sábado, 4 de março de 2017

311 - (1 Samuel 17:32-58) - OS GIGANTES QUE ENFRENTAMOS TODOS OS DIAS.


E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.
E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.
E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.
O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.
Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.
E Davi tomou a cabeça do filisteu, e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda.
Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei.
Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este moço.
Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu.
E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.
(1 Samuel 17:32-58)


Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

Durante a história do mundo, as civilizações para conquistar seus desejos, suas aspirações, seus sonhos. Tiveram que enfrentar para cada projeto muitos obstáculos, que hoje nós o estamos denominando de "GIGANTES", que se colocam em nosso caminho, nos intimidando, fazendo com que nós desistimos mesmo sem tomar uma iniciativa de enfrentá-los.

Pois, todos os "GIGANTES" não querem ter o trabalho de guerrear, por isso, tentam desanimar aqueles que são seus opositores através do medo, e das ameaças que eles fazem, ou que eles representam. Isto  sempre foi presente na vida de todos que quiseram realizar alguma coisa, e ainda hoje, continua presente em nossas  vidas, tentando fazer com que nós não prosseguimos adiante. Mas que desistimos até mesmo sem fazer planos  de enfrentá-los. 

Isto ocorre na vida cotidiana das pessoas, vida material, e também no plano espiritual, e na conquista da VIDA ETERNA. 

Nós do LIBERTOS, estamos tentando através de nossas experiência, passar para vocês que os gigantes que surgem em nossa vida, sempre tem a maneira fácil de vencê-los, porque nós temos QUEM luta por nós, em todas as áreas de nossa vida, e é poderoso, e se preocupa com a gente.

É tão poderoso, e tem tanta preocupação com a gente, que ELE sabe de tudo sobre nós, e sabe até quantos fios de cabelos tem em nossa cabeça. E conhece todos os gigantes que se levantam contra nós, e também sabe a maneira mais fácil de vencê-los. 

Hoje estamos estudando a história de um jovem, que apesar do seu biotipo físico, não oferecia qualidades suficientes para enfrentar os gigantes. Pois a sua estatura era pequena, era ruivo, de aparência dócil, e muito jovem.

A história se trata do gigante Golias, que estava afrontando uma nação toda, fazendo um desafio: "NESTA NAÇÃO EXISTE ALGUM HOMEM, E SE TIVER ALGUM HOMEM COM CORAGEM, EU ESTOU FAZENDO UM DESAFIO, DE MORTE ! UM VERDADEIRO DUELO. AQUELE QUE VENCER, SUA NAÇÃO ESTARÁ VENCIDA".

Então, reuniram-se de um lado o rei de uma nação e os seus comandados, do outro lado, o reino de outra nação, e também o seu exército.

Esta ameaça já durava por quarenta dias, e não existia um homem se quer com condições de enfrentar aquele gigante, porque o gigante era guerreiro desde a sua juventude, sua estatura era de aproximadamente de três metros, e não existia ninguém até aquele instante que havia conseguido ficar de pé diante do tal gigante.

Mas, existia naquela nação um jovem chamado Davi que, cuidava das ovelhas de seu pai, enquanto os seus irmãos estavam no campo de batalha, na expectativa de que aparecesse alguém para enfrentar aquele gigante.

Davi, chegando à de seu pai, trazendo as ovelhas, seu pai pede para que ele vá até onde estava os seus irmãos, e levasse algum suprimento, e trouxesse informação sobre o panorama da situação que estava acontecendo entre o povo de DEUS, e seus inimigos.

Davi, pegou o seu jumento, os suprimentos e partiu em direção ao campo de batalha, chegando lá, tomou pé da situação, e conversando com todos, descobriu o perigo que representava o gigante, porém descobriu os benefícios que teria o que tivesse a coragem de enfrentar o gigante e vencê-lo.

O rei lhe daria muitas riquezas, sua família ficaria isento de impostos para sempre, e seria o esposo da filha do rei. Quer dizer, se casaria com a filha do rei e faria parte da família real. 

Davi, diante do perigo, mas diante dos benefícios, e pelo conhecimento que tinha do DEUS CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, e como o CRIADOR já teria livrado ele de situações semelhantes, ou mais catastrófica, tendo experiência de enfrentar feras que também ofereciam grandes perigos, não pensou duas vezes, e disse: "EU VOU ENFRENTAR ESTE GIGANTE". Mas para isso, teria que ter a aprovação do rei.

Então, levaram-no diante do rei, e expuseram ao rei a coragem daquele jovem, e a audácia que ele estava propondo.
O rei vendo a aparência do jovem, e sua idade, o aconselhou a desistir, porque ninguém até aquele momento teria vencido o tal gigante, e ele não era guerreiro, não tinha experiência de guerra, era muito jovem, de estatura baixa.

Porém, o jovem disse aqui no versículo 32 ao rei, palavras de confiança: "NÃO DESFALEÇA O CORAÇÃO DE TODOS DESTA NAÇÃO, POR CAUSA DESTE GIGANTE, TEU SERVO IRÁ PELEJAR CONTRA ESTE GIGANTE".

Porém o rei novamente disse que ele não tinha condições alguma para tal situação, então, o jovem disse: "MEU SENHOR, ESTAVA O TEU SERVO APASCENTANDO AS OVELHAS DO MEU PAI, E APARECEU UM LEÃO. TOMOU UMA DAS OVELHAS, E EU CORRI ATRÁS DELE, TIREI A OVELHA DE SUA BOCA, AGARREI EM SUA BARBA, O FERI, E O MATEI, DO MESMO MODO APARECEU UM URSO, E EU TAMBÉM O FERI E O MATEI, E LIVREI A OVELHA TAMBÉM DO URSO. HOJE EU VOU ENFRENTAR ESTE GIGANTE, VOU FERI-LO E VOU MATÁ-LO, COMO FIZ COM LEÃO E O URSO, FAREI TAMBÉM COM O INIMIGO DO DEUS VIVO".

Vejam, como Davi iniciou o diálogo com o rei: "NÃO DESFALEÇAM O CORAÇÃO DE NINGUÉM POR CAUSA DELE". Significa que para enfrentar os gigantes, devemos fazê-lo com o coração tranquilo, calmo e confiante. 

Davi, primeiro passou segurança para o rei Saul, e para todo aquele exército que estava ali com medo do gigante. Sua decisão era definitiva, e suas palavras determinavam que jamais desistiria. 

Quando resolveu enfrentar o gigante, resolveu traçar um plano de guerra, pois, todos os gigantes tem uma maneira fácil de vencê-los. 

O gigante além de ser guerreiro, e ter uma estatura muito superior à de Davi, utilizava de armas modernas para a época, escudo, espada, couraça no peito, estava preparado para a batalha, Davi não levou consigo nenhuma arma de guerra nenhuma arma de defesa. Apenas usou a arma que havia treinado durante muito tempo enquanto apascentava as ovelhas, ele havia desenvolvido uma técnica de atirar pedras e acertar o alvo com muita perfeição, então levou consigo em sua sacola, cinco pedras. Que ele atirava com um tipo de tira de correia, que ele enrolava a pedra e girava e a pedra alcançava uma grande velocidade, e onde ele acertava, o impacto era violento.

Então, foi em direção ao gigante e disse: "TU VENS A MIM COM ARMAS DE GUERRA, E EU VOU À TI EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS". 

Então gigante disse: "VOCÊ É MUITO JOVEM, ABANDONA ESTE DUELO. VOCÊ É MUITO PEQUENO, EU VOU TE MATAR FACILMENTE, EU SOU GUERREIRO DESDE CRIANÇA, ESTOU ACOSTUMADO A MATAR TODOS QUE ME ENFRENTARAM, MORRERAM. EU VOU TE MATAR E HOJE AS AVES DE RAPINA VÃO COMER AS SUAS CARNES".

Vejam como os gigante agem, apavorando suas vítimas fazendo com que elas desistam mesmo antes de lutar. Mas não foi o caso de Davi. Ele partiu em direção ao gigante com determinação, consciente da vitória, pois a sua FÉ, era verdadeira, tinha experiência com DEUS, já havia tido vitórias que o levavam à confiança de obter outra vitória, pois quem o havia dado as vitórias anteriores, com certeza lhe daria esta vitória também.

Levava consigo cinco pedras, cinco chances de vitória. Quando formos enfrentar nossos gigantes, não devemos enfrentá-los despreparados. Temos que ter certeza do que estamos fazendo. Temos que conhecer o lado mais fácil de vencer o nosso gigante, não podemos subestimá-lo, devemos usar as armas que nos levarão à vitória, e a principal arma é a nossa FÉ, e a nossa confiança no senhor dos exércitos, porque é ELE QUEM nos dá a vitória.

Também devemos fazer como Davi, estar preparado para várias tentativas de vitória, pois Davi levava consigo cinco chances de vitória. Cada pedra era uma chance, nós também temos que ter várias opções de vitória, não devemos desistir na primeira oportunidade.

Queridos irmãos em CRISTO, devemos tomar esta experiência de Davi tanto na vida material, mas principalmente na vida espiritual. Cada um tem que enfrentar os seus gigantes para conquistar a sua VIDA ETERNA. 

A arma principal é JESUS CRISTO, que nos dá a vitória contra todos os nosso gigantes, a palavra de DEUS diz que em CRISTO, NÓS SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES. E NÃO DEVEMOS DESISTIR, como Davi enfrentou primeiro um leão, depois enfrentou um urso, depois enfrentou o gigante Golias, e durante a sua trajetória, ele venceu muitas batalhas, e a vida de Davi foi uma constante luta, uma constante guerra, mas porque tinha o SENHOR DOS EXÉRCITOS em sua vida, ele foi sempre vencedor, mas ele tinha uma coisa importante, que atraía atenção de DEUS: "DAVI AMAVA A DEUS".
E a palavra de DEUS diz: "QUE DEUS AMAVA DAVI"
E DEUS considerava Davi um homem que agradava o coração de DEUS.

AMÉM,

GLÓRIA À DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário