terça-feira, 27 de junho de 2017

359 - (Atos 2:38) (João 11:25-27) (João 12:46,47) (Mateus 3:13-17) (Atos 9:18) - O QUE QUER DIZER BATISMO ?


E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
(Atos 2:38)

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
(João 11:25-27)

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
(João 10:27,28)

Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
(João 12:46,47)

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
(Mateus 3:13-17)

18 E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
(Atos 9:18)


Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

Desde quando começamos a pregar o EVANGELHO, nós estamos ensinando sobre o PLANO DA SALVAÇÃO, e todos os planos tem suas diretrizes, suas etapas, suas transformações, e todas as mudanças tem que haver atitude, para que através de uma atitude é que se toma decisões que mudam situações, que mudam intenções, que mudam desejos, que encerra determinadas práticas, e começam novas práticas, tudo através de uma atitude. E no Evangelho não é diferente.

Para fazer parte do CORPO DE CRISTO, NO REINO DE DEUS, E DA VIDA ETERNA, TEMOS QUE TOMAR ATITUDES QUE ENCERRAM AS ATIVIDADES RELACIONADAS AO REINO DESTE MUNDO, E COMEÇA  A EXERCER NOVA ATIVIDADES, NOVOS CONCEITOS, NOVOS DESEJOS, NOVA FORMA DE VIVER.

Fazer parte do REINO DE DEUS, significa não pertencer mais ao reino deste mundo, significa estar ligado ao DEUS VIVO, e deixar completamente de ter ligação com o reino do maligno. Entre estas atitudes que devemos tomar, que nos transfere do reino deste mundo, para o REINO DE DEUS, A BÍBLIA NOS ENSINA QUE TEMOS QUE TOMAR UMA ATITUDE DE SERMOS BATIZADOS EM NOME DE JESUS.

MAS O QUE QUER DIZER BATISMO ?

PRIMEIRO PASSA A FAZER PARTE DE, E DEIXA DE FAZER PARTE DE.
No caso do batismo religioso, deixamos de fazer parte do reino deste mundo, e passamos a fazer parte do REINO DE DEUS. O BATISMO PASSA A SER ENTÃO, A TRANSFERÊNCIA DO REINO DESTE MUNDO, PARA O REINO DE DEUS.

Para que esta transferência seja bem caracterizada, e que não reste dúvida alguma de tal atitude, é necessário então batizar-se para caracterizar a transferência do reino do mal, para o REINO DE DEUS. Sair de um estado de morte eterna, entrar para a VIDA ETERNA, juntamente com DEUS. O ato do batismo exige convicção do porquê está se batizando. Temos que ter consciência que esta atitude nos separa do reino do maligno, e nos transfere para o REINO DE DEUS, e para a VIDA ETERNA.

Então, batizar-se significa fazer parte integrante do REINO DE DEUS. E significa que o reino deste mundo, e seu príncipe, Lúcifer. Não tem mais domínio sobre a alma de quem está se batizando, pois à partir do momento que a pessoa é emergida na água, e sai da água, significa que ela abandona o mundo, morre para o mundo, ressuscita para DEUS, e passa a fazer parte do CORPO DO CRISTO e do REINO DE DEUS.

Vamos estudar algumas passagens da BÍBLIA que reforça os conhecimentos sobre o batismo, e o porquê tomarmos a decisão de sermos batizados.

No Livro de Atos do Apóstolo, no capítulo 2, no verso 38, o Apóstolo Pedro falando para os primeiros irmãos, que foram convertidos, ele diz assim: "ARREPENDEI-VOS, E CADA UM DE VOS SEJA BATIZADO EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO, PARA O PERDÃO DOS PECADOS, E RECEBEREIS O DOM DO ESPÍRITO SANTO".

O Apóstolo Pedro está dizendo que uma das primeiras atitudes a ser tomado é o arrependimento. 

ARREPENDER DO QUE ?

Nós devemos nos arrependermos primeiramente de estarmos longe de DEUS, nos arrependermos de pertencer ao reino deste mundo, e com tal arrependimento, nos batizamos para fazermos parte REINO DE DEUS. E não pertencermos mais ao reino deste mundo.

No Evangelho de João, no capítulo 11, versículo 25 a 27, JESUS declara porquê que devemos crer NELE, e sermos batizados em seu NOME. ELE diz assim: "EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA, QUEM CRER EM MIM, AINDA QUE ESTEJA MORTO, VIVERÁ".

É necessário sabermos que quando tomamos uma atitude, com certeza, terá um resultado. No caso do batismo, quando nós nos batizamos, em nome do SENHOR JESUS CRISTO. Nós temos a certeza que, passamos a fazer parte da RESSURREIÇÃO, passamos a fazer parte da VIDA ETERNA,  e que a MORTE NÃO TERÁ MAIS PODER SOBRE NÓS. Pois ELE disse que aquele que crer em mim, ainda que esteja morto, viverá.

Então, a decisão de nos batizarmos, e o ato batismal, nos dá um certificado que não fazemos mais parte da morte, e que agora fazemos parte da VIDA ETERNA, através de JESUS CRISTO. 

No Evangelho de João, no capítulo 12, e o verso 46 e 47. JESUS CRISTO declara: "EU SOU A LUZ QUE VIM AO MUNDO, PARA QUE TODO AQUELE QUE CRER EM MIM, NÃO PERMANECERÁ NAS TREVAS".

No verso 47, ELE diz assim: "SE ALGUÉM OUVIRDES AS MINHAS PALAVRAS, E NÃO CRER, EU NÃO O JULGO, PORQUE EU VIM, NÃO PARA JULGAR O MUNDO, MAS PARA SALVAR O MUNDO". 

Então queridos irmãos em CRISTO, o batismo nos traz a luz, e nos tira das trevas. O batismo também nos dá o direito de não sermos julgados, porque quem está em JESUS CRISTO, ELE NÃO JULGA, onde ELE diz: "EU NÃO VIM PARA JULGAR O MUNDO, MAS VIM PARA SALVAR O MUNDO".

No Evangelho de Mateus, no capítulo 3, do verso 13 ao 17, está relatado o batismo de JESUS CRISTO, vejam que o próprio SENHOR JESUS foi batizado por João Batista, nas águas do rio Jordão.

No verso 15, JESUS disse: "PORQUE ASSIM NOS CONVÉM CUMPRIR TODA A JUSTIÇA". Quer dizer que, por o batismo ser necessário, que JESUS se batizou e estava cumprindo o ritual de justiça, porque não seria justo que ELE viesse ao mundo, e não desse o exemplo de ser batizado, ELE mesmo procurou João Batista para batizar-se e assim estava cumprindo toda a justiça.

Para encerrar, vamos ler aqui, no Livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 9, no verso 48, onde o Apóstolo Paulo, teve um encontro com JESUS CRISTO: "A LUZ QUE IRRADIAVA DO SENHOR JESUS QUANDO SE ENCONTROU COM PAULO, ERA TÃO FORTE, QUE ELE FICOU CEGO. E O ESPÍRITO SANTO PEDIU PARA QUE ELE FOSSE ATÉ A CASA DE ANANIAS, E ELE FOI ATÉ A CASA DE ANANIAS, E ANANIAS OROU POR ELE, E CAÍRAM DOS SEUS OLHOS, ALGO COMO UMAS ESCAMAS, E RECUPEROU A VISÃO, E LEVANTANDO SE DALI, FOI BATIZADO".

Vejam, queridos irmão, que o exemplo de Paulo, também confirma a necessidade de se batizar, Paulo para ser um pregador do Evangelho, para ser um apóstolo do SENHOR JESUS, teve que se batizar, para se transferir, saindo do reino de deste mundo, e passando a fazer parte do REINO DE DEUS, do CORPO DE CRISTO, e da VIDA ETERNA. 

E Paulo, depois que se batizou, levou milhares de pessoas a se arrependerem, a crerem em JESUS CRISTO, e a se batizarem em nome de JESUS, e receberam a VIDA ETERNA, através do SENHOR JESUS CRISTO.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário