Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.
O corpo natural é corpo físico. Porque é gerado através da união de dois corpo, o macho e a fêmea, onde esta junção abriga um novo corpo. É necessário que a semente masculina, se introduza dentro da semente feminina, onde ela é gerada.
Significa transformada de um espermatozoide sem aparência, em um corpo perfeito, e lindo, quando a mãe dá a luz.
Vejam que é necessário ocorrer um fenômeno natural para ocorrer uma transformação de algo que não representa quase nada, em um corpo humano perfeito, capaz, inteligente, que tem habilidades e dons que possibilita a realizar coisas incríveis, tudo isso, vem da mente, de um cérebro que foi gerado através da junção da semente masculina, com semente feminina.
Este fenômeno, nós chamamos de corpo natural e físico. Natural porque vem de componentes da natureza, físico, porque é constituído de matérias orgânicas que vem do solo, e de seus componentes.
Portanto, o corpo físico quando bem desenvolvido e bem instruído, passa a ter reconhecimento pelo que faz, e pelo que realiza.
Seus valores dependem do seu potencial de realizar, e consequentemente, o potencial de transformar. Quanto maior a realização do feito, maior a valorização do indivíduo representado por um corpo natural. Porém, é limitado, por mais que se desenvolva, chega o momento de apagar tudo. E fazer parte apenas da história.
Este raciocínio que estamos seguindo, é simples, porém lógico. Porque quando este corpo natural acaba suas forças, e deixa de funcionar, desparece completamente, os seus ingredientes que foi formado, que veio da natureza, apenas volta para a natureza.
No estudo de hoje, nós vamos tentar elucidar este mistério, onde muitos perguntam:
"COMO RESSUSCITARÃO OS MORTOS ? E COM QUE CORPO VIRÃO ?".
Para responder estas perguntas, é necessário compreendermos que toda a transformação, ela só pode ocorrer quando houver uma fusão.
Algo para deixar de ser o que é, tem que se acrescentar outro algo e esta fusão, ou seja, nesta mistura ocorre uma reação química que dá a transformação, no caso espiritual, para se nascer um corpo espiritual é necessário haver a fusão do conhecimento espiritual com o corpo natural.
Quando há esta fusão, onde o ingrediente principal é o conhecimento espiritual, quando, o conhecimento espiritual chega à mente física, então começa a ocorrer a transformação, ou seja, uma nova formação de um corpo espiritual, onde é formado através da nossa consciência, através do nosso eu. Quando conhecemos as coisas espirituais, também vamos nos transformando e adquirindo um corpo espiritual.
Mas o corpo espiritual também nasce ? Também cresce ?
SIM
QUAIS SÃO OS INGREDIENTES PARA QUE SE OCORRA ESTA TRANSFORMAÇÃO ?
CONHECER À DEUS ATRAVÉS DA FÉ. E CHEGARMOS AO BATISMO.
A FÉ vem do crer, vem do confiar, que gera a certeza, então, através dos conhecimentos espirituais, a nossa FÉ vai se materializando, formando então, um corpo espiritual.
Mas no estudo de hoje, o apóstolo Paulo, falando aqui aos Coríntios, do verso 35 até o verso 55. Ele dá um conhecimento, e um esclarecimento perfeito, de corpo natural e corpo espiritual.
Ele começa explicando no versículo 37, dando um exemplo simples
"E QUANDO SEMEIAS, NÃO SEMEIAS O CORPO QUE HAVERIA DE NASCER, MAS UM SIMPLES GRÃO, COMO DE TRIGO, OU DE QUALQUER OUTRA SEMENTE". Então, para que haja um novo corpo é necessário morrer primeiro, quem traz o corpo, a semente.
A semente que é plantada não é o corpo que vai nascer, mas em contato com o solo, ela se transforma no corpo que aquela semente representa.
No verso 38, ele diz que essa transformação só ocorre, porque alguém que a fez, também a transforma. QUEM É ESTE ALGUÉM ?
Paulo diz aqui que é DEUS, QUE LHE DÁ O NOVO CORPO. Vejam bem, quando o corpo físico entra em contato com os conhecimentos espirituais, surge a FÉ, e através da FÉ surge o corpo espiritual, que QUEM dá também é DEUS.
Da mesma forma que ELE lhe dá o corpo físico, ELE também dá o corpo espiritual, mas é necessário ter uma fusão do corpo físico com o conhecimento espiritual, e através da FÉ, DEUS DÁ O CORPO ESPIRITUAL.
Em sequência, Paulo fala que existe várias formas de corpos humanos, corpos de animais, corpos de aves, corpos celestiais, que são os astros, o sol, a lua.
No verso 42, Paulo já começa a esclarecer melhor: "ASSIM TAMBÉM A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, SEMEIA SE O CORPO EM CORRUPÇÃO, SEMEIA-SE UM CORPO MORTAL, E RESSUSCITOU UM CORPO CHEIO DE GLÓRIA, SEMEIA-SE UM CORPO FRACO, E RESSUSCITA UM CORPO VIGOROSO, ETERNO".
No verso 44, ele esclarece definitivamente: "SEMEIA-SE O CORPO ANIMAL E RESSUSCITARÁ CORPO ESPIRITUAL".
No verso 45, ele vai mais fundo: "O PRIMEIRO HOMEM, ADÃO, FOI ALMA VIVENTE (APENAS), O ÚLTIMO ADÃO EM ESPÍRITO VIVIFICANTE".
No verso 46, ele fala assim: "QUE O PRIMEIRO ADÃO NÃO ERA ESPIRITUAL, MAS ERA ANIMAL, DEPOIS O CORPO ANIMAL SE TRANSFORMA EM ESPIRITUAL".
O que faz o corpo natural se transformar em um corpo espiritual ?
SÃO OS CONHECIMENTOS ESPIRITUAIS, A FÉ, E DEUS QUEM FAZ ESTA TRANSFORMAÇÃO, ATRAVÉS DO SEU FILHO JESUS CRISTO.
Então, os conhecimentos espirituais nos levam à JESUS CRISTO, e JESUS CRISTO nos leva à DEUS, e nos tornamos então, homens espirituais.
No verso 47, ele tenta esclarecer isto: "O PRIMEIRO HOMEM DA TERRA, É TERRENO. O SEGUNDO HOMEM É DO SENHOR, E É DO CÉU". Então, se continuarmos terrenos apenas, não seremos transformarmos. Quando conhecemos a JESUS CRISTO e O aceitamos, e cremos nele, passamos a ser ESPIRITUAIS (Corpo Espiritual).
Mas no verso 51, ele fala de um mistério. Ele diz assim: "NEM TODOS VAMOS MORRER, MAS TODOS VAMOS SER TRANSFORMADOS", isto quer dizer que, se estivermos vivos quando o SENHOR JESUS voltar, seremos transformados.
No verso 52, ele diz que: "NUM MOMENTO, NO ABRIR E FECHAR DE OLHOS, QUANDO A ÚLTIMA TROMBETA TOCAR, A TROMBETA SOARÁ, E OS MORTOS RESSUSCITARÃO GLORIOSOS, E NÓS SE ESTIVERMOS VIVOS, SEREMOS TRANSFORMADOS".
Porque no verso 53, ele diz que é necessário que este corpo mortal se transforme em um corpo imortal, que nunca mais vai morrer.
No verso 54, ele diz assim: "QUANDO O CORPO MORTAL SE TRANSFORMAR EM UM CORPO IMORTAL, QUE NÃO MORRERÁ MAIS, ENTÃO CUMPRIR-SE-Á A PALAVRA QUE ESTÁ ESCRITA, TRAGADA FOI A MORTE PELA VITÓRIA"
No verso 55, ele faz uma pergunta: "ONDE ESTÁ, Ó MORTE ? O TEU AGUILHÃO ? ONDE ESTÁ, Ó INFERNO, A TUA VITÓRIA ?".
No verso 56 ele explica que o que causa a morte é o pecado, e o que dá força para o pecado matar o indivíduo, é a lei. Pois a lei é quem condena, e quem condenava, mas agora, PELA GRAÇA DO NOSSO SENHOR JESUS, NÓS SOMOS SALVOS PELA GRAÇA DE CRISTO.
No verso 57, ele esclarece de uma vez por todas:
"MAS GRAÇAS À DEUS, QUE NOS DÁ A VITÓRIA POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO".
No verso 58, ele faz um pedido: "PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS, SEJAM FIRMES E CONSTANTES, SEMPRE ABUNDANTES NA OBRA DO SENHOR, SABENDO QUE VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO NO SENHOR".
Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, entendemos que o corpo apenas natural chega à morte, e para chegarmos à VIDA ETERNA, é preciso nascer dentro de nós o corpo espiritual, que vem através de crermos no SENHOR JESUS CRISTO, termos FÉ, então DEUS nos transforma, DEUS é QUEM nos dá um corpo imortal, que não morre nuca mais, através do seu filho JESUS CRISTO.
Por isso, que nós que recebemos estes conhecimentos estamos passando para UM MILHÃO DE PESSOAS, através destes conhecimentos estão sendo transformados de um corpo mortal para um corpo imortal, estamos transformando UM MILHÃO DE PESSOAS, TIRANDO DA MORTE TRAZENDO PARA A VIDA ETERNA, ATRAVÉS DO SENHOR JESUS CRISTO.
AMÉM, GLÓRIA À DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário