quarta-feira, 13 de setembro de 2017

389 - (1 Reis 18:22-40) - UM PROFETA DE DEUS, CONTRA 450 PROFETAS DE BAAL

Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.
E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.
E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
(1 Reis 18:22-40)

Queridos irmãos em CRISTO, é com muita alegria que estamos estudando a palavra de DEUS,  juntamente com vocês, na presença do CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, na presença do SENHOR JESUS CRISTO, e na presença do ESPÍRITO SANTO.

A vida é feita de escolhas, todo resultado depende da escolha que fazemos. Conforme o que escolhemos, então teremos resultado compatível com a nossa escolha, às vezes, não sabemos escolher por ignorância. Mas às vezes, fazemos as nossas escolhas para agradar alguém, ou porque estamos levando alguma vantagem, ou alguma facilidade.

Porém, uma vez feita a escolha, também já temos o resultado. Como a palavra de DEUS diz que: "TUDO QUE O HOMEM SEMEAR, CERTAMENTE COLHERÁ".

Durante a trajetória do PLANO DE DEUS para salvar o homem. O homem tem tido oportunidades de escolha. Aqueles que escolheram à DEUS, e permaneceram na escolha. Certamente foram vitoriosos, e conquistaram os benefícios da escolha que fizeram, que são as bençãos de DEUS, as bençãos espirituais, e a VIDA ETERNA.

JESUS CRISTO falando para uma platéia enlutada, pois Lázaro, irmão de Maria e Marta havia morrido, então JESUS respondeu o questionamento daqueles que estavam presentes: 40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

A glória de DEUS está na sua palavra e no efeito que ela produz, pois o SENHOR relata na bíblia que as palavras do SENHOR, uma vez proferidas, não voltam para ELE vazias, mas sempre produzem o efeito desejado por DEUS.

No estudo de hoje, mais uma vez, ESPÍRITO SANTO pede para continuarmos a falar de Elias, mas com o objetivo de vermos a glória de DEUS, e sabermos que não somos diferente de Elias, como Elias creu e viu a glória de DEUS, nós, nos dias de hoje, se crermos veremos a glória de DEUS.

O estudo sobre Elias está no livro de I Reis, no capítulo 18, e no verso 22 a 40. 

No verso 22, Elias esclarece uma coisa importante para o povo de Israel, ele diz: "SÓ EU, FIQUEI POR PROFETA DO SENHOR, MAS OS PROFETAS DE BAAL SÃO QUATROCENTOS E CINQUENTA HOMENS". Elias começa um grande desafio, um homem só, profeta do DEUS VIVO, contra quatrocentos e cinquenta homens, profetas de um deus chamado Baal.

No verso 23, ele começa o desafio: "DÊEM-SE -NÓS, POIS, DOIS BEZERROS, E O DIVIDAM EM PEDAÇOS, E O PONHAM SOBRE A LENHA, PORÉM NÃO LHES METAM FOGO. E EU PREPARAREI OUTRO BEZERRO, O POREI SOBRE A LENHA, E NÃO LHE METEREI FOGO".

Elias orientado pelo PODEROSO ALTÍSSIMO, propõe um desafio onde, seriam feitos dois tipos de sacrifícios, com dois bezerros iguais, um seria oferecido ao DEUS CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, e o outro seria oferecido ao deus Baal.

No verso 24, Elias orienta eles o que devem fazer: "ENTÃO INVOCA O NOME DE SEU DEUS, E EU INVOCAREI O NOME DO SENHOR, E HÁ DE SER QUE, O DEUS QUE RESPONDER POR FOGO, ESSE SERÁ DEUS". Então toda a nação de Israel estava presente,.

No verso 26, Elias dá a oportunidade aos profetas de Baal iniciarem o ritual, então preparam o altar de Baal, prepararam a lenha, o bezerro em pedaços em cima da lenha.
E começaram a invocar o nome do deus Baal, desde manhã até o meio dia dizendo: "AH BAAL, RESPONDE NOS !!!".

Porém Baal não respondia. Não ouviam nenhuma voz, nem quem os respondessem, e saltavam sobre o altar que se tinha feito. E sucedeu que ao meio dia: "ELIAS ZOMBAVA DELES, E DIZIA, CLAMAI E ALTAS VOZES, PORQUE ELE É UM DEUS, PODE SER QUE ESTEJA FALANDO, OU QUE ESTEJA OCUPADO, FAZENDO ALGUMA COISA, OU ESTEJA VIAJANDO, QUEM SABE NÃO ESTÁ DORMINDO, DESPERTEM ELE".

No verso 28, e eles clamavam a grandes vozes, e se retalhavam com facas, e com lancetas, conforme o seu costume, até derramarem sangue sobre si.

No verso 29, e sucedeu que passando meio dia, até a oferta de manjar se oferecesse, porém, não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.

No verso 30, chegou a vez de Elias, e Elias disse ao povo: "CHEGAI-VOS À MIM, E TODO POVO CHEGOU À ELE. E ELIAS PREPAROU O ALTAR DO SENHOR, CONSERTOU PORQUE ESTAVA QUEBRADO, E ELIAS TOMOU DOZE PEDRAS, CONFORME O NÚMERO DAS TRIBOS DOS FILHOS DE JACÓ, AO QUAL VEIO A PALAVRA DO SENHOR DIZENDO, ISRAEL SERÁ O TEU NOME".

No verso 32, Elias com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR, depois fez rego (sulco, buraco) em redor do altar.

Da largura de duas medidas de semente, então, armou a lenha, dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha. 

No verso 34, Elias pediu que o povo preparassem quatro cântaros de água, e disse: "DERRAMAI-A SOBRE O HOLOCAUSTO (SACRIFÍCIOS)".

No verso 37, Elias invoca o SENHOR e pede para que o SENHOR o responda para que o povo conhecesse que o SENHOR É DEUS. 

No verso 38: "ENTÃO CAIU FOGO DO SENHOR, E CONSUMIU O HOLOCAUSTO, E A LENHA, E AS PEDRAS, E O PÓ, E AINDA LAMBEU A ÁGUA QUE ESTAVA NO REGO (ATÉ A ÁGUA QUEIMOU)".

No verso 39: "O POVO VENDO O QUE DEUS FEZ, CAÍRAM SOBRE OS SEUS ROSTOS E DISSERAM, SÓ O SENHOR É DEUS !!! SÓ O SENHOR É DEUS !!!".

No verso 40, Elias dá uma ordem para o povo: "LANÇAI MÃO DOS PROFETAS DE BAAL, QUE NENHUM DELES ESCAPE, E O POVO PRENDEU TODOS OS PROFETAS DE BAAL, E ELIAS OS FEZ DESCER AO RIBEIRO DE QUISOM E ALI OS MATOU".

Queridos irmãos em CRISTO, esta história é uma das grande histórias que o SENHOR proporcionou diante do povo de DEUS. O ESPÍRITO SANTO pediu para que nós fizéssemos mais este estudo sobre Elias, para que nós ao nos depararmos diante de desafios espirituais, nós devemos confiar no SENHOR DEUS, e invocar o nome do SENHOR, e se crermos veremos a GLÓRIA DE DEUS.

E nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, estamos acostumados a enfrentar desafios que o inimigo de DEUS impões sobre nós, e temos visto o PODER DE DEUS agindo em nosso favor, da mesma forma que DEUS agiu em favor de Elias, para que o povo entendesse que só há um DEUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA. 

E na palavra de DEUS há muitas referências, onde DEUS mostra a sua glória e seu PODER, por isso que, nós do LIBERTOS PELO AMOR DE CRISTO, conhecemos o poder de DEUS, E A GLÓRIA DO CRIADOR, e estamos passando para UM MILHÃO DE PESSOAS, para que todos conheçam o PODER E A GLÓRIA DO DEUS VIVO. 

E que passem a invocar o nome do DEUS VIVO para que tenham soluções nos problemas de suas vidas, principalmente quando enfrentamos o maligno, o inimigo de DEUS.

Estamos convidando pessoas a nos ajudarem nesta batalha, para serem vencedores, como Elias foi. E que todos possam confiar no SENHOR quando presenciarem o PODER e a GLÓRIA DO DEUS VIVO.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário