quinta-feira, 24 de março de 2016

130 - (2 Coríntios 11:16-33) - OS SOFRIMENTOS DE PAULO POR AMOR AO EVANGELHO


Outra vez digo: Ninguém me julgue insensato, ou então recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco.
O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por loucura, nesta confiança de gloriar-me.
Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei.
Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos.
Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto.
Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo) também eu tenho ousadia.
São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu.
São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.
Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?
Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto.
Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem.
E fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos.
2 Coríntios 11:16-33

        SEGUNDA EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS - (Capítulo 10, Versículo 1 a 18)

Queridos irmãos, hoje estamos estudando o Ministério do apóstolo 11, onde Paulo fala de seu sofrimento por amor ao Evangelho. E que Paulo enfrentou todos os tipos de perigos, sendo perseguido, mal tratado, foi açoitado, com muito castigo, e Paulo por amor ao Evangelho suportou todos esses sofrimentos e ainda disse que: "ESTE SOFRIMENTO NÃO SE COMPARA EM NADA COM A GLÓRIA FUTURA QUE ELE RECEBERÁ DO SENHOR JESUS CRISTO".

Paulo enfrentou também falsos apóstolos, que eram opositores ao trabalho de Paulo. Mas Paulo nunca desanimou, pelo contrário, Paulo cada vez mais seguia em frente em direção ao alvo, que é Jesus Cristo. E que é a SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ.

No verso 22, Paulo se compara com todos os outros. SÃO HEBREUS ? TAMBÉM SOU. SÃO ISRAELITAS ? TAMBÉM SOU. SÃO DESCENDÊNCIA DE ABRÃO ? TAMBÉM SOU. SÃO MINISTRO DE CRISTO ? EU TAMBÉM SOU, E MUITO MAIS. EM TRABALHOS, EM AÇOITES, MAIS DO QUE ELES. EM PRISÕES, MUITO MAIS. EM PERIGO DE MORTE. MUITAS VEZES.

"RECEBI DOS JUDEUS, 5 QUARENTENAS DE AÇOITES, TRÊS VEZES FOI AÇOITADO COM VARA, UMA VEZ FUI APEDREJADO, TRÊS VEZES SOFRI NAUFRÁGIO, UMA NOITE E UM DIA PASSEI NO ABISMO, EM VIAGENS MUITAS VEZES EM PERIGO DE RIOS, EM PERIGO DE SALTEADORES, EM PERIGO DA MINHA NAÇÃO, EM PERIGO DOS GENTIOS, EM PERIGOS NA CIDADE, EM PERIGO NO DESERTO, EM PERIGOS NO MAR, EM PERIGO ENTRE FALSOS IRMÃOS, EM TRABALHOS DE FADIGA, EM VIGÍLIAS MUITAS VEZES, EM FOME E SEDE, EM JEJUM MUITAS VEZES, EM FRIO E EM NUDEZ. SE ALGUÉM ENFRAQUECE, QUE EU NÃO ME ENFRAQUEÇA. MAS SE EU ME GLORIO, EU ME GLORIO NA MINHA FRAQUEZA, EM DAMASCO O QUE GOVERNAVA SOBRE O REI ARETAS, PÔS GUARDAS NA PORTA DA CIDADE PARA ME PRENDEREM, MAS EU FOI DESCIDO POR UM CESTO, POR UMA JANELA DA MURALHA, E ASSIM ESCAPEI DAS SUAS MÃOS".


Queridos irmãos, todos os apóstolos que pregaram o Evangelho, tiveram todo tipo de sofrimento como foi o caso de Paulo. Porém, Paulo declara que os sofrimentos de Paulo foi superior ao de todos. Mas sem dúvida, todos os apóstolos sofreram juntamente com Paulo e foram assassinados, foram crucificados de cabeça para baixo, mas nenhum deles desistiram. 

Por isso, que o Evangelho conquistou o mundo. E nós hoje, ainda somos discriminados, e perseguidos, porém, não desanimamos, porque quando tivermos o encontro com Cristo, fomos chamados para ser testemunha do Evangelho no mundo, e temos um Projeto orientado pelo ESPÍRITO SANTO, no qual vamos GANHAR 1 MILHÃO DE ALMAS PARA DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário