Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.
Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos.
Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei.
Para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas.
Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.
Pense o tal isto, que, quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes.
Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.
Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós;
Porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo,
Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra,
Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado.
Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.
Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.
2 Coríntios 10:1-18
SEGUNDA EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS - (Capítulo 10, Versículo 1 a 18)
Queridos irmãos, estamos estudando capítulo 10, da segunda carta aos corintios.
Paulo estava muito preocupado em manter a sua dignidade e a sua autoridade sobre a igreja de corinto. Porém, não tinha nenhuma intenção de ultrapassar os limites desta autoridade que o
Senhor lhe conferiu.
Pois, quando Paulo estava longe, Paulo mostrava ousadia e autoridade para conduzir a igreja de corinto. dentro das normas que o Senhor Jesus estabeleceu para Paulo.
Paulo tinha a liberdade de se opor a pessoas que se levantavam contra o Ministério de Paulo, porque queriam se engrandecer a si próprios, causando um certo desconforto para Paulo diante da direção que Paulo pretendia dar à igreja de corintio.
Paulo diz no verso 4, que as armas usava na sua militância não eram carnais, mas poderosas em DEUS para destruição das fortalezas (pessoas que se levantavam contra o Evangelho de Paulo).
Destruindo os conselhos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de DEUS, e levando cativo, todo o entendimento contrário ao Evangelho. E submetendo à obediência de Cristo.
Paulo escreve no verso 7, vocês que olham para a aparência quando alguém se levanta dizendo que é de Cristo, se ele é de Cristo, Paulo diz: "NÓS TAMBÉM SOMOS".
No verso 8: "AINDA QUE EU ME GLORIE, PORQUE RECEBI O PODER DO SENHOR, MAS O SENHOR ME DEU ESTE PODER PARA EDIFICAÇÃO. NÃO PARA DESTRUIÇÃO".
Para que não pareça que eu queira intimidar alguém. Pelo contrário, eu quero a edificação e que todos cheguem à salvação.
Mas nós não queremos nos comparar com ninguém que se engrandece a si mesmos. Pois estas pessoas se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, sem entendimento algum.
No verso 13, Paulo comenta que ele não se gloria fora da medida, mas conforme a medida que DEUS lhe deu, para conduzir à todos.
No verso 15, ele fala: "NÃO NOS GLORIAMO FORA DA MEDIDA SOBRE O TRABALHO DOS OUTROS, MAS TEMOS A ESPERANÇA QUE CRESCENDO A VOSSA FÉ, NÓS FICAMOS ENGRANDECIDOS ATRAVÉS DE VOCÊS"
No verso 16, Paulo fala que ele se limita a anunciar o Evangelho no lugares que estão além dos coríntios, mas não entrando no campo dos outros, que estão pregando também, e que Paulo não tinha interesse em se gloriar no que os outros estão fazendo.
Pois não é bom que alguém se gloria a si próprio, mas que seja glorificado aquele que o Senhor gloria.
Queridos irmãos, a constante preocupação de Paulo em conduzir o Evangelho, era em relação aos membros da igreja na época. Porque a igreja foi crescendo e foram surgindo muitos grupos dentro da própria igreja que, levantavam discussões sobre a forma Paulo agia.
E Paulo, não querendo ofender a ninguém, tentava conduzir da melhor maneira possível para que o Evangelho, não tivesse nenhum prejuízo. Pois, para Paulo todos eram importantes. E Paulo não queria perder ninguém, mas através da humildade de Paulo.
Paulo conseguiu conduzir a igreja de conrinto resolvendo todos os possíveis conflitos que iam surgindo.
Queridos irmãos, onde há pessoas, há sempre alguém que querendo se demosntrar zeloso levantam questões desenecessárias que só trazem confusão, problemas dentro da igreja. Por isso, devemos ter muito cuidado em resolver todos essses prolemas sem causar danos à igreja, como Paulo fazia.
AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário