Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
Recebei-nos em vossos corações; a ninguém agravamos, a ninguém corrompemos, de ninguém buscamos o nosso proveito.
Não digo isto para vossa condenação; pois já antes tinha dito que estais em nossos corações para juntamente morrer e viver.
Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.
Porque, mesmo quando chegamos à macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.
Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito.
E não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado por vós, contando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei.
Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, não me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo.
Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
2 Coríntios 7:1-10
SEGUNDA EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS - (Capítulo 7, Versículo 1 a 10)
Queridos irmãos, objetivo de Paulo era consolidar a igreja de corinto, ele estava muito entusiasmado com a sua primeira carta aos coríntios, e pelos efeitos gratificantes que a carta produziu.
Mesmo em alguns aspectos. Paulo chamava atenção da igreja em alguma responsabilidade, alguma forma de proceder, a igreja sempre correspondeu aos ensinamentos de Paulo positivamente.
E Paulo está esclarecendo no capítulo 7, que ele sempre falou com ousadia, com firmeza, em toda a sua dedicação na construção da igreja e do Evangelho, e do REINO DE DEUS.
No verso 5, Paulo descreve que quando chegou na macedônia, seu corpo não teve descanso algum. E que, sempre foi atribulado, sempre combatendo, sempre tendo temores internos.
Mas, Paulo estava sendo consolado, pela chegada de Tito, porque Tito representava um grande apoio à Paulo.
E a igreja de corinto recebeu Tito, dando todo apoio, e Tito sentiu também muito confortável, por todos da igreja de corinto. E sentiu total liberdade no meio deles. Tito e Paulo, quando ficaram sabendo que os irmãos havia sentido saudades deles, que haviam chorado por eles. Eles ficaram muito alegres.
Porque Paulo tinha receio de encontrar algum tipo de ressentimento, pela a carta que havia enviado para igreja, fazendo algumas correções, mas quando chegaram, descobriram que não havia ressentimento algum, pelo contrário, eles continuavam amando Paulo e a Tito, e procedendo conforme as orientações de Paulo.
Paulo relata no verso 8, que se eles ficaram tristes pelas orientações de Paulo, esta tristeza veio para o arrependimento. E que a tristeza durou pouco tempo.
No verso 10, Paulo relata porque a tristeza produzida por DEUS, traz o arrependimento para a SALVAÇÃO, para todos aqueles que se arrependem. Mas as tristezas do mundo, traz a morte. E morte eterna.
Queridos irmãos, Paulo estava preocupado, porque havia chamado atenção, principalmente de uma pessoa que havia tido relacionamento sexual com a esposa de seu próprio pai. E Paulo mesmo estando longe, determinou que tal pessoa fosse tirado do meio dos irmãos.
E que estava entregando o corpo daquela pessoa, nas mãos de satanás, para que a alma fosse salva no último dia. Nós já falamos sobre este assunto quando estávamos comentando sobre a primeira carta aos coríntios, e até chamamos atenção para este fato, que Paulo estava entregando o corpo físico daquela pessoa, nas mãos do satanás, para que alma fosse salva no último dia.
Nós naquele post, achamos relevante este assunto, mas Paulo chamou atenção também sobre outras coisas, como sobre comer carne sacrificadas aos ídolos. Estas situações em que Paulo descreve em sua primeira carta, de alguma forma, trouxe preocupação à Paulo, porque tinha receio que quando chegasse em corinto, iria encontrar alguma oposição, ou algum ressentimento, mas ocorreu o contrário, eles estavam com saudades de Paulo.
E que haviam chorado, em favor de Paulo. E Paulo e Tito, quando ficaram sabendo deste sentimento favorável à eles. E cheio de amor por eles, eles ficaram muito felizes.
AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário