A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.
(Isaías 61:1-4)
Quando o homem se separou de DEUS, através do pecado, o pecado tornou-se uma barreira, entre DEUS e o ser humano. A PALAVRA DE DEUS diz que o pecado causa separação entre DEUS e o homem.
O Bíblia chama o pecado de ofensas. Ela se refere ao estado de pecado que o homem se encontra (quando estávamos em nossas ofensas e pecados, distantes de DEUS), significa que pecar contra alguém, é ofendê-lo, e esta ofensa, dependendo do grau, ela causa rupturas, separações, no caso de uma amizade, quando um amigo ofende o outro, a amizade abala.
Pode ocorrer um distanciamento um do outro, no caso de um casal, dependendo da ofensa, pode causar uma separação. No caso do ser humano, a ofensa foi tão grande que houve uma separação entre DEUS e o homem. Quando houve esta separação, houve um prejuízo de ambas as partes. Tanto DEUS perdeu, como o homem também perdeu. DEUS perdeu o homem, e o homem perdeu a DEUS.
Como esta ofensa foi muito forte, o homem não teria como resgatar esta ofensa, e voltar a ter um relacionamento com DEUS, pois pela lei natural das coisas, somente poderia ser pago tal ofensa, com a morte. Tamanha foi a ofensa. Então o homem passou a estar em um estado de morte, e MORTE ETERNA.
Para que houvesse uma restauração deste relacionamento DEUS e homem, seria necessário alguém morrer, para que pudesse pagar essa dívida que foi causada por esta ofensa, ou seja, por este pecado, cometido pelo homem. Como o homem nem mesmo com a sua morte conseguiria pagar este preço, alguém que não tivesse pecado algum, não devesse nada, poderia pagar com a sua vida, porque a sua vida lhe pertencia, e ele não devia nada a ninguém. ELE era dono de sua própria vida, então, ELE poderia dar a quem ELE quisesse.
DEUS na sua grandeza, e na sua misericórdia, ELE resolveu entregar seu próprio FILHO que não devia nada, que tinha a sua vida livre, lhe pertencia. Então, ELE poderia entregar a sua vida, para pagar a ofensa do homem.
Então DEUS, resolveu colocar o seu plano em ação, e iniciou dando informação aos seres humanos, sobre tudo que acontecera, e sobre o seu plano de resgate pela vida do homem.
Então DEUS enviou os profetas, e os profetas recebiam revelações, através do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, e as repassavam para o povo.
No estudo de hoje, nós vamos estudar no livro do profeta Isaías, onde o profeta Isaías profetiza muitos anos antes do SENHOR JESUS chegar à esta esta terra, que viria um salvador, e que esse salvador iria dar sua própria vida, e tinha o poder através de sua vida para resgatar o homem.
No capítulo 61 de Isaías, e no versículo 1 ao 4. O profeta Isaías profetiza sobre o SENHOR JESUS, e dá uma visão muito clara da capacidade do SENHOR JESUS, e de sua missão de como o SENHOR JESUS iria agir.
No versículo 1, o profeta fala assim: "O ESPÍRITO DO SENHOR JEOVÁ ESTÁ EM MIM (JESUS CRISTO), PORQUE O SENHOR ME UNGIU PARA PREGAR BOAS NOVAS AOS MANSOS)". Vejam que a primeira missão do SENHOR JESUS, é trazer uma boa notícia para os seres humanos. Boas novas quer dizer que era uma notícia boa e nova, que ninguém conhecia.
QUE NOTÍCIA SERIA ESSA ?
"ARREPENDEI-VOS E CONVERTEI-VOS PARA QUE SEJA APAGADOS OS VOSSOS PECADOS". Então a boa notícia que o SENHOR JESUS veio proclamar, é que havia chegado a hora do PERDÃO DAS OFENSAS, E DOS PECADOS.
ELE continua: "ENVIOU-ME A RESTAURAR OS CONTRITOS DE CORAÇÃO". O ser humano sem DEUS, ele fica destruído, sem esperança, no estado de morte. Então o coração fica triste, contrito, destruído.
"ENVIOU-ME A PROCLAMAR-ME AOS CATIVOS". Por causa das ofensas que o homem fez contra DEUS, o homem tornou-se escravo, e estava em cativeiro, preso pelo diabo, o maligno. O príncipe deste mundo que fez com que o homem se rebelasse contra DEUS.
"ENVIOU-ME A DAR ABERTURA DE PRISÃO AOS PRESOS". Então JESUS CRISTO veio tirar o homem da prisão de Satanás.
No verso 2, ELE diz que a missão do SENHOR JESUS era, "APREGOAR O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR". Vejam bem, a missão do SENHOR JESUS era divulgar para todos que chegou a hora de aceitar o PLANO DE DEUS, e voltar para DEUS. ELE foi enviado também para anunciar: "O DIA DA VINGANÇA DE NOSSO DEUS".
JESUS CRISTO também tinha missão de anunciar que DEUS irá vingar-se de Satanás, e irá destruí-lo: "ENVIOU-SE TAMBÉM A CONSOLAR TODOS OS TRISTES". O homem sem DEUS não tem alegria alguma, tem um vazio dentro de si. E este vazio que ele tem dentro de si, é exatamente a ausência de DEUS.
No verso 3, ELE fala: "AO INVÉS DE DESTRUIÇÃO, DEUS VAI VOLTAR E RESTAURAR O HOMEM". DEUS então vai dar uma roupa nova, dai dar alegria, vai colocar um cântico de louvor na nossa boca, para que nós, então, sejamos restaurados, e voltaremos a conviver com DEUS ETERNAMENTE. Tudo isso acontecerá, para que DEUS seja glorificado.
No verso 4, diz que DEUS vai construir tudo novo, tudo que foi destruído, DEUS vai renovar. Tudo que através dos tempos, foi destruído, DEUS RESTAURARÁ TUDO NOVAMENTE, E TUDO VOLTARÁ A SER UM PARAÍSO NOVAMENTE.
Queridos irmãos em CRISTO, esta divulgação da boa notícia de Salvação e de transformação, e de restauração do ser humano, e não só do ser humano, mas de todo planeta terra, onde DEUS vai transformar este planeta, novamente em céu. Esta notícia continua sendo divulgada, nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, recebemos a missão de divulgar esta boa notícia, não só divulgar, mas levar o conhecimento do PLANO DA SALVAÇÃO e convencer UM MILHÃO DE PESSOAS de que esta notícia é verdadeira, e que é possível voltar a viver novamente. É possível voltar a conviver lado a lado com DEUS, frente a frente como ALTÍSSIMO, e que os nossos pecados foram pagos, as nossas ofensas foram pagas por alguém que nunca ofendeu ninguém, que nunca pecou contra alguém, é através do GRANDE AMOR DE DEUS, todos foram libertos da escravidão, do pecado, PELO AMOR DE CRISTO.
POR ISSO QUE O NOSSO MINISTÉRIO TEM O NOME DE LIBERTOSPELOAMORDECRISTO.COM.BR.
AMÉM, GLÓRIA À DEUS.