13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
20 Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.
21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. (Mateus 16:13-26)
A história das civilizações revelam que para ficar na história é necessário efetuar um feito muito relevante, e muito grande, ser um grande cientista, ser um grande filósofo, ser um grande imperador, enfim, ser um grande líder para o povo, e para ficar na história tem que deixar um grande legado.
E as histórias das civilizações nos mostram que o anseio do povo é ser liderado sempre por alguém que é grande, que é forte, que é poderoso. Imaginam que estas características possam lhe trazer de alguma forma algum benefício.
A história do povo de Israel, mostra que em sua trajetória tiveram muitos altos e baixos, tiveram bons líderes, mas também tiveram maus líderes, tiveram épocas de glória, mas tiveram épocas de escravidão. Mas na época de CRISTO, se eles fossem contabilizar a história, chegariam fácil à conclusão que houve muito mais fracasso do que vitória.
Inclusive na época que JESUS CRISTO chegou, a nação judaica naquele momento era escrava do império romano. Quem os dominava eram os romanos, tanto é que pagavam impostos para Roma. De tudo que eles produziam, e à aquela altura, eles desejavam um libertador. Que fosse forte o suficiente para vencer os romanos, e devolver à eles a sua soberania.
Foi quando chegou João Batista anunciando que, o REINO DE DEUS havia chegado. Os magos haviam vindo à Jerusalém, guiados por uma estrela para adorar o menino rei. Então, quando JESUS iniciou o seu ministério, que efetuou o seu primeiro milagre, transformando a água em vinho, este feito tornou-se notório entre o povo, e logo depois, com poucos peixes e poucos pães, alimentou uma grande multidão, e ainda sobraram doze cesto de pães.
Além disso, todos que chegavam com problemas grave de saúde, eram restaurados, eram curados. Os cegos enxergavam, os surdos passavam a ouvir, então, começou um grande comentário sobre JESUS CRISTO na sociedade da época. E estes comentários chegavam aos ouvidos de JESUS, e seus discípulos.
No estudo de hoje, no evangelho de Mateus, no capítulo 16, nos versículo 13 a 23, o SENHOR JESUS tenta tirar estas dúvidas, e esclarecer para os discípulos, que QUEM ELE era, e qual a sua missão.
O povo judeu queria transformar JESUS em um grande rei, tanto é que JESUS teve o seu momento de glória quando entrou na cidade, montado em um jumento e o povo o proclamavam: "REI DOS JUDEUS".
E a multidão cada vez crescia mais em volta do SENHOR JESUS, mas SENHOR JESUS sempre disfarçava, e não permitia que o transformassem em um rei literal, ou um rei físico que reinasse sobre o Israel.
Certo momento, JESUS falando com seus discípulos, ELE começa a passar uma mensagem aos olhos deles um pouco negativa, pois JESUS diz assim: "SE ALGUÉM QUISER VIR APÓS MIM, (quiser me seguir), RENUNCIE-SE A SI MESMO, TOME SOBRE SI A SUA CRUZ E SIGA-ME". Isto está escrito no versículo 24, mas nós vamos voltar então para o versículo 13.
Vejam que JESUS queria passar para eles a sua verdadeira missão, que não tinha nada a ver com as glórias deste mundo.
No verso 13, JESUS pergunta para os seus discípulos: "QUEM DIZEM OS HOMENS SER O FILHO DO HOMEM (JESUS CRISTO) ? ".
Alguns discípulos disseram: "UNS DIZEM QUE O SENHOR É O JOÃO BATISTA, OUTROS ELIAS, OUTROS JEREMIAS, OU DIZEM SER UM DOS PROFETAS". Vejam irmão que de certa forma eles compreendiam que JESUS era espiritual, não era material, pois eles imaginavam que JESUS seria um dos profetas. E JESUS perguntou para os discípulos: "E VÓS ? QUEM DIZEIS QUE EU SOU ?".
No verso 16, o apóstolo Pedro respondendo disse: "TU É O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO".
No verso 17, JESUS fala com Pedro: "BEM AVENTURADO ÉS TU (homem de sorte) , SIMÃO BARJONAS (nome de Pedro), PORQUE QUEM TE REVELOU NÃO FOI CARNE OU SANGUE, MAS MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS".
No verso 18: "POIS TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA". Vejam queridos irmãos, que diferença entre o que o povo judeu pensava, e o que realmente era JESUS, e qual era a sua missão.
No verso 19, JESUS declara para Pedro assim: "EU TE DAREI AS CHAVES DOS REINOS DOS CÉUS, E TUDO QUE LIGARES NA TERRA, SERÁ LIGADOS NO CÉU, E TUDO QUE DESLIGARES NA TERRA, SERÁ DESLIGADO NO CÉU".
Depois destes esclarecimentos JESUS disse para seus discípulos que não comentassem com ninguém, e que não dissessem a ninguém que ele era o CRISTO. Desse momento em diante, JESUS começou a esclarecer para os seus discípulos que a sua missão era morrer, ser entregue nas mãos das autoridades, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia.
E Pedro começou a repreender SENHOR JESUS, para que ELE não dissesse que iria ser morto, porque não era o que eles esperavam de JESUS. E Pedro disse: "DE MODO NENHUM TE ACONTECERÁ ISTO". E JESUS voltando-se para Pedro disse: "PARA ATRÁS DE MIM, SATANÁS. QUE ME SERVE DE ESCÂNDALO, PORQUE NÃO COMPREENDE AS COISAS QUE SÃO DE DEUS, MAS SÓ AS QUE SÃO DOS HOMENS".
Queridos irmãos em CRISTO, nós não tínhamos conhecimento que iríamos fazer esta mensagem hoje, oramos, e o ESPÍRITO SANTO nos passou esta mensagem, mas o ESPÍRITO SANTO fez uma fusão colocando primeiro o verso 24 antes do verso 13 ao 23.
O ESPÍRITO SANTO quer passar para nós todos que, não podemos confundir com nossa missão aqui nesta terra, não podemos estar com os olhos fechados, compreendendo apenas as coisas deste mundo. Fazendo projetos apenas financeiros, não podemos pensar que viemos à este mundo para desfrutar deste mundo.
A palavra de DEUS diz que aquele que ama o mundo, o amor do PAI não está nele. Devemos compreender que nossa missão não é diferente da missão do SENHOR JESUS, nossa missão aqui é apenas espiritual. Estamos fazendo parte de um projeto de DEUS para recuperação do ser humano, pois JESUS CRISTO disse: "QUE O FILHO DO HOMEM VEIO BUSCAR E SALVAR O QUE ESTAVA PERDIDO". Tanto é que JESUS disse à Pedro: "EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS".
Queridos irmãos, o que foi designado para Pedro, também foi designado para nós. Nós também temos a missão de construir a igreja de DEUS, continuar o trabalho de Pedro, porque as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de DEUS. E nós somos a igreja de DEUS, por isso, que nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO temos um projeto de conquistar UM MILHÃO DE ALMAS PARA DEUS, transformar as almas que fazem parte apenas deste mundo, em almas eternas participantes do REINO DE DEUS e da VIDA ETERNA.
E temos a certeza que as portas do inferno NÃO PREVALECERÃO CONTRA ESTA OBRA QUE NÓS ESTAMOS REALIZANDO. Por isso estamos convocando pessoas para nos ajudar a trazer as almas para JESUS, nosso telefone está em todos os nossos vídeos, se você quiser fazer parte desta obra, entre em contato com a gente, através do YOUTUBE, do nosso BLOGGER, ou do nosso SITE.
AMÉM, GLÓRIA À DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário