segunda-feira, 4 de setembro de 2017

385 - (Hebreus 10:32-39) - AS TRIBULAÇÕES E A GRANDE RECOMPENSA.

Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois que fostes iluminados, padecestes um grande conflito de sofrimentos;
pois por um lado fostes feitos um espetáculo tanto por ludibrios como por aflições, e por outro tendes-vos tornado companheiros dos que foram assim tratados.
Pois não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com gozo o despojo de vossos bens, conhecendo que vós vos tendes a vós mesmos como uma possessão mais excelente e durável.
Não lanceis fora, portanto, a vossa confiança, a qual tem uma grande recompensa.
Pois tendes necessidade da perseverança para que, tendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Pois ainda em bem pouco tempo Aquele que há de vir, virá, e não tardará;
Mas o meu justo viverá da fé, E se ele recuar, nele não tem prazer a minha alma.
Mas nós não somos dos que retrocedem para perdição; mas dos que têm a fé para a salvação da alma. (Hebreus 10:32-39)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

A história relata a vida daqueles que aceitaram o chamado de DEUS. No velho testamento, grandes homens foram chamados para o REINO DE DEUS, e para fazerem parte do projeto da SALVAÇÃO QUE DEUS ELABOROU PARA O HOMEM, a maior parte destes homens foram bem sucedidos, financeiramente.

Podemos citar alguns nomes: Jacó foi um homem bem sucedido, Davi foi um homem bem sucedido, Salomão foi um homem bem sucedido, mas tiveram muitos profetas que foram perseguidos.

Como por exemplo o profeta Elias, e muitos outros profetas foram perseguidos. Quando veio o SENHOR JESUS, quem anunciou a chegada do SENHOR JESUS, foi João Batista, e João Batista morreu decapitado. 

O primeiro mártir do Evangelho é o Apóstolo Estavam, morreu apedrejado, o próprio SENHOR JESUS, morreu crucificado. Os apóstolos e João, Tiago, todos foram presos.  E passaram por muitas humilhações, mas todos enxergavam o alvo, onde queriam chegar, que é a vitória em CRISTO JESUS.

Todos sobreviveram apenas pela FÉ. E da FÉ, nunca se apartaram. Na epístola aos Hebreus, no capítulo 11, no versículo 6, está escrito assim: "ORA, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS". É necessário ter FÉ, para prosseguir na pregação do Evangelho. 

No assunto de hoje, estamos estudando no capítulo 1o de Hebreus. Onde o autor desta epístola, que para nós é o apóstolo Paulo, mas muitos duvidam, e dizem que não sabem quem escreveu esta epístola, mas pela linguagem usada nesta epístola, e pela forma como foi abordada, entendemos que foi o Apóstolo Paulo que escreveu. 

Paulo relata aqui à partir do versículo 32, as dificuldades que os pregadores enfrentaram, começa assim: "LEMBRAI-VOS, PORÉM, DOS DIAS PASSADOS, EM QUE, DEPOIS DE SERDES ILUMINADOS, SUPORTASTES GRANDE COMBATES E AFLIÇÕES". Ele quer dizer que aqueles que aceitaram o Evangelho, e começaram a pregar o Evangelho. Passaram por muitas tribulações, e tiveram que travar um grande combate da LUZ contra as trevas.

Foi tão difícil para eles, que no verso 33, Paulo fala assim: "EM PARTE FOSTES FEITOS ESPETÁCULO COM VITUPÉRIOS E TRIBULAÇÕES. E ESTIVERAM PARTICIPANDO COM OS QUE ASSIM FORAM TRATADOS". Vitupérios, quer dizer que, foram insultados, ofendidos, agredidos, mal tratados, julgados, condenados. E ainda serviram de espetáculo para os que viveram na época.

No verso 34, ele fala que muitos foram presos, e que muitos permitiram que seus bens fossem espoliados, quer dizer, foi dividido para outros. E eles permitiram que seus bens fossem roubados, e aceitaram tudo com alegria, sabendo que o que lhes pertencia está no céu. Uma possessão muito melhor, e permanente. 

No verso 35, ele diz que não devemos desistir da nossa confiança, porque a confiança está na FÉ, que nós temos no grande galardão (grande recompensa que DEUS nos dará). 

No verso 36, ele diz que nós: "DEVEMOS TER PACIÊNCIA PARA QUE DEPOIS DE TERMOS FEITO A VONTADE DE DEUS, POSSAMOS ALCANÇAR AS PROMESSAS DE DEUS".

No verso 37, ele analisa a situação e diz assim: "PORQUE AINDA UM POUQUINHO DE TEMPO E O QUE HÁ DE VIR, VIRÁ, E NÃO TARDARÁ". Ele quer dizer que, logo logo, as profecias vão se cumprir todas elas, e o fim do mal chegará, e final do reino do maligno também chegará.

No verso 38, ele afirma com certeza: "MAS O JUSTO VIVERÁ DA FÉ". Mas neste mesmo versículo, ele diz: "AQUELES QUE RECUAREM NÃO FARÃO PARTE, NEM DAS PROMESSAS, E NEM DA VIDA ETERNA". 

Agora no verso 39, ele esclarece a firmeza de caráter e de opinião, e de FÉ, ele diz assim: "NÓS, PORÉM, NÃO SOMOS DAQUELES QUE DESISTEM, E QUE SE RETIRAM PARA A PERDIÇÃO, MAS DAQUELES QUE CREEM PARA A CONSERVAÇÃO DA ALMA E PARA A VIDA ETERNA".

Queridos irmãos em CRISTO, este estudo nos mostra com muita clareza, qual é o perfil daqueles que são iluminados e que recebem o chamado de DEUS para fazerem parte do grande projeto de SALVAÇÃO. E que suportam todos os problemas, todas as aflições, todo tipo de afronta, suportam até perderem suas posses, trocam tudo pela SALVAÇÃO, e trocam tudo pelas promessas do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, trocam tudo pela recompensa que receberão das mãos do SENHOR JESUS, portanto, recebem todas essas afrontas com alegria, pois, palavra de DEUS diz que quando todas essas coisas acontecerem, nós devemos levantar as nossas cabeças, porque a nossa redenção está próximo.

Nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, também temos sofrido afrontas, sofrimentos, decepções, porém, não somos daqueles que NÃO desistem, porque sabemos que os que desistem anulam tudo que já fizeram, voltam à estaca zero, e voltam a participar do estado de morte eterna, mas nós somos daqueles que creem nas promessas do DEUS vivo, e cremos na salvação de nossa alma, e levamos esta SALVAÇÃO para outros, por isso, que temos um grande projeto de conquistar UM MILHÃO DE ALMAS PARA DEUS, e não nos importamos com as afrontas, e com os problemas que sobre veem, pois sabemos que a nossa vitória em CRISTO é certa, e em CRISTO nós somos mais do que vencedores.

Queridos irmãos, o LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO está convocando pessoas para participarem deste grande projeto, e saber que quando fizerem parte deste projeto não podem mais valorizar as coisas deste mundo, mas valorizar apenas as coisas que permanecem e que sobreviverão eternamente. E receberemos a grande recompensa, que somente o CRIADOR DO CÉU E DA TERRA pode nos dar.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

4 comentários:

  1. Graça e Paz! Deus q o abençoe e continue dando-lhe da Sua Graça! Na condição de irmão em Cristo, me permito a lançar aqui uma reflexão: se cabe à Igreja do Senhor tão somente pregar o Evangelho, já que a salvação é o crescimento da obra pertencem ao Senhor, como podemos colocar um desafio de "conquistar" um milhão de almas para Cristo? Penso q referido desafio não cabe à Igreja do Senhor! A nós cabe o "Ide" de Cristo! Quem conquista as almas, as convence do pecado, justiça e justiça, é o Espírito Santo! Portanto, a conquista, a colheita, não é nossa, mas do Senhor! É só um alerta à Luz da Palavra! Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito maravilhoso esse estudo. Oh glória.🙏🙌

    ResponderExcluir
  3. Gloria a Deus, e esse estudo que no qual acabei de ler,me fez refletir se verdadeiramente eu estou no caminho certo pois todos aquele que aceitaram o chamado de Cristo passaram por tantas e tantas lutas chegaram a perde a própria vida por amor daqueles que negou ,ignorou mas mesmo assim nao deixaram de pregar o evsngelho de Cristo
    Tenho eu que melhora mais como cristão um verdadeiro cristão em 2 coríntios cap.3 verso 16ao18 vai dizer assim : Portanto, nao desanimados! Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando ,o nosso interior está em plena renovação dia a pós dia
    Pois as nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno.
    Sendo assim fixamos nossos olhos, nao naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que nao são vistos,pois os visíveis sao temporais,ao passo que os que nao se vêem sao eternos. Amem
    Que possamos refletir em nosso corações se realmente estamos no caminho certo
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir