quinta-feira, 24 de agosto de 2017

379 -(Juízes 6:11-21) - DEUS ESCOLHE HOMENS INSIGNIFICANTE PARA GRANDES OBRAS

Depois veio o anjo do Senhor e sentou-se debaixo do terebinto de Efra, que pertencia a Joás, da família de Abieser. Gedeão, seu filho, estava limpando o trigo no lagar, para escondê-lo dos madianitas.
O anjo do Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: O Senhor está contigo, valente guerreiro!
Gedeão respondeu: Ah, meu senhor, se o Senhor está conosco, por que nos vieram todos esses males? Onde estão aqueles prodígios que nos contaram nossos pais, dizendo: o Senhor fez-nos verdadeiramente sair do Egito? Agora o Senhor abandonou-nos e entregou-nos nas mãos dos madianitas.
Então o Senhor, voltando-se para ele: Vai, disse, com essa força que tens e livra Israel dos madianitas. Porventura não sou eu que te envio?
Ó Senhor, respondeu Gedeão, com que livrarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai.
O Senhor replicou: Eu estarei contigo e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem.
Prosseguiu Gedeão: Se encontrei graça aos vossos olhos, provai-me por um sinal que sois vós quem me falais.
Não vos afasteis daqui até que eu volte trazendo uma oferta, e a ponha diante de vós. Esperarei, respondeu o Senhor, até que voltes.
Gedeão entrou em sua casa, preparou um cabrito e fez pães sem fermento com um efá de farinha. Pôs a carne num cesto e o caldo numa panela, levou tudo debaixo do terebinto e ofereceu-lho.
O anjo do Senhor disse-lhe: Toma a carne e os pães sem fermento, põe-nos sobre aquela pedra e derrama por cima o caldo. Ele assim o fez.
Então o anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão, tocou a carne com os pães sem fermento, e imediatamente jorrou fogo da rocha que consumiu a carne e os pães sem fermento; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos.
(Juízes 6:11-21)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

DEUS através dos tempos chamou muitos homens. Dizem que toda regra tem uma exceção, mas a regra que DEUS usa para chamar homens não tem exceção, é sempre a mesma regra, DEUS SEMPRE CHAMA OS MENORES, a começar por Abraão. Era pequeno perante a sua família, DEUS o chamou para sair da sua casa, do meio dos seus parentes para ir para uma terra distante, onde DEUS o faria o pai de uma grande nação. 

Moisés também era considerado um homem só, perseguido por ter matado um homem, fugitivo, DEUS o chamou para libertar uma nação escrava das mãos de Faraó, rei do Egito ;

Davi, era o filho mais novo da casa de Jessé. Porém, entre dez filhos de Jessé, ele foi escolhido rei do povo de Israel, era o mais novo, tinha estatura baixa, e não tinha nenhuma instrução de guerra. E não era preparado intelectualmente para exercer a função de rei.
Poderíamos enumerar muito mais personagens que foram escolhidos, e não eram qualificados para tal. 

Hoje, estamos estudando sobre um personagem que também foi escolhido, porém, ele mesmo sabia da sua real condição, pois era um dos menores entre o povo de Israel, e o menor da casa de seu pai.

Estamos falando de Gideão, que estava cansado de ser saqueado, roubado, pelos midianitas, por ser fraco, estava malhando trigo escondido, embaixo de uma árvore chamada carvalho. 
Pois os galhos do carvalho eram longos, e protegiam Gideão do olhar do midianitas, e estava ali malhando o seu trigo, e escondido para que os midianitas não o vissem, e não o roubassem o trigo que ele estava malhando.

Pois, os midianitas eram numerosos, e todo trigo que Gideão e o povo de Israel colhia, eles esperavam o trigo estar beneficiado, e invadiam e roubavam o trigo, por isso, Gideão estava malhando o seu trigo debaixo do carvalheiro. 

Pois o carvalheiro o protegia do olhar dos midianitas, quando de repente, aparece o anjo 
do SENHOR. No livro de Juízes, no capítulo 6, e no versículo 12, relata assim, : "O SENHOR É CONTIGO, VARÃO VALOROSO". 


No verso 13, então o anjo do SENHOR olhou para ele, e disse: "VAI NESTA TUA FORÇA, E LIVRARÁS ISRAEL DA MÃO DOS MIDIANITAS, PORVENTURA, NÃO TE ENVIEI EU ?".

No verso 15, Gideão reconhece a sua incapacidade: "AI, SENHOR MEU, COM QUE LIVRAREI ISRAEL ? EIS QUE O MEU MILHEIRO É O MAIS POBRE EM MANASSÉS (uma tribo de israel), E EU MENOR DA CASA DE MEU PAI". 


No verso 16, o anjo lhe disse: "POR QUANTO EU EI DE SER CONTIGO, TU FERIRÁ OS MIDIANITAS, COMO SE FOSSEM UM SÓ HOMEM (OS MIDIANITAS ERAM MILHARES)".

No verso 17, Gideão pede para o anjo: "SE AGORA TENHO ACHADO GRAÇA AOS TEUS OLHOS, DÁ ME UM SINAL DE QUE ÉS O QUE COMIGO FALAS". Vejam bem, Gideão estava diante de um anjo, mas como se tratava da primeira vez, ele tinha dúvidas, se era anjo ou não era, então Gideão pediu um sinal para o anjo, que o revelasse verdadeiramente de quem se tratava ser, aquele que falava com ele.

Então Gideão disse: "ROGO TE QUE DAQUI NÃO TE APARTES ATÉ QUE EU VENHA A TI, E TRAGA O MEU PRESENTE, E PONHA PERANTE TI". Então o anjo diz: "EU ESPERAREI ATÉ QUE VOLTES".

Verso 19, então Gideão foi à sua casa, preparou um cabrito, e bolos asmos, na porção de um efa (uma medida) de farinha: "A CARNE ELE PÔS EM UM AÇAFATE (cesto de vime), E O CALDO DA CARNE PÔS EM UMA PANELA, E TROUXE-LHO ATÉ DEBAIXO DO CARVALHEIRO, E LHO APRESENTOU".

No verso 20, porém o anjo do SENHOR lhe disse: "TOMA A CARNE E OS BOLOS ASMOS, E PÕE-NOS SOBRE ESTA PENHA (pedra), E VERTE (derramou) O CALDO". E assim fez Gideão. Vejam como Gideão foi obediente, submisso, humilde perante o anjo.

No verso 21: "E O ANJO DO SENHOR ESTENDEU A PONTA DO CAJADO (vara), QUE ESTAVA NA MÃO, E TOCOU A CARNE OS BOLOS ASMOS. ENTÃO, SUBIU O FOGO DA PENHA, E CONSUMIU A CARNE E OS BOLOS ASMOS, E O ANJO DO SENHOR, DESAPARECEU DIANTE DE SEUS OLHOS".

No verso 22: "ENTÃO VIU GIDEÃO QUE ERA O ANJO DO SENHOR".

Queridos irmãos em CRISTO, a história revela que Gideão usou apenas 300 homens, que foram escolhidos pelo anjo de DEUS para vencer milhares, e milhares de midianitas, e Gideão venceu, e libertou o Israel do ataques dos midianitas.

Vejam como mais uma vez, DEUS usou também um homem humilde, de uma família humilde, de uma trilho humilde para vencer milhares e milhares de inimigos que os roubavam

DEUS CHAMA HOMENS que não são capacitados, que não tem grande aparência, que não são adminirados, que não te grande instrução, mas são valorosos perante o SENHOR. Como o anjo usou a expressão: "O SENHOR É CONTIGO, VARÃO VALOROSO". Mesmo sendo humilde, pequeno aos olhos humanos, mas aos olhos de DEUS, existe um grande valor, existe grandes qualidades, ao ponto de DEUS confiar em suas mãos, tão grande obra.

Por isso que nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, apesar de sermos tão humildes, insignificante, no contexto atual da pregação do Evangelho. Nunca antes alguém ouvir falar sobre LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO. Mas o SENHOR nos levantou para enfrentar esta tão grande obra, na qual temos um objetivo de conquistar UM MILHÃO DE ALMAS PARA O SENHOR JESUS CRISTO

E já tivemos muito sinais que o SENHOR nos deu, sobre a nossa FÉ, como o anjo deu um sinal para Gideão, levantando fogo de uma pedra, e consumiu as carnes e os pães asmos. 
O SENHOR tem efetuado sinais em nosso Ministério, tanto quanto efetuou para Gideão.

Por isso, glorificamos o DEUS VIVO, por ter nos dado a glória de fazer parte daqueles que ganham almas para o REINO DE DEUS. 

AMÉM, GLÓRIA À DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário