quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

86 - OS JUDEUS REJEITAM A JUSTIÇA DE DEUS.


1 Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.
2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
5 Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo. )
7 Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. )
8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
                                                            CARTA AOS ROMANOS - (Capítulo 9, Versículo 6 a 8)


Queridos irmãos, estamos estudando sobre a Salvação que envolve historicamente o povo judeu, porque, eles foram os que receberam a função para divulgar o Reino de Deus na terra.

Foram eles que receberam a lei de Moisés, e através da lei dos 10 Mandamentos, eles criaram muitas outras leis, aumentando assim a responsabilidade humana frente ao objetivo da salvação.
Como eles, eram detentores do conteúdo das leis, cada vez mais eles valorizavam a nação judaica, porque se sentiam elegidos por DEUS, e faziam questão de guardarem para si, aquelas tradições, porém, o objetivo de DEUS, era que eles como nação, levassem aquele conhecimento, aquela cultura para todas as outras nações, mas eles egoisticamente, não queriam que outros participassem da salvação, e que conhecessem esse DEUS maravilhoso que fez o céu, e a terra.


No versículo 3, relata que eles não conheceram a justiça de DEUS, porque eles somente reconheciam a sua própria justiça, e não se sujeitaram a justiça de DEUS.

E no verso 4, Paulo relata: "PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO, PARA JUSTIÇA DE TODO AQUELE QUE CRE.".

Moisés descreve que a justiça vem pela lei, mas a justiça que é pela FÉ, vem de Cristo, tanto é que ele relata no versículo 9: "QUE SE A NOSSA BOCA CONFESSAR O SENHOR JESUS, E O NOSSO CORAÇÃO CRER NELE, E QUE RESSUSCITOU DOS MORTOS. RECEBEMOS A SALVAÇÃO, PORQUE A ESCRITURA DIZ QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER, NÃO SERÁ CONFUNDIDO.".

Então, não há diferença entre judeus e outras nações, porque, todos os que crerem em Jesus serão salvos independente da sua nacionalidade. E ele acrescenta no verso 3: "TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO."

AMÉM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário