo, nós mudamos e os nossos sentimentos também mudaram. As obras antigas pelas obras das justiças de DEUS. E fomos renovados pelo ESPÍRITO SANTO.

Que o Senhor Jesus derramou sobre nós o e Espírito Santo em abundância e como fomos justificados pela sua graça, também recebemos o direito de ser herdeiro de DEUS, e da VIDA ETERNA através do sacrifício do Senhor Jesus.

No verso 9, é uma questão importante, onde Paulo orienta para os líderes do Evangelho, que não entrem em questões loucas, de genealogias e contendas que não debatam acerca da lei, porque tudo isso são coisas inúteis e vãs. Quando alguém se mostra divergente, e quer contenda devemos evitá-lo.


Quando encontramos pessoas que são totalmente contrárias, e que estão perdidas no pecado. E que já estão em si mesmos condenados, este tal, devemos abandoná-los. 

AMÉM

GLORIA À DEUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário