quarta-feira, 30 de agosto de 2017

383 - (Gênesis 12:1-8) - SÊ TU, UMA BENÇÃO

Ora disse Jeová a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai para a terra que te mostrarei;
farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tu uma bênção:
abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar; por meio de ti serão benditas todas as famílias da terra.
Partiu, pois, Abrão, como Jeová lhe ordenara, e foi com ele Ló; tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que tinham adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; saíram para ir à terra de Canaã; e lá chegaram.
Atravessou Abrão a terra até o lugar de Siquém, até o terebinto de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.
Apareceu Jeová a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. Ali edificou Abrão um altar a Jeová, que lhe aparecera.
Passando dali para o monte ao oriente de Betel, levantou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; ali edificou um altar a Jeová, e invocou o nome de Jeová.
(Gênesis 12:1-8)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

Tudo no universo é constituído por uma história. E a história ela traz consigo o tempo em que ocorreu esta história, o cenário onde ocorreu esta história, as atitudes que foram tomadas no decorrer da história, e o resultado final da história.

Porém, na história de DEUS, não há resultado final. Como também não há um marco inicial, nós já abordamos algumas vezes sobre este tema, e voltamos a falar novamente que o DEUS É ATEMPORAL, não podemos dizer que DEUS foi contemporâneo, ou que será contemporâneo, porque DEUS É O TEMPO, E DEUS EXECUTA SEUS PLANOS DIARIAMENTE. OS PLANOS DE DEUS NÃO TERMINAM, TUDO QUE DEUS FEZ, ELE CONTINUA FAZENDO, E FARÁ SEMPRE.

Porém, os personagens são contemporâneos, enquanto estão aqui na terra. No estudo de hoje, DEUS está colocando em pauta a história de um homem, porém, a história deste homem continua ocorrendo com outras pessoas, da mesma forma que ocorreu com este tão grande personagem, que se chamava, Abrão, e depois passou a se chamar Abraão.

Abrão habitava uma terra chamado Ur dos Caldeus. Abrão era filho de Tera, Tera teve três filhos, Abrão, Naor, Arã.

E morreu Arã, irmão de Abrão. Então, Abrão e Naor tomaram mulheres para si. A mulher de Abrão se chamava Sarai. E a mulher de Naor, Milca. Que por sua vez, era filha de Arã. 

Arã também teve um filho que se chamava Ló, por ter seu pai Arã ter falecido, Ló passou a acompanhar o seu tio Abrão. 
E certo dia, DEUS falou com Abrão: "SAI DA TUA TERRA, E DO MEIO DE SEUS PARENTES, E DA CASA DE TEU PAI, PARA TERRA QUE EU TE MOSTRAREI, E FAR-TE-EI DE TI UMA GRANDE NAÇÃO, E ABENÇOAR-TE-EI, E ENGRANDECEREI O TEU NOME, E SE TU UMA BENÇÃO" 
(Gênesis 12:1 e 2)

No verso 3, DEUS começa a conversar com Abrão de uma forma mais íntimo e mais atuante na vida de Abrão. Ele diz assim: "E ABENÇOAREI OS QUE TE ABENÇOAREM, E AMALDIÇOAREI OS QUE TE AMALDIÇOAREM, PORQUE EM TI, SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA". 

Vejam bem, queridos irmãos. DEUS chama Abrão, lhe faz uma proposita, Abrão aceita, então começa ali, uma grande ALIANÇA ENTRE DEUS E ABRÃO.

DEUS apenas disse: "VOCÊ VAI PARA UMA TERRA QUE EU TE MOSTRAREI".

No verso 4, Abrão obedece à DEUS: "ASSIM, PARTIU ABRÃO, COMO O SENHOR LHE TINHA DITO, E FOI LÓ, SEU SOBRINHO COM ELE, E ERA ABRÃO NA IDADE DE SETENTA E CINCO ANOS. QUANDO SAIU DE HARÃ".

Então no verso 5,  "ABRÃO TOMOU A SARAI, SUA MULHER, E A LÓ, FILHO DE SEU IRMÃO, E TODA A SUA FAZENDA QUE HAVIA ADQUIRIDO, E AS ALMAS QUE LHE ACRESCENTARAM EM HARÃ, E SAÍRAM PARA IREM À TERRA DE CANAÃ, E VIERAM À TERRA DE CANAÃ".

Abrão viajou até uma terra chamada Siquém, chegou até o carvalho de Moré, e estavam naquela terra os cananeus.

No verso 7: "E APARECEU O SENHOR À ABRÃO, E DISSE: À TUAS SEMENTES DAREI ESTA TERRA". Então Abrão edificou um altar ao SENHOR QUE LHE APARECEU.

No verso 8, Abrão saiu dali e foi para a montanha, a banda do oriente de Betel. E armou a sua tenda. Betel estava à ocidente, e a terra de Ai, à oriente, e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR.

Queridos irmãos em CRISTO, talvez, estamos falando da história mais conhecida da BÍBLIA, mas o que podemos traduzir desta história, para os dias de hoje.

Primeiro, Abraão era um homem comum, como qualquer outro. Mas porque DEUS escolheu Abrão ?

Vejamos quais as características e as qualidade de Abrão para que DEUS o escolhesse. 

Primeiro, era um homem próspero.
Segundo, era um homem obediente. Abrão obedeceu à DEUS.
Terceiro, Abrão era um homem de atitude. Tomou tudo que tinha, e começou a se mudar, de acordo com a ordem de DEUS. 

Vejam bem, quando Abrão chegou à Siquém, o SENHOR apareceu à Abrão novamente, e fez a primeira promessa: "À TUA SEMENTE DAREI ESTA TERRA". Então Abrão edificou ali um altar ao SENHOR.

Edificar um altar ao SENHOR é uma das características de Abrão, isto quer dizer, que ele também era um homem que adorava à DEUS, e tinha prazer em adorá-lo. Pois, quando Abrão chegou entre a terra de Betel e a terra de Ai, edificou, de novo, um altar para o SENHOR, e invocou o NOME DO SENHOR, de novo.

Esta segunda atitude de Abrão de levantar altar para o SENHOR, deixa bem claro que Abrão correspondia à altura às visitas que DEUS havia lhe feito. DEUS aparecera à Abrão, e Abrão edificava altar para DEUS. 

Vejam que há um comprometimento mutuo da parte de DEUS, também da parte de Abrão.

Irmão, o que queremos tirar desta história hoje para nós, é que temos que ter um relacionamento com DEUS, e todo relacionamento tem um início, e como temos estudado a palavra de DEUS, e temos aprendido que todo relacionamento de DEUS com os seres humanos, parte do CRIADOR, ELE QUEM NOS CHAMA.

Nunca que um relacionamento para com DEUS parte da pessoa, sempre a iniciativa de começar uma história com DEUS, parte de DEUS.

DEUS chama pessoas para o REINO DE DEUS. Mas este chamado há sempre um propósito de DEUS. DEUS tem sempre um projeto para cada pessoa que ELE chama, como ELE tinha um grande projeto com Abrão.

Quando a pessoa que é chamada corresponde à altura do CHAMADO que recebeu, sempre prospera no PROJETO, no CHAMADO conforme a atitude e a dedicação que esta pessoa se entrega ao PROJETO QUE DEUS LHE CHAMA.

Como Abrão foi persistente, e tornou-se amigo de DEUS, e tornou-se um homem de confiança do ALTÍSSIMO. E hoje, Abrão é o nosso pai na FÉ, porque está escrito: "E CREU ABRÃO EM DEUS, E ISTO LHE FOI IMPUTADO COMO JUSTIÇA, TORNOU-SE JUSTO PORQUE CREU EM DEUS E POR QUE TINHA FÉ".

Aqueles que têm CHAMADO DE DEUS, mas não levam à sério o CHAMADO, e não querem sair do conforto para poder tomar atitudes de mudanças necessário em sua vida, não prosperam, estão sempre adiando o PROJETO DE DEUS, porque não querem sair do conforto que tem, para enfrentar as adversidades que surgem na trajetória de qualquer projeto.

Estes que permanecem no conforto, com certeza, não fazem história, portanto, não serão lembrados, porque não realizaram o projeto que foram chamados para realizar.

Porém, aqueles que aceitam o CHAMADO, e que tomam a atitude de saírem de seu conforto para enfrentar o trabalho árduo, que qualquer projeto exige, e que enfrentam todas as adversidades, e as superam uma por uma. Completam a OBRA DE DEUS.

E cada um, fica na história, com a conotação correspondente ao resultado da sua obra. Muitos homens de DEUS ficaram na história, e são lembrados porque levaram à sério, e prosperam, e tornaram-se exemplos para nós.

Nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, recebemos um CHAMADO para um PROJETO DE DEUS. Da mesma forma que Abraão foi chamado.

Incorporamos dentro de nós este projeto, arquitetamos, colocamos em prática, começamos a caminhada, já caminhamos bastante. Mas temos muito ainda a concretizar, pois, temos uma meta de conquistar UM MILHÃO DE ALMAS PARA DEUS. E estamos trabalhando com toda a confiança que vamos alcançar, não só esta meta, mas vamos superar em muito.

Mas para isso, precisamos de homens e mulheres que também aceite o CHAMADO, e nos ajudem a realizar esta tão grande obra.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário