sexta-feira, 16 de junho de 2017

354 - (Efésios 2:1-9) - O QUE É NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO.


E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
(Efésios 2:1-9)
Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

A nossa pregação ela é baseada no Evangelho SALVADOR, O EVANGELHO DO SENHOR JESUS.

Em todas as as nossas mensagens, nós temos o objetivo de simplificar o entendimento do 
EVANGELHO DO SENHOR JESUS CRISTO. 

É necessário ter um estudo profundo para poder entender a simplicidade do PLANO DA SALVAÇÃO. No velho testamento, o homem poderia alcançar a SALVAÇÃO, se cumprisse a lei dos DEZ MANDAMENTOS.

Como nenhum homem conseguia cumprir a lei, DEUS deu uma alternativa para aqueles que não conseguiam cumprir a lei, e que cometiam pecados. Esta alternativa era o sacrifício de animais, de um período a outro período, era determinado que todos deveriam apresentar um animal em sacrifício para o perdão de seus pecados, porque havia a necessidade de haver derramamento de sangue, para apagar pecados. Ou anular pecados, ou receber perdão pelos pecados.

PORQUE DERRAMAMENTO DE SANGUE ?

Porque o pecado tinha poder para destruir vidas. O pecado traz a morte, e para anular a morte, teria que se pagar o pecado com a vida. Já que era para salvar a vida do homem, DEUS deu a oportunidade de fazer um sacrifício. Matar um animal, derramar o seu sangue, e isto simbolizava que estava sendo pago os pecados com vidas. Mesmo que fossem com vida de animais.

Porém, também tinham um segundo significado, que é o principal significado. O derramamento de sangue de animais, representava o sangue derramado de CRISTO. Que ainda não tinha sido executado, porém, em um futuro, eles aguardavam a vinda do FILHO DE DEUS, que iria derramar o seu sangue para a remissão dos pecados da humanidade. 

Então, aqueles que viveram antes de CRISTO, tinham a oportunidade de se salvarem se cumprissem a lei. Mas se não cumprissem, poderiam fazer um sacrifício de um animal, que representavam o sacrifício de CRISTO, e seus pecados serão perdoados.

Mas chegou o dia em que o SALVADOR veio ao mundo. Nasceu de homem, tornou-se homem, tinha sentimentos de homem, sofria dores, angústias, desprezo, todos os sentimentos humanos ELE tinha. ELE sofreu, derramando seu sangue como se fosse de qualquer ser humano, pois, o seu corpo era humano.

ELE tinha sangue, e no seu sacrifício, o seu sangue foi derramado. E como o derramamento de sangue representa a perda da vida, ELE estava perdendo a vida DELE, derramando o sangue DELE para pagar todos os nossos pecados.

Pois nós pecamos, e tínhamos uma dívida muito alta, e teríamos que pagar esta dívida com a nossa própria vida. Mas DEUS na sua bondade e misericórdia, para nos resgatar da morte, enviou o seu FILHO para morrer, derramaram seu sangue pelos nossos pecados.

Queridos irmãos em CRISTO, será que somente o sangue de JESUS é suficiente para salvar os pecadores ?

Ou será que além do sangue de JESUS já ter pago pela nossa dívida, será que temos que pagar alguma coisa ainda ?

Será que nós temos que cumprir alguma lei ainda, para sermos salvos ?

Bem amigos, devemos esclarecer aqui, que o sangue de JESUS É O SUFICIENTE, E TEM PODER PARA APAGAR TODOS OS NOSSOS PECADOS, E PARA NOS DAR A SALVAÇÃO.

O QUE NÓS DEVEMOS FAZER PARA CONQUISTAR ESSE DIREITO QUE CRISTO JÁ NOS DEU ?

NÓS DEVEMOS ACEITAR O SENHOR JESUS, ACEITAR O SEU SACRIFÍCIO, AUTOMATICAMENTE, ESTAMOS FAZENDO PARTE DO CORPO DE CRISTO, E FAZER PARTE DO REINO DE DEUS.

Mas, que mais devemos fazer ?

Quando aceitamos o SENHOR JESUS, recebemos o ESPÍRITO SANTO. E o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO. Então, tendo o ESPÍRITO DE CRISTO dentro de nós, que é o ESPÍRITO SANTO, ELE NOS GUIARÁ PARA TODA A VERDADE.

ELE NOS ORIENTARÁ SOB TODAS AS COISAS, E ELE TAMBÉM TEM A FUNÇÃO DE NOS CORRIGIR, ENTÃO, PRECISAMOS OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTO, PARA CONTINUARMOS FAZENDO PARTE DO CORPO DE CRISTO. E O ESPÍRITO SANTO VAI TRANSFORMANDO A NOSSA CONSCIÊNCIA, DE UMA CONSCIÊNCIA PECAMINOSA, PARA UMA CONSCIÊNCIA DE AMOR.

PORQUE  ?

AQUELE QUE ACEITA O SENHOR JESUS, RECEBE O AMOR DO PAI, QUE DÁ A SALVAÇÃO, E PASSA A TER AMOR PELO PAI, E TAMBÉM PASSA A TER AMOR PELO SEU SEMELHANTE, ENTÃO PASSA A TER UMA VIDA DIFERENCIADA. MAS TEM QUE SE FAZER UM GRANDE ESFORÇO PARA ISSO ?

NÃO !!!!

QUANDO ACEITAMOS O SENHOR JESUS, RECEBEMOS O ESPÍRITO SANTO, E QUEM NOS TRANSFORMA DE PECADOR EM FILHO DO ALTÍSSIMO, É O ESPÍRITO SANTO. 
AQUELE QUE TÊM O ESPÍRITO SANTO DENTRO DELE, VIVE EM AMOR, E NÃO TEM MAIS PRAZER NAS PRÁTICAS DO MUNDO, MAS O SEU PRAZER ESTÁ NA PRESENÇA DO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, NA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO, E NA PRESENÇA DO SENHOR JESUS CRISTO.

Não há uma lei para ser seguida, mas há a LEI DO AMOR. Aquele que têm a LEI DO AMOR dentro de si, passa a ser uma benção, e não uma maldição.

PORQUE ?

O ESPÍRITO SANTO NOS TRANSFORMA, DE UM CIDADÃO DO MUNDO, EM UM CIDADÃO DO REINO DE DEUS. AS PRÁTICAS DO MUNDO JÁ NÃO FAZ PARTE DA VIDA DO CIDADÃO DO CÉU. 

Então, ser um cidadão do céu, e ser um filho do ALTÍSSIMO, fazer parte do corpo de CRISTO, não é mais um fardo pesado, e nem há obrigações a cumprir, mas os que são do mundo, têm uma consciência de cidadão do mundo, e as práticas do mundo, estão contidas nele. 

O que faz parte do corpo de CRISTO, têm prazer nas práticas espirituais, e não tem mais prazer nas práticas do mundo.

Isto significa que, os que são do mundo, têm uma consciência formada com as práticas do mundo. E os que são FILHOS DO ALTÍSSIMOS, QUE FAZEM PARTE DO CORPO DE CRISTO, têm uma consciência formada de cidadão do céu, por isso que JESUS disse que, as trevas não combinam com a luz, os que são do mundo, estão nas trevas, praticam as obras das trevas, mas os que fazem parte do CORPO DE CRISTO, têm prazer nas obras do espírito, que são totalmente opostas às obras do mundo.

No estudo de hoje, vamos ver o que Paulo fala aos efésios, do capítulo 2, versículo 1 ao 9.
No versículo 1: "E VOS VIVIFICOU ESTANDO VOS MORTOS EM OFENSAS E PECADOS PORQUE EM OUTRO TEMPO, ANDASTES SOBRE O CURSO DESTE MUNDO, SEGUNDO O PRÍNCIPE DAS POTESTADES DO AR, DO ESPÍRITO QUE AGORA OPERA NOS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA".

Vejam queridos irmãos, aqui Paulo nos fala que JESUS CRISTO nos transformou, nós estávamos mortos em nossos pecados, que nos separavam de DEUS, e que vivíamos seguindo as práticas do mundo, seguindo o príncipe das trevas, que é Satanás, o diabo, e o espírito do diabo é que opera nos filhos da desobediência.

No verso 3, ele fala que todos andavam nos desejos da carne, fazendo somente a vontade da carne, e dos pensamentos. E porque agíamos assim, éramos filhos da ira, como todos os outros. Vejam bem, queridos irmãos, não é mais uma questão de lei, ou sem lei. É uma questão de consciência, os que são os filhos do mundo, tem a consciência do mundo, das práticas do mundo, e o espírito do maligno faz parte desta consciência, e só ouvem a voz do maligno. Por isso, as práticas do mal estão neles.

Mas no verso 4, Paulo está falando que DEUS, na sua misericórdia, ELE É RIQUÍSSIMO EM MISERICÓRDIA, E PELO SEU GRANDE AMOR, QUE ELE NOS AMOU E NOS AMOU QUANDO AINDA ESTÁVAMOS MORTOS, E POR ESTE AMOR NOS VIVIFICOU JUNTAMENTE COM CRISTO, E AQUI ELE DIZ: "PELA GRAÇA, SOMOS SALVOS". ( o que quer dizer PELA GRAÇA SOIS SALVOS ?).

Quer dizer que não temos mais que pagar nada, porque CRISTO já pagou pelas nossas ofensas e pelos nossos pecados. No verso 6, Paulo fala que JESUS NOS RESSUSCITOU JUNTAMENTE COM ELE, E NOS FEZ ASSENTAR NOS LUGARES CELESTIAIS EM CRISTO.

Isto que dizer que, depois que foi pago a nossa dívida, nós ressuscitamos juntamente com ELE, quer dizer que, nascemos de novo, nos tornamos outra criatura, porque temos outro espírito dentro de nós. Que é o ESPÍRITO SANTO, o ESPÍRITO DO SENHOR JESUS CRISTO, E PASSAMOS A SER CIDADÃOS DO CÉU.

O que é que ele quis dizer: RESSUSCITAR JUNTAMENTE COM ELE".

Quer dizer que morremos para o mundo, e nascemos cidadãos do REINO DE DEUS. Agora dentro de nós, há outro espírito, não é mais o espírito do príncipe deste mundo, mas sim o ESPÍRITO DE CRISTO, HÁ UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO, NÃO PERTENCEMOS MAIS À ESTE MUNDO, NEM AO MALIGNO, MAS PERTENCEMOS À DEUS, E FAZEMOS PARTE DO CORPO DE CRISTO.

No verso 8, ele fala: "PELA GRAÇA SOIS SALVOS POR MEIO DA FÉ". Não é um mérito nosso, mas é uma DÁDIVA DE DEUS. Pela graça sois salvos, quer dizer que alguém pagou a nossa dívida, e nós não temos que pagá-lo pelo o que ELE fez. Porque ELE PAGOU DE GRAÇA, ELE NÃO NOS COBRA NADA POR TER PAGADO A NOSSA DÍVIDA.

No verso 9, ele diz que não vem das obras que o homem possa fazer, porque se as obras dos homens pudesse salvá-los, os homens não necessitariam do sacrifício de CRISTO para se salvarem. 

Como as obras do homem não tem poder algum, necessitamos do SACRIFÍCIO DE CRISTO , QUE NOS RESGATA DA MORTE PARA A VIDA, E VIDA ETERNA.

No verso 10, Paulo esclarece o porquê DEUS fez isso: "DEUS TOMOU ESSA INICIATIVA DE NOS RESGATAR, PORQUE NÓS FOMOS FEITOS POR ELE, E FOMOS NASCIDOS NOVAMENTE EM CRISTO PARA AS BOAS OBRAS, PORQUE DEUS QUER QUE TENHAMOS UMA NOVA VIDA, E QUE ANDEMOS NAS OBRAS DO ESPÍRITO QUE TRAZEM A SALVAÇÃO, A PAZ E A ALEGRIA". Consequentemente traz a VERDADEIRA FELICIDADE.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário