terça-feira, 9 de agosto de 2016

225 - (Tiago 3:1-12) - A PALAVRA EDIFICA E DESTRÓI.


Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
(Tiago 3:1-12)

EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO - (Capítulo 3, Versículo 14 a 26)

Queridos irmãos, estamos estudando a Epístola de Tiago, no capítulo 3, versículo 1 ao 12.
Tiago, continua dando orientações importantes para a vida do cristão. Neste capítulo, ele está preocupado em ensinar principalmente os líderes da igreja, como controlar a sua própria língua.

As nossas palavras, elas refletem o que somos. A nossa personalidade, o nosso grau de compreensão, nosso grau de domínio próprio, nosso grau de amor, nosso grau de bondade. E também, os nossos projetos e o que queremos realizar, e o que estamos realizando.

Tudo isso é revelado através das nossas palavras. A sabedoria que nós temos dentro de nós, é quem controla estes impulsos fonéticos. Por isso, que Tiago nos leva a compreender que é necessário ter uma sabedoria para frear estes impulsos.

No verso 3, ele fala:"se colocamos freios nas bocas do cavalos, e com este freio dominamos todo o corpo do cavalo". Também a sabedoria é um freio, que podemos usar para frear as nossas palavras. 
A língua é um pequeno órgão do corpo, porém, capaz de produzir grandes mudanças nas nossas vidas, tanto na área de construir, como na área de destruir.

Tiago, no verso 6, ele compara a língua como um fogo. E o fogo tem uma capacidade muito grande de destruição. Temos que ter cuidado com o fogo, e ter cuidado com a língua. 
A língua que bem diz, é a mesma que mal diz. A língua que abençoa, é a mesma que amaldiçoa.

Tiago ainda fala que uma fonte de água, ela não pode ao mesmo tempo jorrar água doce, e água salgada. Uma árvore que produz figos, não pode produzir azeitona. Portanto, a língua de um homem de DEUS, e uma mulher de DEUS não pode produzir as duas coisas ao mesmo tempo.


Queridos irmãos, nós do WWW.LIBERTOSPELOAMORDECRISTO.COM.BR, conhecemos o Evangelho. 

"O EVANGELHO SALVADOR".

Pois, como a língua não pode ter uma função dupla. O EVANGELHO também não pode ter uma função dupla. Que seria, SALVAR e condenar ao mesmo tempo. 
Como a língua do cristão deve somente proferir palavras de VIDA ETERNA. O EVANGELHO DE CRISTO é o meio que proporciona esta VIDA ETERNA.

Então, a nossa língua tem que estar automatizada para proferir palavras de BENÇÃOS, e não palavras de maldição. Palavras que edificam, e não palavras que destroem. Portanto, procuramos não contendermos através de análises de doutrinas, mas proferimos as palavras que recebemos do ESPÍRITO SANTO. Que são palavras de VIDA ETERNA.

Por isso, os discípulos disseram para JESUS:"MESTRE, PARA ONDE IREMOS ? SE SOMENTE TU, TENS AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA".
Então, queridos irmãos, Paulo disse:"SEDE MEUS IMITADORES, COMO EU SOU DE CRISTO"

Se somos imitadores de CRISTO, também proferimos palavras de VIDA ETERNA. 

AMÉM

GLÓRIA À DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário