quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

74 - O QUE É MAIS IMPORTANTE ? A CIRCUNCISÃO, OU A INCIRCUNCISÃO ?



Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;
E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Romanos 2:17-29
                                                             CARTA AOS ROMANOS - (Capítulo 2, Versículo 17 a 29)

Queridos irmãos, estamos estudando as cartas do Paulo aos romanos, e hoje falaremos sobre o que tem mais valor, a circuncisão ou incircuncisão ?


O que é que seria a circuncisão ?
A circuncisão é um ato que como se fosse uma cirurgia realizadas nos garotos, de uma certa idade, em torno de sete anos, onde eles cortavam a pele do crepúsculo do pênis da criança, e aquilo ali se tornava sinal dos garotos do sexo masculino, e com aquele sinal queria dizer que ele se tornava um judeu. 

Judeu não é nacionalidade, é religião. Nacionalidade seria isralita, mas judeu significa que pertence à religião judaica, então esta prática ela determinava que o indivíduo determinava um judeu, ele tinha uma marca no seu próprio corpo. Mas os gentios, não usavam esta prática, ele não criam desta forma, eles não criam que precisavam de uma marca no próprio corpo, para poder demonstrar que era religioso, mas o apóstolo Paulo dizia assim"TU QUE É JUDEU, PENSA QUE CONHECE TODAS AS COISAS, PENSA QUE É INSTRUÍDO NA LEI, CONFIAS QUE PODE GUIAR CEGOS, E TRAZER AS PESSOAS DAS TREVAS, PARA LUZ, É INSTRUTOR DOS MENOS CAPACITADOS, PORQUE CONHECE A LEI, MAS ELE DIZ ASSIM: TU, POIS, ENSINAS A OUTRO, NÃO TE ENSINA A TI MESMO ?"
"VOCÊ QUE PREGA QUE NÃO PODE ROUBAR, MAS ROUBA"
"VOCÊ PREGA QUE NÃO PODE ADULTERAR, MAS ADULTERA"
"VOCÊ ABOMINA OS ÍDOLOS, MAS PRATICA O SACRILÉGIO", quer dize, acaba de uma forma, ou de outra, valorizando coisas que são ídolos também.

"TU QUE GLORIAS PORQUE TEM A LEI ? MAS DESONRA A TUA FAMÍLIA, E A TUA LEI, PORQUE BLASFEMA DIZENDO QUE DEUS É BLASFEMADO ENTRE OS GENTIOS"
Paulo diz que a circuncisão, quando a pessoa realmente tem sinceridade de coração, e já que ele adota a lei, tem que aceitar a lei. 
Mas quando ele não segue a lei, a circuncisão não vale nada, quando ele não pratica a lei, a circuncisão é anulada, passa a não ter valor algum, como se, não fosse circuncidado. 

E a incircuncisão,  e quem não se circuncida, não tem a obrigação de cumprir a lei, mas cumpre a lei, e não transgride a lei, tem a DEUS no coração, são as leis do Espírito Santo que está no coração, este é mais do que aquele que é circuncidado, mas não cumpre a lei. Então, quer dizer o seguinte, que aquele que não fez a circuncisão, mas observa lei, observa os preceitos de DEUS, ama DEUS, está no caminho do Senhor, tem mais importância do que aquele que fez a circuncisão, e não cumpre com nada disso.

Mas os judeus, se consideravam superiores, porque receberam primeiro a orientação de DEUS, foram escolhidos para aprender sobre a lei para poder ensinar aos povos, mas não cumpriram com obrigação deles. Hoje, o que predomina e o que realmente, tem valor é a lei do ESPÍRITO SANTO. É Espírito Santo que determina o que é certo, e o que é errado. Tanto nos judeus, como nos gentios. Quem são os gentios ? 

Gentios são todos aqueles que não são judeus, nós, por exemplo, somos gentios. Pela palavra de DEUS, nós não temos a obrigação de cumprir a lei, porque a lei não foi dada à nós, foi dada aos judeus, mas nós cumprimos a lei do espírito, que está dentro de nosso coração, porque o Espírito Santo, nos revela o que devemos fazer, e aquilo que não devemos fazer.

Por isso irmãos, estes estudos que estamos realizando agora, é para nos entendermos, a diferença ser judeu, e o que é não ser judeu, o que é ser gentio, mas todos tem o mesmo direito perante DEUS, e perante Cristo. A mesma Salvação que é oferecida aos judeus, é oferecida para nós. E nós abraçamos essa salvação de todo o nosso coração, de toda nosso entendimento, e amemos a DEUS, sobre todas as coisas, e amamos ao próximo, como a nós mesmos.

 SE VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA, E DIFICULDADE COM DOENÇAS E VÍCIOS OU OUTROS PROBLEMAS: libertospeloamordecristo@gmail.com


OS OBJETIVOS DO BLOG PARA A SALVAÇÃO DA ALMAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário