quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

105 - PAULO FALA SOBRE CARNES SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS - (1 Coríntios 8:1-13)



Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.
Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.
Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta.
Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.
Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.
Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.
Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.
1 Coríntios 8:1-13

        PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS - (Capítulo 6, Versículo 12 a 20)

Queridos irmãos, vamos estudar hoje, sobre um assunto que na época de Paulo, era muito importante, mas ainda hoje, existe muitas práticas referente a este assunto, que é as carnes que são sacrificadas para oferecer, à espíritos de demônios que é o caso dos exus, pombas-gírias, tata caveira, e outros. São espíritos que se de dedicam na prática do mal, e para praticar o mal sobre alguém, exigem esta prática de sacrificar um animal, uma ave (uma galinha preta), e como temos visto nos noticiários, sacrificam até crianças.

Mas na época de Paulo, ele sacrificavam animais bovinas, que a carne era boa para alimentação.
Depois que faziam o ritual de oferenda, lógico que o espírito não comia a carne, e surgiam os espertalhões, que pegavam aquela carne, e levavam para o açougue para vender.

Paulo está dizendo aqui, que a informação, a ciência ela incha a pessoa, mas o amor edifica, se alguém pensa que sabe de alguma coisa, ainda não sabe tudo, mas se alguém ama a DEUS, este é conhecido de DEUS, portanto, comer as coisas que são sacrificadas aos ídolos, não tem muita importância, porque o ídolo nada é.

E sabemos que não ha outro DEUS, só há um criador do céu e da terra. E sabemos que só ha um, Jesus Cristo, que todas as coisas são para Ele, nada é para os ídolos, mas nem todos tem este conhecimento que o ídolo para nós não tem nenhum valor, e não nos contamina. 
Se a carna estiver em bom estado de conservação, não há problema nenhuma em comer. 

Paulo está dizendo, que, ao comer carne sacrificado ao ídolo, não tem nada de mais. E se não comermos, também não acrescenta em nada. Agora Paulo esclarece que temos que tomar cuidado, para que as pessoas que não tem conhecimento, não se escandalize, porque estamos comendo uma carne que foi sacrificado ao ídolo. Porque essas pessoas sabem que nós temos ciência da origem desta carne, Paulo orienta que não devemos comer na presença das pessoas que não tem o nosso conhecimento. Conhecimento tal, que Paulo está dizendo que não acrescenta, e nem diminui em nada.

Porém, aqueles que não tem este conhecimento, se escandalizam quando presenciam alguém comendo este tipo de carne, que foi sacrificada aos ídolos.
Então, Paulo está dizendo que, se comemos na presença de pessoas que não tem entendimento. Estamos pecando, não por comer a carne, mas pela consciência do nosso irmão.

Paulo orienta, que, se comer carne escandaliza o meu irmão, então eu não como carne, para que o meu irmão não venha a se desanimar na FÉ.

AMÉM.


GLÓRIA À DEUS

WWW.LIBERTOSPELOAMORDECRISTO.COM.BR




OS OBJETIVOS DO BLOG PARA A SALVAÇÃO DA ALMAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário