segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

97 - O CARÁTER DA PREGAÇÃO DE PAULO AOS CORÍNTIO - (1 Coríntios 2:1-9)

 
E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
1 Coríntios 2:1-9
          PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS - (Capítulo 2, Versículo 1 a 9)

Queridos irmãos, estudando a epístola de Paulo a Coríntios, Paulo estava falando para estas pessoas, com palavras não sofisticadas, mas palavras de fácil entendimento, porque Paulo não queria mostrar valor próprio, porque Paulo era um homem esclarecido, homem culto.
Paulo era doutor nas leis, era chamado de homem letrado, que conhecia as letras, porém, não usou destas atribuições, para não se engrandecer, e baixar o nível intelectual dele, ao nível das pessoas aos quais ele estava falando.

Portanto, ele disse, que não estava usando com sublimidade de palavras de sabedoria, porque o interesse dele era falar da salvação, que estava em Jesus Cristo, o crucificado.
E ele continua dizendo no versículo 3, eu estou convosco, em fraqueza e em grande tremor. Paulo estava mostrando fragilidade humana.

Mas, o que Paulo estava querendo realçar, é que as palavras de Paulo estavam sendo direcionadas em demonstração do espírito santo, e de poder do espírito.
Para que a FÉ dos Coríntios, não se apoiasse em sabedoria humana, mas no Poder de DEUS. 
Porque Paulo não queria falar com sabedoria humana, porque a sabedoria deste mundo é lixo perante a sabedoria de DEUS. Mas falava sobre a sabedoria de DEUS que é oculta em mistério, porque DEUS já havia falado nos séculos anteriores aos profetas para a sua própria glória.

Agora, a coisa mais importante que Paulo tinha para dizer, era sobre o objetivo da sua pregação, que traria a recompensa, àqueles que aceitarem. Paulo relata no verso 9, assim: "MAS AS COISAS QUE OS OLHOS NÃO VIRAM, OS OUVIDOS NÃO OUVIRAM, NEM O HOMEM IMAGINOU, SÃO AS QUE DEUS PREPAROU PARA AQUELES QUE AMAM A DEUS."


Queridos irmãos, o Evangelho que Jesus Cristo apresentou, é o Evangelho da humildade em todos os sentidos. Jesus exemplificou de diversas formas, que, para fazer parte do Reino de Deus, é necessário nos abnegarmos de nossos conhecimentos e valores, como foi o caso de Paulo. E assumirmos uma postura de submissão e humildade, mas apresentando algo que não tem como se comparar, em termo de valores, porque o Evangelho é o que mais tem valor hoje para nós, não só aqui na terra, mas no universo todo.

Paulo estava falando de algo tão sublime, que o olho humano nunca viu, o ouvido humano nunca ouviu, o cérebro humano nunca arquitetou nada semelhante. Portanto irmãos, esta humildade, e esta forma de nos comportarmos é que vai alcançar esta sublimidade, que DEUS tem preparado para nós.

AMÉM


GLÓRIA À DEUS

WWW.LIBERTOSPELOAMORDECRISTO.COM.BR




OS OBJETIVOS DO BLOG PARA A SALVAÇÃO DA ALMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário