Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
Colossenses 2:1-23
EPÍSTOLA DE PAULO AOS COLOSSENSES - (Capítulo 2, Versículo 1 a 23)
Queridos irmãos, estamos estudando a Epístola de Paulo aos colossenses. Paulo está esclarecendo para eles, o tamanho da batalha que Paulo estava enfrentando para resgatar os filipenses das garras do diabo, e trazê-los limpos justificados para DEUS.
E Paulo, estava esclarecendo a eles a necessidade do crescimento em amor, e também para que eles crescessem no conhecimento e que se enriquecessem na Inteligência do Mistério de DEUS, através da Salvação em JESUS CRISTO, porque era um mistério de DEUS chamado de PLANO DA SALVAÇÃO.
E neste Plano estava contido os TESOUROS DA SABEDORIA E DA CIÊNCIA DE DEUS.
Porque o resgate das almas que estavam presas pelo inimigo (diabo), só era possível através de um Plano super inteligente, e cheio de sabedoria, somente o altíssimo foi capaz de elaborar.
Agora, à partir do versículo 4, Paulo estava passando para os colossenses a preocupação sobre pessoas que sendo usados pelo diabo, poderiam trazer outra doutrina que não a do Senhor Jesus para que pudessem prender de novo, aqueles que haviam sido libertos.
No verso 8, ele diz aqui:
"VOCÊS TENHAM CUIDADO, PARA QUE NINGUÉM VOS FAÇA PRESA SUA. E QUE VOLTEM A FICAR PRESOS NOVAMENTE, POR MEIO DE FILOSOFIAS HUMANAS, E VÃS DOUTRINAS, QUE PARECEM O PLANO DE DEUS, PORÉM SÃO DOUTRINAS ENGANADORAS, QUE SÃO ELABORADAS PARA ENGANAR, PELO REINO DO MALIGNO (REINO DO MUNDO)".
No verso 13, Paulo fala que todos estávamos mortos nos pecados, na nossa carne, mas JESUS nos deu vida novamente, nos ressuscitando com Ele, perdoando-nos de todas as nossas ofensas.
No verso 14, ele fala que JESUS anulou o que nos prendia, e que era contra nós, nas suas ordenanças, e através da cruz, anulou o que nos acusava, que eram as leis. E cravou na cruz as leis que nos prendiam.
No verso 15, Paulo fala que fomos tirados, e resgatados dos principados e das potestades do mal, e os expôs publicamente para que todos ficassem sabendo que quem os prendia, era o diabo mesmo.
No verso 16, Paulo fala, agora ninguém mais pode vos julgar, por comer alguma coisa, ou por beber alguma coisa, ou por causa dos dias de festa, ou por causa das comemorações da lua nova, ou por causa dos sábados. Que são coisas passadas, e que não tem mais nada a ver com o futuro, e que agora fazemos parte do corpo do Cristo.
No verso 18 Paulo diz para não permitirmos que nos prendam novamente com pretexto de humildade, mentindo dizendo que está sendo enviado pelos anjos, inventando coisas que não viram, e que não se deixem envolver nesse tipo de doutrina.
No verso 19, ele diz que esse tipo de doutrina não está ligado à cabeça do corpo, que é CRISTO.
No verso 20, ele diz que se nós fomos tirados da antiga prisão que eram doutrinas do mundo, que nos submetia as ordenanças, porque estávamos vivendo conforme o mundo. Paulo está dizendo para não voltar a ser presos pelas mesmas ostes malignas, e que nem podemos tocar nem provar, nem manusear estas práticas antigas. Que são doutrinas humanas dirigidas por homens ligados às ostes malignas.
Porque elas tem a aparência de sabedoria, porque parece que são devotos, parecem que são humildes, mas não tem valor algum, se não para satisfazer a carne. Mas nós fomos libertos para ser livres em espírito e em verdade através do PLANO DE SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS.
GRAÇAS À DEUS
AMÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário