sexta-feira, 21 de abril de 2017

331 - (João 15:9-17) - NÃO FORAM VOCÊS QUEM ME ESCOLHERAM, EU ESCOLHI VOCÊS.


Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
(João 15:9-17)


Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

O ser humano não foi feito para viver só, porque desde a criação os seres humanos, sentiram necessidade de viverem em grupos, para se ajudarem uns aos outros, para se defenderem conjuntamente: "A UNIÃO FAZ A FORÇA". Esta expressão foi descoberta e conhecida no início de todas as civilizações.

E a natureza humana, através desta união descobriu o AMOR. E quanto mais a proximidade dos seres humanos, maior a intensidade do AMOR. No caso, o macho e fêmea se completam, por isso, tornam-se mais íntimos e mais participantes um do outro, tanto no sofrimento como na alegria.

E deste relacionamento, pela misericórdia de DEUS, vem a procriação humana, chegamos hoje à uma explosão demográfica resultante destas proximidades e do amor proporcionado por esta convivência próxima e particular de ambos (macho e fêmea, raça humana).

Este sentimento nobre que é o amor, está contido no DNA de toda raça humana, independente de cor, e nacionalidade. 

No estudo de hoje, nós compreendemos melhor este sentimento, porque vamos passar a conhecer de onde vem, este sentimento. 

Aqui no Evangelho do Apóstolo João, no capítulo 15, do versículo 9 ao 17. 
JESUS CRISTO passando para os discípulos a necessidade do AMOR, e de onde vem o AMOR. 

No verso 9, ele diz: "COMO O PAI ME AMOU, TAMBÉM EU VOS AMEI A VÓS, PERMANECEIS NO MEU AMOR". Vejam, que o AMOR vem de DEUS, que por sua vez, amou o FILHO, e o FILHO, por sua vez, nos amou à nós.
Vejam, como que o amor se aperfeiçoa e cresce, aumenta, então, entendemos que o AMOR pode ser avaliado, pode amar pouco, mas também pode amar muito.

Esta intensidade do AMOR, ela vem conforme o relacionamento e a fidelidade deste amor. 

Para demonstrar a intensidade deste amor, é necessário demonstrar através de ação, no caso do verso 10, ele diz assim: "SE GUARDARDES OS MEUS MANDAMENTOS, PERMANECEREIS NO MEU AMOR. DO MESMO MODO QUE EU TENHO GUARDADO OS MANDAMENTOS DO MEU PAI, E PERMANEÇO NO SEU AMOR".

Vejam bem, esta forma de provar o AMOR, quando nós fazemos o desejo de quem nós amamos, JESUS permanecia no amor de seu PAI, porque fazia somente o que o PAI mandava.

No verso 11, ele está dizendo, que está pedindo: "QUE PERMANECEMOS NELE, PARA QUE A NOSSA ALEGRIA E FELICIDADE, PERMANEÇA EM NÓS DE UMA FORMA COMPLETA, MAS NÓS TEMOS QUE CUMPRIR O SEU MANDAMENTO, E O MANDAMENTO DELE É ESTE: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI".

Para esclarecer sobre o que é mandamento, queremos dizer que o mandamento não é algo forçado, ou um fardo pesado. Ele apenas nos deu um mandamento, que nós amássemos uns aos outros, como ELE nos AMOU.

Este mandamento, ele não é um fardo pesado, mas sim, algo prazeroso. Porque o amor nos dá, prazer, alegria, e felicidade.

No verso 13, ELE qualifica o AMOR, desta forma: "NINGUÉM TEM AMOR MAIOR AMOR QUE ESTE, DE DAR A SUA VIDA PELA A VIDA DE SEUS AMIGOS". Vejam a intensidade do amor que ELE está nos dando o exemplo, amar alguém ao ponto de valorizarmos este alguém, mais do que a nossa própria vida. 

É isto que nós queremos passar para vocês sobre a intensidade do amor, o amor cresce, aumenta, ao ponto de valorizar mais a quem nos amamos do que a nossa própria vida.

No verso 14: "VÓS SEREIS MEUS AMIGOS, SE FIZERES O QUE EU VOS MANDO". Quer dizer, que para chegar ao aperfeiçoamento do AMOR, tem que haver um comprometimento em fazer a vontade do outro.

Este aperfeiçoamento transforma os relacionamentos. ELE exemplifica aqui no verso 15, como este aperfeiçoamento transforma a forma de relacionamento.

Ele diz assim: "JÁ VOS NÃO CHAMAREIS SERVOS, PORQUE O SERVO NÃO SABE O QUE FAZ O SEU SENHOR, MAS TENHO VOS CHAMADO DE AMIGOS, PORQUE TUDO QUANTO OUVI DE MEU PAI, VOS TENHO FEITO CONHECER". 
Notem como o amor muda, de servo, passa a ser amigo. Quando há um comprometimento em um fazer a vontade de outro, por amor.

No verso 16, ELE esclarece que tem partir de alguém, o início deste amor, sempre tem que partir de um lado. Por isso, ele disse assim: 

"NÃO ME ESCOLHESTE VOS À MIM, MAS EU VOS ESCOLHI A VOS, E VOS NOMEEI PARA QUE DÊ MUITO FRUTO, E O VOSSO FRUTO PERMANEÇA, AFIM DE QUE TUDO QUANTO, EM MEU NOME PEDIRDES AO PAI, ELE VÔ-LO CONCEDA".

Vejam bem, irmãos em CRISTO, o amor existe para construir. Para que produza um resultado gratificante, no exemplo de CRISTO, é que O AMOR PRODUZA FRUTOS, frutos bons, saborosos.

E ele esclarece no verso 17, o porquê, ele diz assim: "EU ESTOU PEDINDO ISTO PARA VOCÊS, E ESCLARECENDO TUDO ISTO, PARA QUE: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS".

AMÉM,
GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário